Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

BARBACENA: 222 ANOS DE HISTÓRIA


Uma cidade entre rosas

Esta aprazível cidade localizada a mais de 1.000 metros de altitude, na serra da Mantiqueira, é um dos portões do Circuito Trilha dos Inconfidentes, principalmente para quem vem do Rio de Janeiro. O clima, a luminosidade e a altitude foram fatores decisivos para que, na década de 1960, tivesse início, ali, o cultivo e o forte comércio de rosas e outras flores, o que a fez ficar nacionalmente conhecida como “Cidade das Rosas”.

O povoamento começou no início do século XVIII com exploradores que subiram pelo rio das Mortes até a sua nascente. Tudo começa com a construção de uma primeira capela em homenagem a Nossa Senhora da Piedade num local conhecido por Campolide. Mas foi com a abertura do Caminho Novo para as minas – hoje mais conhecido como Estrada Real – que o povoado começou a desenvolver-se. Somente em 1753 é que tem início a construção de casas ao redor de uma nova igreja erguida em substituição à velha capela, o que motivou dar à localidade o nome de Arraial da Igreja Nova de Campolide.
Em 1791, o arraial foi elevado à vila com o nome de Barbacena, em homenagem ao governador da Capitania de Minas Gerais, o Visconde de Barbacena. Em 1792, a vila foi testemunha de uma triste cena: fora afixado ali, em um poste, um dos braços esquartejados de Tiradentes. A elevação da vila à categoria de cidade só ocorreu em 9 de março de 1840.

Barbacena, que sempre participou ativamente da vida política de Minas Gerais, é a terra natal de duas famílias tradicionais na política mineira: os Bias Fortes e os Andradas, estes últimos, descendentes do ilustre político José Bonifácio, tutor do Imperador D.Pedro II até que este completasse a maior idade. Essas duas famílias muito contribuíram para o desenvolvimento sociocultural da cidade.
Hoje, além de conservar duas importantes igrejas setecentistas, fazendas, museus e casarões históricos, Barbacena se mantém dinâmica, com várias indústrias, um comércio ativo, boas escolas, hotéis, restaurantes, bares e danceterias. No contexto cultural, a cidade é o berço do respeitável grupo mineiro de teatro e dança Ponto de Partida.

Barbacena abriga, também, o Hotel Senac Grogotó, primeiro hotel-escola da América Latina, que, além de formar profissionais para o setor turístico, prima por sua excelente hospitalidade, conforto e apuro gastronômico, oferecendo, ainda, um centro de convenções e estrutura de lazer aos visitantes. É, com orgulho, um dos bons anfitriões do Circuito Trilha dos Inconfidentes.
Nos arredores da cidade, além das rosas, outras flores também são cultivadas em escala comercial, como crisântemos, lírios, gérberas e copos-de-leite. Por isso, o município realiza, anualmente, um de seus principais eventos - a tradicional Festa das Rosas e Flores.

O clima é uma atração à parte, tornando o lugar ideal no verão e perfeito para quem curte o inverno. Enfim, Barbacena é uma das boas cidades mineiras para viver.

Fonte:barbacenamgbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário