Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

GUARDA MUNICIPAL DE GRAVATAÍ-RS TERÁ GRUPAMENTO AMBIENTAL

 

O Grupamento Ambiental sera composto por 20 agentes da Guarda Municipal de Gravataí.
Gravataí contará com mais uma equipe de fiscalização ambiental que passará a atuar em conjunto com a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA) – a Guarda Ambiental. Em encontro realizado nesta quinta-feira (17), técnicos da Fundação apresentaram dados do Plano Ambiental Municipal, aos 20 Guardas Municipais integrantes da equipe, que compartilharam propostas de operação. A reunião ocorreu na Sala Verde da FMMA, e teve a participação do vereador Ricardo Canabarro (PV).
De acordo com o diretor-presidente da FMMA, Sérgio Sampaio, o objetivo do encontro é viabilizar estratégias e informações para consolidar um convênio com a Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança Pública (SMASP), a ser assinado no dia 1º/12. “Este acordo irá proporcionar a criação de uma Guarda Ambiental para auxiliar na fiscalização, na educação ambiental e no cumprimento das leis”, afirmou.

Conforme o secretário de Assuntos para Segurança Pública, Márcio Rocha, caberá a Guarda Ambiental o papel de notificar e encaminhar a pessoa que descumpriu a legislação. “Este trabalho em conjunto, de integração entre os órgãos públicos, efetiva resultados muito mais positivos a toda sociedade”, ressaltou.

“A água é a riqueza ambiental maior que o homem pode ter”, declarou Canabarro, ao pronunciar-se a respeito da importância desta equipe que visa proteger o meio ambiente. “Este é um momento importante para a história de Gravataí, afinal, passamos a ser referência para outras cidades que dispõem de recursos hídricos como o Rio Gravataí”, acrescentou.

O técnico ambiental da FMMA, Alberto Cariolato Pinheiro, falou que é preciso harmonizar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. “Nosso município possui quase 500 km² de área, e conhecer o Plano Ambiental é de suma importância para a fiscalização”, relatou.

O coordenador da Guarda Ambiental e da Defesa Civil, Erisson Ferraz, apresentou uma prévia sobre a responsabilidade da equipe. “Teremos um setor de denúncias e averiguações, no qual compartilharemos as informações com a Fundação. Também estaremos efetuando um levantamento da caça e pesca ilegal, a fim de acabarmos com está prática em nossa cidade”, comentou.

Quem também está com grandes expectativas é o Guarda Municipal André Padilha. “Esta iniciativa da Fundação com a SMASP é muito significativa, pois irá contemplar muito mais regiões a serem fiscalizadas. Estou realmente muito contente em fazer parte desta equipe”, falou.
Fonte:Site oficial do município de Gravataí

Nenhum comentário:

Postar um comentário