Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Equipes da Romu(GM Possos de Caldas), prendem uma pessoa no Country Club por porte ilegal de substância entorpecente





Na data de ontem 30/12/10, as equipes da ROMU em patrulhamento pelo Country Club depararam com um individuo em atitude suspeita que ao perceber a presença da guarnição tentou dispensar um cigarro artesanal de substancia esverdeada parecida a maconha, diante do fato foi efetuada uma busca pessoal onde foi encontrado um invólucro contendo uma porção da mesma substância, e uma outra parte ficou em seu tenis. Face ao ocorrido foi dado voz de prisão em flagrante delito ao mesmo, cientificado de seus direitos constitucionais e conduzido a 1ª D.R.S.P onde ficou a disposição da autoridade competente.

Fonte:guardaverde.blogspot.com

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

DEFESA CIVIL DE BARBACENA, BOMBEIROS , GUARDA MUNICIPAL E DEMAIS SECRETARIAS DO MUNICÍPIO UNEM SE EM FORÇA TAREFA VISANDO MINIMIZAR OS PROBLEMAS CAUSADOS PELAS FORTES CHUVAS QUE TEM CAIDO E PODERA CAIR EM BARBACENA

Cap Maycom (cte do corpo de bombeiros)e Jorge Luiz(sec de defesa social e cte da guarda municipal)orientando os bombeiros militares e guardas municipais quanto ao serviço. 


Força tarefa iniciando trabalhos no bairro Nova Cidade
Devido aos fortes temporais que têm caído em Barbacena neste fim de ano  causando problemas em toda a cidade. Para se ter uma idéia somente entre a tarde de segunda-feira, dia 27, e o início da noite de terça-feira, 28, choveu em Barbacena mais de 30% do volume de chuva previsto para todo o mês de dezembro. A previsão é de mais chuva para os próximos dias.Diante disso iniciou-se hoje 30/12/10 uma força tarefa;defesa civil, corpo de bombeiros, guarda municipal e engenheiros da prefeitura de Barbacena estao visitando areas criticas da cidade,orientado os moradores e diagnosticando problemas, e ate removendo moradores de suas residencias ,quando necessario ,com o apoio da secretaria de bem estar social 

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Chuva provoca danos e morte em Barbacena; prefeita visita áreas atingidas

Chuva provoca danos e morte em Barbacena; prefeita visita áreas atingidas
Sr Jorge Luiz  secretrio de defesa social e GM-1 Viol em uma das varias ocorrencias atendidas pela defesa civil


Os fortes temporais que têm caído em Barbacena neste fim de ano estão causando problemas em toda a cidade. Somente entre a tarde de segunda-feira, dia 27, e o início da noite de terça-feira, 28, choveu em Barbacena mais de 30% do volume de chuva previsto para todo o mês de dezembro. A previsão é de mais chuva para os próximos dias.
Na manhã de quarta-feira a prefeita Danuza Bias Fortes convocou uma reunião de emergência e constituiu um comitê de enfrentamento dos problemas causados pela chuva, formado por engenheiros, técnicos, agentes da Guarda Municipal e Defesa Civil, representantes das secretarias de Defesa Social, Assistência Social, Obras, Educação, Demae e Demasp. As equipes estão visitando pontos críticos em toda a cidade, diagnosticando situações de risco, realizando ações preventivas e definindo estratégias de ação a curto e médio prazos.Desde o início da semana, quando as chuvas passaram a ser mais intensas, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros atenderam a dezenas de ocorrências. A mais grave foi a morte de uma senhora no desabamento de um muro que estava sendo construído em sua casa. Outras três pessoas, entre elas duas crianças, ficaram feridas. O fato ocorreu no bairro do Carmo, no final de tarde de terça-feira, quando chovia intensamente na cidade. Há diversos casos de famílias que tiveram que deixar suas residências e se alojar em casas de parentes e amigos.
Escolas municipais e instituições que compõem a rede de assistência social do município estão preparadas para a eventualidade de terem que receber famílias desabrigadas. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, está identificando e cadastrando famílias desabrigadas ou que moram em áreas consideradas de risco, para incluí-las no programa “Minha Casa, Minha Vida”, que conta com dois empreendimentos em fase final de construção em Barbacena, nos bairros Nova Cidade e Santa Efigênia.

Santa Maria e Nova Cidade são os bairros mais afetados
Problemas decorrentes da chuva ocorrem em toda a cidade e também na zona rural. As principais ocorrências registradas são inundação de residências, queda de muros de arrimo, deslizamento de barrancos e encostas e queda de árvores. Na zona urbana, os bairros mais afetados são Santa Maria e Nova Cidade.
No final do mês de novembro a Defesa Civil já havia alertado para a previsão de chuva acima da média na região de Barbacena durante o mês de dezembro. A informação era de que poderia chover na cidade, em dezembro, até 70% do volume de chuva previsto para toda a temporada de verão, o que aparentemente vem se confirmando.
Na tarde de terça-feira, 28, a prefeita Danuza Bias Fortes, acompanhada de membros de sua equipe de governo, visitou alguns dos locais mais afetados pelos temporais. Ela determinou que todos os assessores e técnicos que compõem o comitê de enfrentamento dos problemas causados pela chuva mantenham-se inteiramente disponíveis, inclusive no feriado, para atenderem possíveis situações de emergência. A prefeita determinou também que as equipes façam reuniões diárias para avaliação do quadro e definição de metas.
O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar também estão em estado de alerta permanente e atuam em sintonia com a Defesa Civil, Secretaria de Obras e o comitê de enfrentamento.

Fonte :site oficial do municipio de Barbacena

Guarda Municipal de Contagem apreende assaltante de caixa eletrônico e um revólver calibre 38 municiado.


DSC00214 
               Quarta feira dia 22 de Dezembro, Guardas Municipais de Contagem foram acionados para comparecer ao posto de saúde do bairro Retíro região de Nova Contagem, onde havia uma ocorrência de disparo de alarme de furto, ao chegar no local os guardas municipais CHT Arlindo e GM Henrique verificaram que o local havia sido arrombado, e imediatamente foi solicitado reforço  em seguida o cordenador do turno CHG Concesso e CHT Sampaio chegram no local onde os mesmos mobilizaram todas as viaturas do turno para o local do fato, na ocasião foi montado um cerco e em seguida a Polícia Militar foi acionada Após a chegada dos militares os guardas adentraram o local e verificaram que além das janelas e portas  danificadas varios objetos se encontravam do lado de fora, e no local possui um caixa eletrônico que também foi alvo dos autores, foi encontrado uma cavadeira de ferro, um pé de cabra e uma alavanca de ferro, objetos esses que foram usados na tentativa de abertura dos caixas eletrônicos.
                 Os Guardas Municipais  juntamente com os militares relizaram várias rondas no local mas nada foi encontrado, posteriomente a  Policia militar deixou o local e seguriram para a delegacia de plantão para registrar ocorrência.
                Devido o local estar arrombado e vulnerável os guardas municipais permaneceram no local, horas depois os guardas municipais ainda persistentes na procura dos autores encontraram uma testemunha que disse ter visto no local um veículo modelo Fiat tipo com cinco indivíduos e que enquanto tentavam abrir o caixa eletrônico outro vigiava do lado de fora. Em seguida retornamos as buscas nas proximidades onde o CHT Arlindo encontrou próximo de uma lixeira um revólver clibre 38 municiado e o um suspeito que se encontrava em uma mata próxima ao local da ocorrência. Após a abordagem o suspeito argumentou que estava colhendo mangas, mas devido as características serem semelhantes a de um dos autores  e também se encontrar sujo de matos e lama e com pequenas escoriações no braço verificamos que na hora da fulga devido o terreno ter varias cercas de arame o mesmo não teve sucesso e que devido ao grande número de viaturas da Guarda Municipal no local o mesmo se sentiu inibido de sair da mata.
               Em seguida os Guardas Municipais deram voz de prisão ao suspeito, bem como a leitura dos direitos do mesmo, e a Polícia Militar foi acionada novamente e o autor conduzido até a delegacia de plantão onde  foi autuado em tentativa de furto e porte e posse ilegal de arma de fogo.
Fonte:guardasmunicipaismg

Lincoln Portela lamenta lentidão para votar PECs 300, 308 e 534/02, que amplia as competências das guardas municipais



Assessoria de Imprensa

O deputado federal Lincoln Portela, 1º vice-líder do Partido da República, lamentou mais uma vez a lentidão para votar PECs essenciais para o país. Ele destacou que há uma disposição da Casa para votar a PEC 300/08, que cria o piso nacional de policiais civis, militares e de bombeiros, e lembrou ainda a necessidade em votar as PECs 308/04, que cria a polícia penal e a 534/02, que amplia as competências das guardas municipais.
Segundo o deputado, são três PECs importantes porque tratam da segurança pública e valorizam o profissional da área.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

GM de Contagem prende suspeito a tentativa de assalto em restaurante



DSC01189  O gerente do restaurante Rocinha, situado nas proximidades da Praça Tiradentes acionou a Guarda Municipal de plantão Rosane, que estava de serviço naquele posto para avisar sobre uma possível tentativa de assalto em seu estabelecimento, a gm imediatamente acionou a central que pediu o apoio ao Grupamento de Missoes Especiais (GME) CHG Loureiro e Gm Timóteo, que estavam nas imediações. Passado as características do suspeito, a equipe  juntamente com a viatura de área, fizeram o cerco em torno do local avistou o suspeito e realizou a abordagem e constatando que além de ser o autor da tentativa de assalto ao estabelecimento, era também o autor do furto dos pertençes do colega GM Mesquita, que faleceu em um acidente em dezembro de 2009, fazendo assim a prisão do mesmo e condução pra a 6ª seccional de Contagem em flagrante delito.
Fonte:guardasmunicipaismg

Fortes chuvas castigam a cidade de Barbacena neste fim de ano; muito trabalho para defesa civil,guarda municipal e demais orgãos envolvidos na força tarefa.

Fortes chuvas castigam a cidade neste fim de ano; prefeita visita bairros atingidos
O bairro Nova Cidade tem sido um dos mais afetados pelas fortes chuvas de dezembro

Os fortes temporais que têm caído em Barbacena neste fim de ano estão causando problemas em toda a cidade. Somente entre a tarde de segunda-feira, dia 27, e manhã de terça-feira, 28, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros atenderam a mais de 25 ocorrências. Não houve nenhuma vítima, mas há casos de famílias desabrigadas e desalojadas. As principais ocorrências registradas são inundação de residências, queda de muros de arrimo, deslizamento de barrancos e encostas e queda de árvores.
A chuva que caiu durante a tarde e noite de segunda-feira provocou problemas em toda a cidade, mas os bairros mais afetados foram Santa Maria e Nova Cidade. No final do mês de novembro a Defesa Civil já havia alertado para a previsão de chuva acima da média na região de Barbacena durante o mês de novembro.
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, está identificando e cadastrando famílias desabrigadas ou que moram em áreas consideradas de risco, para incluí-las no programa “Minha Casa, Minha Vida”, que conta com dois empreendimentos em fase final de construção em Barbacena, nos bairros Nova Cidade e Santa Efigênia.
Na tarde desta terça-feira a prefeita Danuza Bias Fortes, acompanhada de membros de sua equipe de governo, irá visitar os bairros e ruas mais atingidos pelos temporais. Uma força-tarefa, formada pela Defesa Civil, Secretaria de Obras, Guarda Municipal, Demae, Demasp e Secretaria de Educação, foi mobilizada para enfrentar os problemas ocasionados pela chuva. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar também estão em estado de alerta. Escolas municipais e instituições que compõem a rede de assistência social do município estão preparadas para a eventualidade de terem que receber famílias desabrigadas.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

