Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de maio de 2012

APROVADO RELATÓRIO DE REGULAMENTAÇÃO DAS GUARDAS MUNICIPAIS

Deputado Federal Fernando Francischini, relator do projeto


Nove anos depois, mais de dez relatórios rejeitados e, nesta quarta-feira (30), a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o relatório do deputado Fernando Francischini, do PSDB do Paraná, pelo Projeto de Lei 1.332/2003, de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP).
Durante a leitura do relatório, o relator ressaltou que o texto foi trabalhado em conjunto com os membros da Comissão de Segurança e com a Secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. “O texto avançou e finalmente aprovamos uma regulamentação para este importante segmento social que vai refletir positivamente na segurança pública de nosso país”, disse Francischini.
Segundo o deputado, a lei vai permitir que os guardas municipais exerçam suas atividades em harmonia com as Polícias Militar, Civil e Federal, em trabalho conjunto e integrado, proporcionando maior eficácia na manutenção da ordem pública. Francischini destacou como principais pontos do projeto, a segurança jurídica dos profissionais no exercício de suas funções e o aumento na prevenção da criminalidade.
Muitos servidores das guardas de diversos municípios brasileiros estiveram na reunião ordinária da comissão aguardando leitura e aprovação do relatório.

DELEGADO EDSON MOREIRA, PEDE URGÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO EFETIVA DA GUARDA MUNICIPAL NA SEGURANÇA PÚBLICA


                                                                  TV Verdade

quarta-feira, 30 de maio de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE RECIFE (BA) RECEBERÁ CAPACITAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE INTELIGÊNCIA




A iniciativa faz parte do programa de preparação para eventos de grande porte e terá a participação do diretor do Departamento de Contraterrorismo da Agência Brasileira de Inteligência

A Guarda Municipal do Recife está prestes a ser beneficiada com o que há de mais avançado nas polícias do país. Nesta quarta-feira (30), o comandante da corporação, Flávio Romarico, participa de uma reunião do Sistema Brasileiro de Inteligência prevista para as 14h30, no auditório do Banco Central, da reunião do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) no Recife. O encontro também terá a participação dos coordenadores dos diversos setores da GMR e três agentes que concluíram o curso de Inteligência Policial do Ministério da Justiça.
A iniciativa para troca de informações é mais uma etapa de preparação para a Copa do Mundo de 2014. Estão programadas palestras com os temas "Ações de Contraterrorismo", com vista aos grandes eventos e "O Papel do Sistema de Inteligência Pernambuco e as Relações dos Cenários Preventivos e Crise". O diretor do Departamento de Contraterrorismo da Agência Brasileira de Inteligência (DCT/ABIN), Luíz Alberto Santos Sallaberry ministrará. Na ocasião, estarão presentes também, representantes de todos os órgãos de segurança do Estado.
Fonte: http://amigosdaguardacivil.blogspot.com.br/2012/05/guarda-municipal-participa-de.html

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Municípios terão recursos para sistema de videomonitoramento - Prazo até 14 de junho de 2012

Os municípios com mais de 30 mil habitantes, os localizados em região de fronteira e os de regiões metropolitanas poderão contar com apoio financeiro de até R$ 10 milhões para implantação ou expansão de sistemas de videomonitoramento voltados à prevenção da violência e da criminalidade. O Ministério da Justiça recebe até 14 de junho as propostas para o edital de seleção. Elas devem ser apresentadas por municípios ou consórcios de municípios dentro do Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv).

Em Minas Gerais, os municípios que poderão apresentar projetos para implantação ou expansão do videomonitoramento são: Alfenas, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Boa Esperança, Cataguases, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Diamantina, Governador Valadares, Itabirito, Itajubá, Juiz de Fora, Lagoa da Prata, Mariana, Montes Claros, Nova Lima, Nova Serrana, Ouro Preto, Pedro Leopoldo, Pirapora, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião do Paraíso, Sete Lagoas, Três Pontas, Uberaba, Varginha e Viçosa. 

Depois do projeto aprovado, o Ministério da Justiça enviará o recurso para os municípios ou consórcios de municípios para que cada contemplado abra licitação e compre os equipamentos. O edital não estipulará quantidade mínima nem máxima de câmeras, mas o projeto técnico deverá ser detalhado para avaliação de acordo com a necessidade de cada região.

Para concorrer, o município deve, entre outros requisitos, manter guarda municipal, implantar Conselho Comunitário de Segurança ou desenvolver ações de policiamento comunitário, não possuir convênio em aberto com o Ministério da Justiça e comprovar capacidade técnica e gerencial para execução das metas.

A análise das propostas será realizada pelo Departamento de Políticas, Programas e Projetos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Após as fases de habilitação, seleção e análise, a relação dos projetos será encaminhada para aprovação do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Segurança Pública. As propostas consideradas aptas serão encaminhadas à Coordenação Geral Orçamentária e Financeira para liberação dos recursos.

Fonte: Ministério da Justiça / guardasmunicipaismg

domingo, 27 de maio de 2012

CURSO DE FORMAÇÃO GMB - ALUNOS ESTÃO APRENDENDO TÉCNICAS DE PRIMEIROS SOCORROS COM O RENOMADO SGT FIDÉLIS DO CORPO DE BOMBEIROS


Na primeira semana do Curso de Formação de Guardas  Municipais de Barbacena, os alunos receberam entre outras, instruções com  o Sargento Fidélis, do Corpo de Bombeiros Militar, parceiro da GMB, na execução do curso.

Nas aulas com o renomado e sempre elogiado, Sargento Fidélis, os alunos, que são só elogios ao instrutor Bombeiro Militar, estão aprendendo  como atender uma vítima aplicando os procedimentos de primeiros socorros. 

Os alunos aprendem inclusive, realizando uma simulação de socorro, começando na avaliação primária, desde sinalizar o local, saber o que aconteceu, colocação do colar cervical, passando pela avaliação secundária até a chegada do resgate.

A qualidade com que o Sargento Fidelis ministra as aulas acrescentará sobremaneira na preparação dos novos Guardas municipais, que quando formados prestarão um serviço de qualidade a sociedade barbacenense. 


Colaborou com as fotos o GM Peixoto

IV MARCHA AZUL MARINHO - A SAGA DA DELEGAÇÃO DE MINAS GERAIS


Por Sandra Mara Albuquerque Bóssio (*)
A Mobilização I
Do norte de Minas Gerais, quase na divisa com o Estado da Bahia, GMs da cidade de Matias Cardoso, sob o comando da Coordenadora Ivaneide Rodrigues Antunes da Silva, se deslocaram a Brasilia para participarem da IV Marcha Azul Marinho. Tambem do norte do Estado, oito guardas municipais da cidade de Montes Claros, se juntaram à delegação mineira na Capital Federal.

A Mobilização II
A Guarda Civil Municipal de Varginha, nas pessoas da Diretora Jucilene Aparecida Silva, do Inspetor Helder Vitor, do Subinspetor Evaldo Mendes e do GCM Bruno, representando todo o sul de Minas, percorreu cerca de 1.100km, para participar da IV Marcha Azul Marinho.

A Mobilização III
Como sempre, os Guardas Municipais de Mariana, aguerridos como eles só, sairam na frente, em busca do patrocínio de um ônibus que os levassem a Brasília. Contando com a garra da lider comunitária e blogueira Vera Silveira, conseguiram o transporte, que saiu da cidade, as 17 horas do dia 22 de maio, com GMs das cidades de Mariana, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Itabirito e Ouro Preto, rumo à BH, para embarcar representante das GMs mineiras de Belo Horizonte, Contagem e Santa Luzia.

A Prefeitura de Mariana, atendendo à solicitação da Comandante GM Letícia Delegado, viabilizou um microônibus para transportar todos os guardas municipais da cidade que desejaram participar da Marcha em Brasília.

A Mobilização IV

O Sindguardas-MG, através da Nova Central Sindical de Trabalhadores, também disponibilizou um ônibus para o transporte de GMs a Brasília, que saiu de BH, às 21:30 horas, conduzindo, além do próprioPresidente do Sindicato, Pedro Ivo Bueno, GMs de Belo Horizonte, Contagem e Ribeirão das Neves.
Parada para Fiscalização
Os dois ônibus não tinham se deslocado 1 km da Avenida do Contorno, quando nas proximidades do Terminal Rodoviário, uma viatura do DER-MG parou o ônibus do Sindguardas, para uma fiscalização. E como toda a documentação estava em ordem, o DER-MG não pode reter o veículo por muito tempo.

Embarque em Sete Lagoas
Enquanto o microônibus e o ônibus de Mariana faziam uma parada para um lanche rápido, nas proximidades da cidade de Cordisburgo, o ônibus do Sindguardas-MG se encarregou de adentrar a cidade de Sete Lagoas para embarcar sua delegação de guardas municipais.
Um certo GM Setelagoano
A pedido de Pedro Bueno, o ônibus de Mariana permaneceu em Cordisburgo, para que o GM David, de Sete Lagoas, pudesse seguir viagem melhor acomodado.

E um Ônibus ficou pelo Caminho...
O ônibus do Sindguardas-MG não havia deslocado 70km da parada em Cordisburgo, quando na altura da cidade de Felixlandia, com um problema de rolamento, não pode mais seguir viagem. E parte dos GMs de Belo Horizonte, Contagem e Sete Lagoas, bem como todos os GCMs de Ribeirão das Neves, tiveram de aguardar aproximadamente 4 horas, pela chegada de um novo ônibus que os conduziria a Brasília.

O Despertar na Estrada com a Rádio Vera I
Os GMs embarcados no ônibus de Mariana, a partir das 5:30 horas, foram despertados (bem, os que conseguiram dormir) pela Rádio Vera, sob o comando de Vera Silveira. O pobre do GM Ricardino, da GM de Mariana, estava embrulhado sob o cobertor, tentando pegar no sono, quando a Vera dizia "Tá na hora do torpedo, Ricardino", se referindo à atenção de Ricardino com a noiva Ana Carolina, durante a viagem.

O Despertar na Estrada com a Rádio Vera II
E a Vera Silveira, elétrica como ela só, escolhia os GMs, se aproximava deles e, cutucando-os de forma a fazê-los despertar, dizia: "fulano queria te acordar, mas eu vou ficar aqui, para não deixar ele fazer isso". O Matias, da GM de Itabirito, e o Carlos Ferreira, da GM de Barbacena, foram duas de suas vítimas.

A Chegada em Luziania/GO
Por volta das 7:00h da manhã, a delegação mineira do ônibus de Mariana desembarcou no Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria - (CTE/CNTI), em Luziania/GO, para colocarem seus uniformes e seguirem para a Marcha Azul Marinho. No Centro de treinamento foram recepcionados com um "senhor" café da manhã, com direito a pães, bolos, sucos, frutas, biscoitos doces e salgados, queijo, presunto, leite, café quentinho e, não poderia faltar, o nosso pãozinho de queijo mineiro de todos os dias.

A Marcha Azul Marinho Mineira em Brasília
Quando parte da delegação mineira, finalmente, chegou diante da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, a Marcha já havia acontecido, diante do que, os bravos Guardas Municipais de Minas não se deixaram abater, e percorreram o trajeto da Catedral Metropolitana até o Auditório Nereu Ramos, a tempo de assistirem as palavras da Dra. Cristina Gross Villanova, Secretária Nacional de Segurança Pública Interina.

E a Delegação Mineira ficou completa!
Finalmente,os Guardas Municipais que viajaram no ônibus do Sindguardas-MG chegaram ao Auditório Nereu Ramos, a tempo de assistirem a palestra da GM Elaine Cristina, da Guarda Municipal de Araçatuba/SP, sobre O Papel das Mulheres nas Guardas Municipais. Pela determinação, os GMs e GCMs mineiros foram parabenizados pelo Deputado Dr. Grilo, que conduzia os trabalhos.

Os Maurícios
Concluído o IV Seminário Guardas Municipais e Segurança Pública (manhã e tarde), a parte da delegação mineira do ônibus de Mariana foi brindada com as presenças do CD Mauricio Domingues da Silva - Naval - organizador da IV Marcha Azul Marinho, e Maurício Donizete Maciel, ex-Comandante da Guarda Municipal de Varginha, que seguiram viagem até o Centro de Treinamento, em Luziania/GO.

Emoção e Agradecimento - Embrião da I Marcha Azul Marinho Mineira

Durante o trajeto entre a Praça dos Três Poderes, em Brasília, e o CTE/CNTI, em Luziania, vivenciamos um momento histórico, de grande emoção, quando um representante de cada uma das Guardas Municipais ali reunidas, expressaram seus sentimentos de agradecimento, de dever cumprido, mas, principalmente, a consciencia do longo caminho a percorrer e da necessidade da união e do fortalecimento das Guardas de Minas.
Das palavras dos GM Amorim (Santa Luzia), Inspetor Wagner (Conselheiro Lafaiete), GM Arlindo Junio (Contagem), GM Rina Elisa (Contagem), GM Ernani (Belo Horizonte), GM Oliveira (Itabirito), GM Carlos Ferreira (Barbacena), Inspetor Glisson (Ouro Preto), GM Ricardino (Mariana) e GM David (Sete Lagoas), das "Madrinhas" Vera Silveira (Blog Mariana em Alerta) e Sandra Bossio (ESPASSO CONSEG), e dos "Maurícios" Maciel (Varginha) e Naval (Grande Líder), nasceu o embrião da I Marcha Azul Marinho Mineira.

 (*) Sandra Mara Albuquerque Bossio é advogada criminalista especializada em tribunais de juri e auditorias militares; participou de ciclos de estudo, de extensão e cursos no Comando Militar do Leste, Escola de Guerra Naval, Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica e Escola Superior de Guerra; diplomada em curso de Estudos de Política e Estratégia e em estágio de Mobilização Nacional; coordenadora do Conselho Comunitário de Segurança Pública da Área de Coordenação Integrada Quatro - Regional Nordeste de Belo Horizonte e da Comissão Executiva do ESPASSO CONSEG; Diretora de Ética e Disciplina do Centro pela Mobilização Nacional; Jurídico do Coletivo de Entidades Negras do Estado de Minas Gerais; Integrante da Equipe de Comunicação do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs de Minas Gerais e do Comitê de Etica em Pesquisas em Seres Humanos do Hospital Belo Horizonte; estudiosa das Guardas Municipais de Minas Gerais.

Fonte: Sindguardasmg

Participação da Guarda Municipal de Barbacena

Representando a GMB, embarcaram em Mariana, os Guardas, Carlos, Dalmo, Santana e Alex.
Para defender a regulamentação das Guardas Municipais, Guardas de Barbacena  participaram da IV Marcha Azul Marinho. Os Guardas Municipais Carlos, Alex, Dalmo e Santana,  seguiram de Barbacena até a cidade de Mariana, onde embarcaram em um dos ônibus da delegação mineira, rumo a Brasilia. O movimento que acontece pelo 4º ano consecutivo, visa pressionar os parlamentares e o próprio Governo , através da SENASP, quanto a necessidade de se regulamentar o papel das Guardas Municipais na segurança pública.

GMs de Barbacena Alex, santana, Dalmo e Carlos.

GM-1 Carlos e o Dep. Arnaldo Faria de Sá, relator e apoidor da  PEC 534/02.

Dep. Dr. Grilo recebeu uma comissão de Guardas de Minas em seu gabinete e reafirmou total apoio a categoria. Leia aqui  


sexta-feira, 25 de maio de 2012

GUARDAS MUNICIPAIS DE MINAS ARTICULAM PARA QUE A PEC 534/02 SEJA VOTADA

      Dep. Dr. Grilo recebeu em seu gabinete uma comissão de Guardas Municipais de Minas Gerais.                                              (Foto:GM Valério de Mariana) 

Nesta quarta-feira, dia 23/05/2012, no Auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados em Brasília-DF, a Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados debateu sobre a PEC 534/02, que trata da ampliação das Competências das Guardas Municipais com o “IV Seminário Nacional de Guardas Municipais e Segurança Pública e a IV Marcha das Guardas Municipais em Brasília”.

