Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

GUARDAS MUNICIPAIS DE MINAS TERÃO ACESSO AO REDS (REGISTRO DE EVENTOS DE DEFESA SOCIAL)

MEDIDA VAI PERMITIR ÀS GUARDAS MUNICIPAIS REGISTRAREM SUAS OCORRÊNCIAS, E DESAFOGAR AS POLÍCIAS PARA AGIREM NAS OCORRÊNCIAS MAIS COMPLEXAS.
(Arquivo do Blog)







Em reunião com representantes de Guardas Municipais de Minas, nesta segunda-feira (28), o governo de Minas deu inicio ao planejamento para inclusão das 130 corporações do Estado na efetuação do preenchimento do Registro de Eventos de Defesa Social (Reds), como é chamado o antigo BO (boletim de ocorrência).

De acordo com o titular da Subsecretaria de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema de Defesa Social (Supid), Maurício Santos, convênios específicos serão construídos, de acordo com as características de cada município e suas respectivas corporações. “É preciso definir procedimentos claros de como a guarda vai atuar, considerando a ação preexistente de instituições como a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar”, observou Santos.

As primeiras instituições a fornecerem os próprios protocolos de atuação para a Seds foram a Guardas Municipais de Belo Horizonte e Contagem. Com base nesse conjunto de regras, a secretaria vai definir as diretrizes integradas de ações e operações que cada Guarda deverá seguir.

Vanguarda

Presente no encontro, o vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Léo Portela (PR-MG), afirmou que a inclusão das Guardas Municipais no Sistema Integrado de Defesa Social vai garantir mais segurança para a população. “O governador Pimentel quer que a população seja atendida com mais eficiência, que não tenha de esperar tanto tempo por falta de policiais”, destacou o parlamentar.

Pedro Bueno, presidente do Sindicato das Guardas Municipais de Minas Gerais (SINDGUARDASMG), destacou que a realização dos registros de crimes pelas Guardas Municipais vai liberar as Polícias, especialmente a Polícia Militar, para ações de maior profundidade. Segundo ele, a maior incidência de atendimentos das Guardas são nas chamadas ocorrências criminais de cunho social, como violência doméstica, roubos e o porte de drogas.

Fonte:hojeemdia

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

EXTINTOR EM CARRO DEIXARÁ DE SER OBRIGATÓRIO

Extintor do tipo ABC será obrigatório em carros a partir de 1º de abril deste ano (Foto: Luciana Amaral/G1)
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu em reunião nesta quinta-feira (17) que o  uso do extintor de incêndio em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas, será opcional, ou seja, a falta do equipamento não mais será considerada infração nem resultará em multa.
A entidade justifica que os carros atuais possuem tecnologia com maior segurança contra incêndio e, além disso, o despreparo para o uso do extintor poderia causar mais perigo para os motoristas.
O fim da obrigatoriedade do extintor para carros começará a valer a partir da publicação da resolução, o que deverá ocorrer nos próximos dias, diz o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Desde 1970, rodar com veículos sem o equipamento ou com ele vencido ou inadequado é considerado infração grave, com multa de R$ 127,69 e mais 5 pontos na carteira de motorista.
O Brasil é um dos pouco países que obrigava automóveis a ter o extintor. Nos Estados Unidos e na maioria das nações europeias não existe a obrigatoriedade.
O equipamento continua sendo exigido no país apenas para caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis.
Leia mais no g1

terça-feira, 8 de setembro de 2015

BARBACENA CELEBRA O DIA DA INDEPENDÊNCIA

 DESFILE CÍVICO-MILITAR CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DA EPCAR,POLÍCIA MILITAR,CORPO DE BOMBEIROS,AGENTES PENITENCIÁRIOS E GUARDA MUNICIPAL.
Guarda Municipal de Barbacena.
O tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro, que marca a Independência do Brasil, foi realizado em Barbacena na manhã da última segunda-feira. A Avenida Governador Bias Fortes ficou lotada para acompanhar a celebração da data, que contou com a organização da Prefeitura, Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) e 9º Batalhão da Polícia Militar. A celebração foi aberta com a Epcar, após a revista à tropa. O comandante da escola, Brigadeiro do Ar Celestino Todesco, saudou o Dia da Pátria, afirmando que “é o mais importante do nosso país. O Brasil é a nossa pátria, nossa mãe e nosso porto seguro. Por isso, temos que sempre trabalhar para produzir para as próximas gerações um país cada vez mais forte, consistente e justo”.
Depois da Epcar, também desfilaram Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Agentes Penitenciários, Academia Militar das Agulhas Negras e Guarda Municipal. O evento foi encerrado com estudantes das escolas de Barbacena, começando com o Tiradentes, passando por Amilcar Savassi, Bias Fortes, José Bonifácio de Andrada, São Miguel Arcanjo e alunos do Projeto Esporte e Cidadania/Ronda Escolar, desenvolvido pela Guarda Municipal.
Projeto Esporte e Cidadania/Ronda Escolar GMB.