CONVOCADOS PARA O TESTE DE APTIDÃO FÍSICA DO CONCURSO DA GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA

Os candidatos selecionados para o Teste de Aptidão Física deverão comparecer no Local de
Prova, com antecedência mínima de 60 (sessenta) minutos do horário previsto para início da mesma,
vestido  em trajes  apropriados  (calção  de  ginástica,  camiseta e tênis),  portando  os  seguintes
documentos:
a) documento de identidade apresentado no ato da inscrição;
b) declaração médica (original ou cópia autenticada em cartório), emitida há, no máximo 10 dias antes
da publicação do Edital de Convocação para o referido Teste, atestando de forma legível  que o
candidato está apto a realizar as atividades físicas exigidas no Teste de Aptidão Física (2ª etapa) deste
certame, devidamente assinada pelo médico responsável  com carimbo onde conste o número de
Registro no CRM (Conselho Regional de Medicina).
Os candidatos, também, poderão levar alimentos como: fruta, água, energético, chocolate etc,
para se alimentarem no intervalo dos exercícios.
O teste de Aptidão Física será realizado no 9º. Batalhão da Polícia Militar, localizado à Praça
João Guimarães Rosa, s/n, Bairro Santa Cecília, Barbacena/MG.
Por oportuno, comunicamos que todas as notas dos candidatos relacionados serão divulgadas
no  dia  07/01/2011  e que  esses  candidatos  poderão  interpor  recursos  quanto  aos  Resultados
Preliminares da 1ª. Etapa, nos dias 10 e 11/01/2011. Os resultados desses recursos serão divulgados no
endereço eletrônico http://www.ufsj.edu.br/fauf/barbacenademasp.php, até o dia 14/01/2011.
Abaixo, informamos  a data, horário e a relação dos  candidatos, por  cargo, em ordem
sequencial alfabética por nome.


D ATA: 05/01/2011         HO R Á R IO: 8h CA RGO: GUA R D A MUN IC I PAL

1 002151 ANA FLAVIA VARGAS ORNELAS
2 002152 ANA KARLA GOMES LADEIRA
3 002167 ANDERSON LUIS SENA SILVA
4 002185 ANIELE APARECIDA ARAUJO
5 002190 ANTONIO VERGUETZ SILVA
6 002243 CARLOS HENRIQUE MUNIZ CONDE
7 002249 CASSIA FERREIRA GUIMARAES DA SILVA
8 002252 CASSIO FRANCISCO DE RESENDE LARA MIRANDA
9 002260 CHRISTIANE BETTONI GOMES
10 002261 CINTHIA APARECIDA COIMBRA PINTO
11 002310 DANIEL FILIPE DE ANDRADE
12 002315 DANIEL VASCONCELOS SANTOS DE ARAUJO
13 002317 DANIELA CRISTINA BERTOLUCCI
14 002318 DANIELA MARISE MENDES
15 002340 DIEGO CESAR RODRIGUES DE JESUS
16 002343 DIEGO LUIZ CAETANO
17 002366 EDGER OZORIO COELHO
18 002388 EDUILIO GERALDO MAGELA DE OLIVEIRA
19 002429 ERIKSON ALEX DOS REIS
20 002436 FABIANA CRISTINA DA SILVA
21 002468 FERNANDO ALMEIDA REGO STALLONE
22 002472 FERNANDO HENRIQUE FURTADO DE CASTRO
23 002488 FRANCINEI COUTO PEREIRA
24 002531 GISELE MARIA TURQUETI
25 002548 GUILHERME P. GONZAGA
26 002559 HELDER COLOMBINI DE BARROS
27 002604 JEAN PIERRE DE OLIVEIRA E SILVA
28 002625 JOCILENE APARECIDA MAXIMO
29 002643 JOSE DANIEL FERREIRA DE ANDRADE
30 002645 JOSE DOUGLAS DO NASCIMENTO NETO


D ATA: 05/01/2011         HO R Á R IO: 14h CA RGO: GUA R D A MUN IC I PAL


31 002655 JOSE MARCIO LOSCHI
32 002657 JOSE MAURICIO DE ARAUJO JUNIOR
33 002678 JULIANA ROSARIA DO NASCIMENTO
34 002682 JULIO CESAR GOMES
35 002685 JULIO ROBERTO DA SILVA
36 002697 LADISLAU REZENDE DOS REIS
37 002730 LETICIA FABIANA CANDIAN DE OLIVEIRA
38 002754 LUCIO ANDERSON MOURA
39 002779 MAIKON SEBASTIAO DOS SANTOS FURTADO
40 002782 MARCELO ARAUJO DOS SANTOS
41 002816 MARCUS VINICIUS PIMENTEL DOS SANTOS
42 002820 MARIA ESTELA DA SILVA
43 002827 MARIO GUILHERME ESTEVES PEREIRA
44 002839 MICHAEL MARTINS DA SILVA
45 002842 MICHEL J AUGUSTO DE CASTRO
46 002857 NATHALIA APARECIDA DE OLIVEIRA SILVA
47 002859 NEIMAR WELEM GARCIA FERNANDES
48 002860 NELSON CORDEIRO ARAUJO JUNIOR
49 002866 NIVEA ANGELICA DAMASCENO
50 002883 PABLO NASCIMENTO AMARAL
51 002916 RAFAEL CARLOS LOPES
52 002917 RAFAEL DA ROCHA REIS
53 002926 RAFAEL LUIZ DA SILVA
54 002940 RENAN VICTOR ASSIS MARTINS
55 002987 RODRIGO GALHARDO FERREIRA
56 002997 ROGERIO DA SILVA
57 002999 ROGERIO OTAVIANO DA SILVA
58 003022 SAMUEL DE TARSO PAIVA BERNARDES
59 003027 SANDRA GABRIELA DA SILVA
60 003040 SILVANO DO CARMO RESENDE
61 003041 SILVIA MOREIRA LIMA
62 003053 TAISA DE SOUZA PUPO NOGUEIRA
63 003057 TATIANA PATRICIA BENTO PIRES
64 003059 TATIANE CRISTINA PEREIRA
65 003063 THIAGO ARAUJO AMARAL DOS ANJOS
66 003070 THIAGO JOSE MATEUS
67 003099 VANDERLUCIA DA CONSOLACAO COSTA
68 003148 WANDERSON ALVES DE PAULA
69 003185 WILLIAM KEMPS SANTOS MESSIAS

FONTE:http://www.ufsj.edu.br

GUARDA MUNICIPAL DE MARIANA SE MOBILIZA JUNTAMENTE COM O VEREADOR JULIANO DUARTE EM CAMPANHA DE NATAL.