Os trabalhos foram iniciados pelo o Presidente da Comissão de Legislação Participativa Dep. Anthony Garotinho que destacou o quanto as guardas municipais são muito importantes para os seus respectivos Municípios, Garotinho lembrou ainda que quando foi prefeito de Campos dos Goytacazes no estado do Rio de Janeiro, o mesmo criou a Guarda Municipal e a Guarda Mirim nesta cidade e vindo posteriormente a receber um prêmio muito importante e único da UNICEF pelotrabalho educativo e preventivo realizado pela guarda com as crianças.

Várias outras autoridades passaram pelo evento dentre elas destacamos: a Secretária Nacional de Segurança Públicaem exercício Dra. CristinaVilla Nova, o Dep. Lincoln Portela líder do PR/MG, o Dep. Vicentinho Presidente da Frente Parlamentar Pró Guardas Municipais, o Relator da PEC 534/02 o Dep. Arnaldo Faria de Sá e o Dep. Dr.Grilo Vice-Presidente da Comissão de Legislação Participativa e líder do PSL/MG.

Durante o evento o Deputado Federal Dr.Grilo recebeu em seu gabinete membros das Guardas Municipais de Mariana (GM Arantes, GM Valério, GM Reginaldo), de Conselheiro Lafaiete (GM Wagner), de Barbacena (GM Carlos), todos do Estado de Minas Gerais. Durante a conversa do Dep.Dr. Grilo com os representantes das guardas citadas acima, o mesmo destacou e parabenizou pela iniciativa desses guardas em percorrer os gabinetes dos Deputados com o intuito de fortalecer e solicitar o apoio para votação da PEC 534/02, porém o mesmo sugeriu que essa mobilização deveria ser feita de uma forma mais especifica, ao invés de se passar em gabinete por gabinete de forma “desorientada” solicitando o apoio isolado dos deputados para aprovação desta PEC em discussão, na visão do mesmo o que precisava ser feito seria um requerimento solicitando aassinatura e o apoio dos 24 líderes de Partidos em favor desta PEC, para que assim dessa forma este requerimento fosse encaminhado até o Presidente da Câmara o Dep. Marco Maia para ser colocada em pauta para aprovação da PEC 534/02.

Continue lendo em guardasmunicipaismg.com.br

quinta-feira, 24 de maio de 2012

DEP. PROTÓGENES DISCURSA NO IV SEMINÁRIO GUARDAS MUNICIPAIS E SEGURANÇA PÚBLICA

GOVERNO PREPARA REGULAMENTAÇÃO DAS GUARDAS MUNICIPAIS, DIZ SECRETÁRIA

A secretária Nacional de Segurança Pública em exercício, Cristina Gross Villa Nova, anunciou nesta quarta-feira que o Ministério da Justiça está para finalizar um projeto que regulamenta as guardas municipais.

O anúncio foi feito durante o “Quarto Seminário Guardas Municipais e Segurança Pública”, realizado pela Comissão de Legislação Participativa. As guardas municipais foram criadas pelo artigo 144 da Constituição, com o objetivo de colaborar na segurança patrimonial dos municípios.

Segundo Cristina Gross, o texto que regulamenta as atribuições dessas corporações será submetido ao grupo de trabalho do Ministério da Justiça, em seguida à Presidência da República para, só depois, ser enviado à Câmara.

Mais atribuições
A regulamentação atende à categoria, que também sonha com a ampliação de suas atribuições, para que passem a ter função de proteção à população dos municípios, tarefa exercida pela Polícia Militar (PM).

Cristina Gross informa que a posição do Ministério da Justiça é que a guarda execute uma tarefa complementar à da PM, pois, na sua avaliação, as atribuições de cada uma são “completamente” diferentes. “A gente não pode igualar ou dizer que a guarda municipal vai ter uma atribuição como a Polícia Militar de todos os estados.”

Segundo ela, o Ministério está propondo que “a guarda municipal venha preencher, de uma forma geral, o espaço que não existe no combate à criminalidade, e com o poder de polícia".

Regulamentação da Constituição
Apesar das reivindicações, o representante das guardas municipais no grupo de trabalho do Ministério da Justiça, Maurício Maciel, reconhece que o caminho mais fácil é a regulamentação da Constituição Federal.