A Guarda Municipal de Mariana promoveu uma ação social, que findou no último dia 21, visando a garantia de um final de ano mais justo às pessoas que necessitam de ajuda. O objetivo da campanha era recolher doações daqueles que puderam contribuir, através de agasalhos, alimentos, brinquedos, entre outros.
A arrecadação oi feita em vários pontos da cidade e foram divididas 2 toneladas de alimentos e 70 cestas para a Pastoral da Criança, Abrigo José Miranda e Sociedade São Vicente de Paulo. Os Guardas Municipais agradecem especialmente à população pelas doações além do vereador Juliano Duarte, DEMUTRAN, Secretaria de Educação, ASGUMM, CAMAR, jornal PONTO FINAL e jornal A Semana.
FONTE:JORNAL PONTO FINAL

JORNAL PONTO FINAL PUBLICA MATÉRIA REFERENTE A CARGA SAQUEADA RECUPERADA PELA GM.


No último dia 10, uma guarnição da Guarda municipal foi procurada por um indivíduo que alegou que seu caminhão teria ficado a noite toda estacionada no pátio do terminal turístico, e que quando chegou pela manhã viu que o mesmo tinha sido arrombado e algumas caixas de bebidas teriam sido furtadas.
Mediante aos fatos os guardas municipais começaram uma investigação e em pouco tempo localizaram os autores do furto, que se tratava de um casal de andarilhos que estavam morando debaixo da ponte próximo ao Terminal Turístico. Os suspeitos informaram que teriam vendido todas as bebidas por 25,00 reais a um comerciante, os guardas deslocaram ate o endereço citado pelos autores e conseguiram recuperar todo material. Diante dos fatos, todos foram levados à delegacia de policia pública de Mariana para que fossem tomadas as devidas providências.
FONTE:JORNAL PONTO FINAL

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

NOVO FARDAMENTO DO DEAP DA GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA SEGUE PADRÕES ADOTADOS POR GRANDE PARTE DE GRUPAMENTOS ESPECIAIS DE GUARDAS MUNICIPAIS DO BRASIL


GPC 052
Grupo de proteção ao cidadão (Goiânia)
Grupamento especial da Guarda municipal de Varzea Grande-MT
uniforme que sera usado pelo DEAP (Divisão especial de ações prevetivas)da Guarda Municipal de Barbacena.Na foto gm-1 Viol

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA AUMENTA O EFETIVO DA OPERAÇÃO NATAL SEGURO

Mais segurança aos municipes em suas compras de fim de ano

A guarda municipal de Barbacena intensificou as rondas pelo centro da cidade nesta ultima semana que antecede o natal.As rondas que ja vem sendo realizadas desde o inicio de dezembro ganhou  reforço nesses últimos dias e se estendera ate o dia 31 de dezembro.O motivo do reforço se faz necessário uma fez que aqueles municipes que deixam as compras de fim de ano para ultima hora ,agora lotam o centro da cidade e e para eles que a guarda municipal esta empenhada,dando lhes uma sensação maior de segurança,tendo assim mais tranqüilidade para realizar sua compras.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

GUARDA MUNICIPAL DE MARIANA FAZ PRISÃO EM FLAGRANTE


      No último dia 12 Guardas Municipais faziam o patrulhamento na Praça dos Ferroviários, por volta das 22h, quando cinco indivíduos atacaram a viatura dos GMs com pedras com o intuito dos GMs evadirem do local. Sendo assim, os Guardas solicitaram auxílio de mais patrulha, e quando o mesmo compareceu ao local os indivíduos  evadiram. No momento da evasão viu-se que os autores dispensaram algo no chão, e que ao averiguar, constataram que se tratava de uma substância entorpecente semelhante à maconha. Foram capturados Fabiano de Paula Ferreira (Biano Beira Linha) e Fernando Luiz de Azevedo.
Foram apreendido juntamente com os autores, mais substâncias semelhantes à maconha, dois telefones celulares e cerca de R$ 500,00. Diante dos fatos, aos autores foi dada a voz de prisão e conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil.
Fonte:guardasmunicipaismg.com.br

FAMILIA AZUL MARINHO EM LUTO


 
     
     Faleceu  terça-feira  21/12 a guarda municipal de Mariana Deise que tinha aproximadamente 02(dois)anos de corporação,a qual deixa seus amigos de farda e familiares com pesares,tendo em vista que a mesma era querida por todos pelo seu  carisma e simpatia. 
    A família guarda municipal enlutada, deixa aqui seu agradecimento a todos que contribuiram diretamente e indiretamentamente durante seu tratamento.

Fonte:guardasmunicipaismg.com.br

Eu como GM de Barbacena,em nome da guarda municipal de Barbecena, deixo aqui os meus pêsames aos familiares e amigos de farda.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL!!!!!!!!!!!


Amigos irmãos Guardas Municipais,como idealizador deste espaco onde busco a valorização da Guarda Municipal de Barbacena e de todas as Guardas do Brasil,quero agradecer aqueles que tem assessado e divulgado o Blog , contribuindo para que   ele possa ser assessado cada vez mais e assim levarmos ao conhecimento de todos, os nossos valorosos trabalhos em prol da segurança publica,onde as vezes não temos o reconhecimento que merecemos.Mas o motivo principal dessa postagem e para desejar a todos irmãos Guardas e leitores deste Blog  um FELIZ NATAL, que DEUS abençõe cada um de vocês, e que tenhamos um natal de muita paz e esperança...
Forte abraço a todos!!!

GM-1 Carlos

GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA - COPA 2014



Defesa Social

SECRETARIA JÁ TRABALHA PARA GARANTIR SEGURANÇA NA COPA 2014

20/12/2010 11:26:00
O ano de 2010 ficará marcado pelo início da preparação da Secretaria Municipal de Defesa Social para garantir a segurança de turistas e moradores durante a Copa do Mundo da FIFA no Brasil 2014, que terá Curitiba como uma das sedes.
Além da segurança patrimonial e da defesa social, ao longo do ano, a Guarda Municipal recebeu instruções e realizou treinamentos práticos que serão aplicados durante o período do Mundial.
Em parceria com o Exército, os guardas municipais concluíram o curso de capacitação para uso de arma – calibre 12 – com munição não-letal (borracha, gás e efeito moral). Esse tipo de armamento é recomendado justamente para controle de grandes aglomerações, que podem acabar em tumultos, como no caso dos estádios de futebol.
No curso de Controle de Distúrbios Civis (CDC) os guardas conheceram as instalações da Arena da Baixada – arquibancadas, vestiários, vias de acesso e de fuga – e realizaram exercícios práticos simulando um possível confronto com torcedores “vândalos”.
Os guardas também foram preparados a operar o sistema de vídeomonitoramento no curso de segurança eletrônica com os professores do Departamento de Eletrônica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Atualmente, o sistema de videomonitoramento abrange 88 aparelhos, sendo 45 deles nas vias públicas da área central da cidade e 43 nas Ruas da Cidadania e Parque Barigui. Na época da Copa, com o grande fluxo de pessoas nos principais pontos turísticos da cidade, as câmeras serão fundamentais para garantir a segurança.
Já os guardas que atuam com motocicletas passaram por um curso de aprimoramento. As técnicas repassadas por especialistas da 5.ª Região Militar são aplicadas no monitoramento do eixo central e no controle de distúrbios civis em grandes eventos.
Fonte:inspetorfrederico.blogspot.com

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA MOSTRA O QUE SERA O NOVO UNIFORME DO DEAP

Gm-1 Viol com o uniforme que os integrantes do DEAP estarão usando dentro de alguns dias

 O comando da guarda municipal de Barbacena recebeu nessa semana uma mostra do que sera o novo uniforme do DEAP (divisão especial de ações preventivas).O uniforme sera camuflado em tom azul ,e devera ser encomendado nos próximos dias para todos guardas que integrarão o mais novo grupamento.O DEAP tera a função preventiva patrulhando lugares definidos pelo comando,escolta de autoridades,segurança em eventos promovidos pelo município,entre outras.

QUER SER MEMBRO DE UM GRUPAMENTO ESPECIAL? ENTÃO DEVE PENSAR COMO ESSES GUARDAS DA ROMU DE POSSOS DE CALDAS...

No nosso Grupamento ROMU, cada um tem sua função, são 12hs diarias um dia sim um No
nosso Grupamento ROMU, cada um tem sua função, são 12hs diarias um dia sim um dia não.
Se tiver que ficar 24hs na rua a gente fica, Os integrantes do Grupamento amam o que fazem e aqui não saimos pra passear de viaturas, saimos pra cumprir nossa missão, que é proteger nossos cidadãos e colaborar na manutenção da Ordem Pública. Fazemos jus ao nossos braçais e nossas boinas. Na ROMU o treinamento é constante, o Guarda é condicionado a não errar, temos nosso código de ética que chamamos de doutrina, os valores doutrinários são levados a sério, fiscalizamos uns aos outros não admitimos erros, o maior medo dos integrantes é ser excluido da equipe pelos próprios colegas. Aqui temos a obrigação de sermos os melhores, nosso lema é "DIGNIDADE ACIMA DE TUDO", afinal nós somos a ROMU.


Fonte:guardaverde.blogspot.com

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA,DETTRAN E DEFESA CIVIL

Restaurante cabana da mantiqueira,onde sera realizado o jantar

Acontece hoje (16)o jantar de confraternização da guarda municipal de barbacena ,dettran e defesa civil,organizado pela secretaria municipal de defesa social(SEMDS).O jantar acontera no restaurante cabana da mantiqueira e contara com a presença do secretário de defesa social Jorge Luiz e demais membros dos órgãos integrantes da SEMDS.

PRONASCI ESCOLHE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS PARA INICIAR ARTICULAÇÃO DE AÇÕES DO TERRITÓRIO DE PAZ PARA 2011



Em São José o trabalho do policiamento comunitário feito pelos Guardas municipais já está dando resultados como a queda nos índices de homicídio Foto:PMSJP
Na sexta-feira passada (10), São José dos Pinhais dá o pontapé inicial para alavancar as políticas de combate à violência do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania, do Ministério da Justiça) em 2011. A cidade foi escolhida para sediar o I Seminário do País sobre o assunto, que dentre outras coisas vai discutir as diretrizes do policiamento comunitário, uma das ações previstas no projeto Território de Paz. A filosofia ficou famosa devido às Unidades de Polícia Pacificadoras (UPP’s) instaladas no Rio de Janeiro. Porém, são os resultados obtidos em São José que vão servir de exemplo para serem debatidos neste primeiro evento, que ainda deve acontecer nas outras 19 cidades que já são territórios de paz no Brasil.
Segundo o assessor do Pronasci, Aberson Carvalho de Sousa, o município paranaense tornou-se um piloto para o País por não ser uma capital e ter sido implantado de maneira diferenciada. “Vimos vontade política e disposição em São José. Foi o primeiro do estado do Paraná e o único do Brasil em que ficamos acompanhando a cidade por algum tempo. O resultado foi satisfatório, pois obtivemos progressos rapidamente. Agora voltamos para estabelecer metas, traçar estratégias e integrar os poderes”, afirma.
A Guarda Municipal de São José dos Pinhais vem adotando desde junho a aproximação dos policiais com a comunidade como estratégia para a diminuição da violência. Apesar do pouco tempo de trabalho – apenas cinco meses – a melhora já é visível em dados e na vivência de quem tinha o assalto como parte de sua rotina semanal. Maria Luci Mantovane Soster é proprietária do Mercado Progresso e moradora do Jardim Ipê, bairro escolhido para a inauguração do policiamento comunitário em São José.
“Toda semana eu era assaltada. Entrava um ou dois meninos que pegavam as mercadorias e saíam correndo, eu não tinha o que fazer. Também era constante ficarmos sem produtos porque as transportadoras não faziam entregas no bairro, por medo. Desde que a Guarda veio para cá, não fui mais assaltada e recebo qualquer encomenda. Os problemas acabaram”, conta Maria.
Em números, o efeito da Guarda Comunitária no Jardim Ipê é mostrado na queda dos índices de homicídio. De janeiro a junho foram registradas 12 mortes e no período seguinte, de julho a novembro, 7,  uma queda de 41%. Sendo ainda mais pontual, pode-se conferir uma diminuição de 77% entre os meses de junho, quando o policiamento comunitário foi instalado na região, e julho.
Para que a diferença na segurança fosse sentida de maneira tão rápida o modelo utilizado é igual ao das UPP’s: os mesmos profissionais fazem ronda sempre na mesma região e são conhecidos pela comunidade. A aproximação entre população e guarda é tão grande em São José, que qualquer um pode ligar diretamente para o celular do policial e ser atendido prontamente em caso de perigo, suspeita ou pressentimento a qualquer hora do dia ou da noite.
Para esse serviço, foram destacados 180 guardas com novas viaturas e armamento, auxiliados por uma potente rede de monitoramento feito por mais de vinte câmeras que mantém os olhos da Guarda Municipal abertos durante 24 horas por dia nos principais pontos da cidade. O efetivo recebe um dos maiores salários do Brasil que é de pouco mais de R$ 2 mil e é a única Guarda Municipal do país que ganha R$ 300 a cada arma tirada de circulação como bônus no salário mensal.
Como preparação, estes Guardas passaram pelos cursos da Polícia Militar do Paraná, os treinamentos internos da Secretaria da Segurança municipal e o aprendizado de Direitos Humanos propiciado pelo Ministério da Justiça. Tudo para implementar a filosofia de Policiamento Comunitário, baseada na relação de proximidade e confiança com a população.
Além do Jardim Ipê, no último mês,começou a ser instalado o policiamento comunitário também no bairro Borda do Campo. Até 2013, de acordo com o Pronasci, devem ser sete núcleos no município, e mais de 2 mil por todo o Brasil, com um investimento de cerca de R$ 1,6 bilhão.
Para o secretário Municipal da Segurança Publica de São José, Marcelo Jugend, a municipalização da segurança no Brasil é inevitável e as Guardas Municipais serão a polícia do futuro, com uma visão mais moderna e preventiva. “Nós estamos acelerando a chegada do futuro e criando em São José dos Pinhais um embrião da polícia que o Brasil inteiro vai ter. Fazer polícia respeitando a lei e se aproximando da população, criando laços de amizade. Tirar a idéia de que a polícia está de um lado e o povo de outro, a Guarda Municipal e população tem que ser parceiras e aliadas, criar uma cultura de proximidade e confiança para que em um momento de necessidade tenham um amigo para contar”, fala.
Território de PazEsse projeto faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, que articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão da repressão qualificada. São mais de 90 ações que integram a União, estados, municípios e diversos setores da sociedade. O objetivo do Território é melhorar a vida das pessoas, reduzir a violência e gerar mais oportunidades de ensino, trabalho e lazer para a comunidade.
São José dos Pinhais foi o 1º território de Paz no Paraná, tendo sido lançado em junho de 2010. Além do policiamento comunitário, outros 11 projetos do Território estão sendo instalados no município com cerca de R$ 4,4 milhões em investimentos:
- Gabinete de Gestão Integrada: reúne representantes da sociedade, de governos e da polícia para discutir ações de combate ao crime.
- Mulheres da Paz: incentiva mulheres a construir e fortalecer redes sociais de prevenção e enfrentamento às violências que envolvem jovens expostos à violência.
- Proteja: proteção dos jovens identificados pelo programa Mulheres de Paz (cursos profissionalizantes e oficinas)
- Praça da Juventude: completo local para prática de exercícios
- Justiça Comunitária: lideranças treinadas para a mediação de conflitos.
- Programa de Esporte e Lazer na Cidade (PELC): focado na prática de esportes.
- Conselhos Comunitários
- Compra de equipamentos para a Guarda Municipal.
- Estratégia Saúde da Família (ESF): promoção da saúde básica
- Economia Solidária: incentivo ao empreendedorismo dos moradores.
- Pintando a cidadania: moradores produzirão material esportivo como forma de aumentar a renda.

Fonte:guardasmunicipaismg

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

CRIADA EM BARBACENA A DIVISÃO ESPECIAL DE AÇÕES PREVENTIVAS DA GUARDA MUNICIPAL



Barbacena vai ganhar uma Divisão Especial de Ações Preventivas (DEAP) da Guarda Municipal, dentro da Divisão de Apoio à Segurança Pública da Secretaria Municipal de Defesa Social. O projeto, que deu entrada na camara municipal atraves do vereador Alaor Leite, foi sancionado pela prefeita Danuza Bias Fortes.
Assim, passará a ser de competência da DEAP as rondas em setores pré-definidos pelo comando, como logradouros públicos, praças, parques, escolas municipais, postos de saúde. Outra área de atuação será nos eventos culturais, especiais e festas do município e distritos, recepção, proteção e escolta de autoridades, distúrbio da ordem e paz pública, que coloquem em situação de risco o patrimônio público, ações preventivas em áreas de risco e em apoio à Defesa Civil em estados de emergência e calamidade pública; apoio às Secretarias, Autarquias e Departamento da Prefeitura e aos demais órgãos do Sistema Estadual de Defesa Social, estruturados como Polícias Militar, Civil e Bombeiros.

Fonte:barbacenaonline

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

GUARDA MUNICIPAL DE BH PODE TER SIDO MORTO POR MOTIVOS PASSIONAIS

O assassinato de um guarda municipal de 24 anos, na madrugada deste domingo, pode ter ocorrido por motivos passionais, segundo informações de fonte que preferiu não ser identificada.

O guarda foi morto com vários tiros e o corpo dele foi encontrado amarrado, na rua Lírios do Campo, bairro Etelvina Carneiro, região Norte de Belo Horizonte. A morte estaria relacionada a uma situação envolvendo a vítima e uma ex-namorada, ainda conforme a fonte. Entre os pertences do jovem, segundo a polícia, estava a identificação de guarda.
A Guarda Municipal lamentou a perda do profissional e informou que o homicídio não teve ligações com o trabalho dele. Segundo a GM, ele trabalhava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Venda Nova e estava na corporação desde 2008. Na ficha dele, não havia nenhum tipo de irregularidade, ainda conforme a corporação. O corpo  começou a ser velado neste domingo e deve ser enterrado às 11h de segunda-feira, no cemitério da consolação.
Fonte: http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=104314,NOT&IdCanal=1


sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

NÃO HA O QUE SE FALAR EM SEGURANÇA PÚBLICA SEM AS GUARDAS MUNICIPAIS.


Não ha o que se falar em segurança pública sem as Guardas Municipais, Pensamento dogmático: vencê-lo é um desafio.

Mauricio Maciel, Comandante da Guarda Municipal de Varginha

Nossa constituição Federal de 1988 apesar de cidadã, foi resultado dos interesses e paixões de nossas classes política e de grupos dominantes, saindo de um período de governo militar ainda conseguiu colocar amarras no Art.144 da CF, violentando a ânsia contida no artigo 5º e 30 do vigente texto constitucional, sucumbiu as paixões dominantes em razão da sorte.

Nossa constituição já nasceu violentando muitos princípios necessários ao progresso, regulamentações já se faz necessária à tempos e amarelam nas gavetas dos deputados, tirando do executivo municipal o direito de intervir em assuntos de interesse local, todavia isto só acontece por desconhecimento dos mesmos.

Todavia, embora as circunstâncias políticas da época fossem inadequadas, agora são ainda piores, pois mais de 100 mil agentes municipais passam por humilhações, chegando ao ridiculo de profissionais de segurança pública desinformado, com pessimo curso de direito e com segundas intenções, ameaçar Guardas Municipais com voz de prisão, agente este, pai de familia, cumprindo uma missão nobre como servidor público, agindo em excludente de ilicitude no "estrito cumprimento do dever legal" de modo que me causa estranheza a lentidão das autoridades quanto a necessidade de uma nova visão neste momento atual, cuja conjuntura política é a pior possível, as Guardas representam para muitos o loteamento de compêtencias, vaidades que prejudica os Guardas e a população.

A prudência nos obriga a tentar mudanças por intermédio de emendas constitucionais, se assim for possível, o melhor que se pode fazer neste momento é trabalharmos e mobilizar-mos a sociedade organizada, mostrando o descaso para com a causa.

Falar em regulamentar as Guardas Municipais com poder de policia administrativa é uma aberração, pois não se da as Guardas o que elas ja os tem, todo codigo de postura do municipio e art. 144, § 8º, ja nos pertence, basta apenas estarmos preparados e capacitados para tal missão. Quantas duvidas ainda teremos que sanar e convecer, ex: Art. 99 do vigente Código Civil, ali é claro quanto a definição de bens públicos de uso comum do povo, de uso especial ou dominicais. Bom lembrar que a Constituição Estadual de Minas e a Constituição Federal não fazem restrição à natureza do bem quando se refere à GUARDA MUNICIPAL. Não reza que a GUARDA MUNICIPAL é criada para proteger bens de uso especial ou dominical, apenas diz bens, portanto, abrangendo, bens públicos de uso comum do povo.

O Município tem competência para legislar sobre polícia administrativa de interesse local, isto ja esta passificado, quanto a questões de policiamento ostensivo nas ruas, se torna improcedente os questinamentos, pois ostensivo significa a mostra, até mesmo uma banda de musica na praça esta ostensiva, prisão em flagrante também esta pacificado.

Pois bem, novamente me causa estranheza, pois quem pode mais, pode menos, se o Guarda pode tirar a liberdade de uma pessoa, não pode em nome do Estado conduzir a mesma até a autoridade competente? Não se pode registrar uma nota crime? Não se pode dar fé pública em um boletim de ocorrência para preservação de direito? Ora! como agente de segurança pública em nome do Estado não só pode como tem obrigação de prestar tal serviço em beneficio da coletividade.

Quanto aos registros, notas crimes (BO), segundo lição de Fernando da Costa Tourinho Filho, "a função precípua da Polícia Civil consiste em apurar as infrações penais e a sua autoria. Cabe a policia Civil juntar todos os fatos suspeitos, recebe os avisos, as notícias, documento de corpo de delitos para comprovar a existência dos fatos criminosos, todos materiais de indícios e provas que pode conseguir, rastreia os delinqüentes, captura-os nos termos da lei para que a Justiça examine e julgue. Senador Romeu Tuma Lembra: policiamento ostensivo não tem exclusividade, o município tem obrigação em colaborar com a Segurança Pública.

O profissional que recusar receber um boletim de ocorrência de um Guarda Municipal ou tem segundas intenções ou fez um pessimo curso de direito.

Para refletir vejamos o renomado jurista Hely Lopes Meirelles: “A razão do Poder de Polícia é o interesse social e seu fundamento é a supremacia geral que o Estado exerce em seu território sobre as pessoas, bens e atividades, que se revela nos mandamentos constitucionais e nas normas de ordem pública, que a cada passo opõem condicionamentos e restrições aos direitos individuais em favor da coletividade, incumbindo ao Poder Público o seu policiamento administrativo”

No ambito criminal pode se verificar que o Poder de Polícia compete a Polícia Judiciária (Polícia Civil), que tem através de seus agentes a busca, a intenção de reprimir o ilícito penal, sua atuação visa conter os atos criminosos.

Quanto aos agentes da Guarda Municipal estes somente podem agir dentro da figura do flagrante delito, única forma de cerceamento de liberdade no Brasil, tal qual a Polícia Militar, ou por ordem judicial, como manda a Constituição.

A ação policial da Guarda é estritamente dentro da legalidade, a prisão em flagrante ocorre em 4 momentos a) captura do agente; b) condução coercitiva à autoridade policial; c) lavratura do auto de prisão em flagrante; d) encarceramento do agente, os dois primeiros momentos, a captura do agente e sua condução à Unidade Policial são atos legais, não configurando abuso de autoridade jamais, age o Guarda em nome do Estado no "estrito cumprimento do dever legal" portanto sua ação esta sobre a natureza jurídica de "causa excludente de ilicitude.

Se um Guarda Municipal embasado na legalidade, tiver privado sua liberdade por com voz de prisão de qualquer outro agente policial, este também poderá passar a preso o agente causador da privação de sua liberdade, apresentando nota crime ao Delegado de policia que é a autoridade com “PODER DE POLÍCIA SOBRE PESSOAS” , imputando a este a natureza de abuso de poder. Abuso de poder que causa um constrangimento ao Guarda e por isso passivo da ação para reparação de dano.

Delegado de policia que é a autoridade, quem ratifica uma autuação de trânsito é a autoridade de trãnsito, o Guarda não multa, apenas faz a notificação, quem ratificado a prisão é a autoridade Policial, portanto quaquer um policial civil ou militar é agente da autoridade.

vejamos, "Art. 301 - Qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito" o Guarda municipal faz parte da segurança pública? Ele esta no capitulo que trata de segurança pública? Se consegue impor o poder dever do Estado sem utilizar o poder de policia? A polícia judiciária é exercida pela autoridade policiai? Se consegue fazer segurança em um evento, ou em praças, sem lidar com pessoas? Quem pode atentar contra um patrimônio Público, chuva? Vento? Questinamentos como estes esclarece a real compêtencia do policial municipal.

Não me resta duvida que o Guarda Municipal, como condutor da ocorrência de flagrante, mesmo que quisesse não poderia passar para outra instituição, pois se assim o fizesse anularia de pleno a prisão, qualquer advogado menos preparado que fosse anularia o flagrante, assim descumprimento totalmente o artigo 304 do CPC e com esta atitude estaria prevaricando de suas funções.

Vejamos Art. 304 - Apresentado o preso à autoridade competente, ouvirá esta o condutor e colherá, desde logo, sua assinatura, entregando a este cópia do termo e recibo de entrega do preso. Em seguida, procederá à oitiva das testemunhas que o acompanharem e ao interrogatório do acusado sobre a imputação que lhe é feita, colhendo, após cada oitiva suas respectivas assinaturas, lavrando, a autoridade, afinal, o auto.

Portanto não se descute, o Guarda Municipal é agente da autoridade, detendo o poder de polícia, e deve cumprir com o seu oficio, Guarda Municipal é o servidor público pago pelos cofres municipais e por conseqüência pelo munícipe que espera ser atendido nas ocorrências de cunho criminal de forma condizente não importando qual agente o atenda, se do Município ou Estado.

Falando em flagrante, bom lembrar quanto o Art. 244 CPP, busca pessoal, esta independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domicilio.

Somos constantemente questinado a respeito de busca pessoal, a busca sendo vinculada a figura da prisão em flagrante delito, deve ser feita, também na tentativa do ato criminoso, ou em sua decorrência, portanto a busca deve ter uma ligação com o flagrante, para que não seja considerada abusiva e ilegal, muitas correntes tem modos operantes de agir, mais Inexiste permissão para que um agente atue somente na suspeita.

O temo muito usado “fundada suspeita”, prevista no mesmo art. 244 do CPP, não pode fundar-se em parâmetros subjetivos, temos que separar bem o que suspeita ou fundada suspeita, o Guarda com elementos concretos realiza a revista, tomando sempre o cuidado em face do constrangimento que causa, pautadando pela legalidade.

Tenho percebido constantemente a insistencia em querer imputar a exclusividade do policiamento, vejamos Decreto-Lei n° 667, de 02 de Julho de 1969: "A Constituição Federal, diante da competência privativa da União para legislar sobre normas gerais de organização, efetivos, material bélico, garantias, convocação e mobilização das polícias militares constante no artigo 22, )0(1, do estatuto maior, encontra-se em vigor o artigo 3° do Decreto-Lei n° 667, de 02 de Julho de 1969, com a nova redação dada pelo Decreto-Lei n° 2.010, de 12 de janeiro de 1983, dispõe que compete às Policias Militares, no âmbito de suas respectivas jurisdições, executar com exclusividade, ressalvadas as missões peculiares das Forcas Armadas, o policiamento ostensivo, fardado, planejado pela autoridade competente (Comando da Polícia Militar), a fim de assegurar o cumprimento da lei, a manutenção da ordem publica e o exercício dos poderes constituídos."

Me causa novamente estranheza alguns quererem reviver o Decreto-Lei n° 667, elaborada sob a égide da constituição federal de 1969, analisando a historia da atual estrutura da segurança publica, percebemos o quanto ainda nós estamos sob o domínio, um decreto que a ditadura colocou e não tem espaço nos dias de hoje de executar, visto que a Constituição cidadã de 1988 atropelou esta exclusividade, o decreto 1072/69 da ditadura militar baseado no ato complementar 49 do Ato Institucional 5, extinguiu as Forças Civis ostensivas em todo o pais em 1969.

Naquela epoca as polícias no Brasil eram civis e eram muito ostensivas e agiam com muita cautela sempre respeitando o cidadão, tanto que ganhou a confiança da população.

Hoje existe um abismo no entendimento "executar com exclusividade" referindo ao Decreto-Lei n° 667 e novo texto da Constituição. A CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA promovida pelo governo federal trouxe à luz a vontade do povoe o novo entendimento, e ta la as Guardas Municipais, não se pode pensar segurança pública sem municipio, instituições que fazem parte da rede de proteção social do municipio.

A realização da 1ª CONSEG foi uma oportunidade única. “Os municípios nunca foram chamados para contribuir com essa área, pois se tratava de um monopólio fechado, onde os municípios eram convidados apenas para o financiamento de órgãos estatais, na hora de participar das ações, os mesmos eram excluídos, segundo o entendimento que esse assunto não era de interesse local.

A nova Constituição Federal, com uma forte tendência municipalista, encoraja a criação das Guardas Municipais como mais um instrumento na prevenção da criminalidade. Os Municípios tem competências para se organizarem, o prefeito, por estar mais próximo da comunidade, é a autoridade pública que mais necessita adotar uma postura de conhecimento para garantir um convívio social pacífico. As Guardas Municipais devem estar regulamentadas, nos seus uniformes, equipamentos, distintivos, brasões, hinos, armamentos letais, menos letais e grupamentos, estatisticas e procedimentos se fazem necessario.

Devemos nos esforçar para vencer o dogmatismo que existe em cada um de nós, crenças, que nos colocam e são aceitas como verdades absolutas, sem a adoção de um processo de reflexão mais profundo, esta imposição contraria, mentiras ditas tantas vezes que viram verdades, esse modelo não pode ter a força, pois ele possibilita, entre outras coisas, o surgimento do preconceito, da divisão entre as pessoas, impededindo o surgimento desse Estado almejado.

As Guardas Municipais não querem e não podem aceitar a condição de meros figurantes.

Não existe Estado sem Policia, existe Estado sem Exercito, é sabido que a policia instituição não tem poder algum e sim o emanado pelo Estado, assim se completa a finalidade do Estado democratico de Direito, sendo o cidadão o objetivo de defesa do Estado, temos que educar e não adestrar. As Guardas estão na vida dos Mineiros a tempos conforme documento abaixo Decreto nº 23 de 10 de Julho de 1932, criando a Guarda Municipal de Mariana, sob ordens da autoridade local. Mauricio Maciel, Comandante da Guarda Municipal de Varginha.



Publicado em http://www.gmvarginha.com.br/artigos/dogmas-maciel.htm