De acordo com Maurício Maciel, a regulamentação da CF "resolve todos os problemas da guarda municipal, regulando uma atividade que é por direito e dever das guardas municipais”. Ele ressalta que já existe a lei, “mas não há o registro de nascimento das guardas municipais".

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 534/02), que estende o poder das guardas municipais, está pronta para ir a Plenário, mas, segundo o relator da proposta, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), ela só será votada se houver mobilização maciça da categoria.

O debate contou com a presença de mais de 300 guardas municipais de todo o País e foi proposto pela organização não governamental SOS Segurança dá Vida. Mais de 1.150 cidades do País contam com guardas municipais, que somam ao todo 100 mil trabalhadores.

Da Agência Câmara

terça-feira, 22 de maio de 2012

COMUNICADO

Caríssimos leitores e seguidores deste blog quero informar que nosso blog ficará desatualizado nos próximos três dias, uma vez que estarei viajando a Brasília-DF para a IV Marcha Azul Marinho e IV Seminário de Segurança Pública. 
Vou com a esperança de no  retorno poder atualizar o blog  postando as vitórias conquistadas pela família Azul Marinho em Brasília. 

Abraços
Carlos Dias

AMIGOS DA ESCOLA - DEDICAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS FAZ A DIFERENÇA EM ESCOLA NA COMUNIDADE DO FARIA

Éder Bemiro, com relação a nova pintura da Escola; "É grande a satisfação em ver que os alunos gostaram"
Durante Ronda Escolar realizada na E M Jovelino Jacinto Furtado, na comunidade do Faria,observamos que a Escola está ainda mais bonita e aconchegante. 

Em conversa com os funcionários e alunos,ficamos sabendo que todo o trabalho de pintura da Escola: fachada, letreiro,muro e de algumas salas,foram feitos pelos funcionários,  Éder Bemiro e Leiliane Martins,que no inicio deste mês,conciliaram suas funções,com a de Pintores voluntários.

Nas palavras de Éder,"É grande a satisfação em ver que os Alunos gostaram".Não só os Alunos,nos da DEAP/RONDAS ESCOLARES, também compartilhamos a Felicidade de ver uma Escola bem cuidada.Pois acreditamos, que em um espaço assim,a vontade de aprender, aflora mais em nossos pequenos Estudantes.

Segundo a Diretora Flávia,a pintura foi possível aliando a caixinha da Escola,proveniente de vendinha como outros eventos e a boa vontade dos funcionários e professores.

Aos funcionários Éder Bemiro e Leiliane Martins, o nosso reconhecimento pelo trabalho apresentado,aproveitamos também para dar os parabéns,a Diretora Flávia,professores,alunos,em fim a todos da Escola Jovelino Jacinto Furtado,pela desmonstração de união.Parabéns!!!                                                                                                       

Com informações do GM - Peixoto 
                      



segunda-feira, 21 de maio de 2012

45ª EXPOAGRO - ESQUEMA DE SEGURANÇA MAIS UMA VEZ FUNCIONOU E FESTA TRANSCORREU COM MUITA TRANQUILIDADE


SEGURANÇA TEVE O REFORÇO DOS ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DA GUARDA    MUNICIPAL DE BARBACENA


Instruções antes do inicio dos serviços de cada dia.
Com entrada franca, a tradicional exposição agropecuária de Barbacena, que faz parte do calendário oficial de eventos do município, iniciou sua programação técnica e artística na última quinta-feira, dia 17, estendendo-se até ontem, domingo, dia 20.
Na programação artística, dois dos destaques foram, a dupla sertaneja Cesar Menotti e Fabiano, que se apresentou no primeiro dia do evento e levou ao parque cerca de 14 mil pessoas e o grupo de pagode Revelação, que segundo estimativas da PM colocou no parque aproximadamente 20 mil pessoas na noite de sexta-feira, 18. 
A programação contou ainda com a cantora Preta Gil, no sábado 19, ela fez um show que ficou marcado pela simpatia e interatividade  com o público e com a dupla sertaneja Felipe e Dante, que encerraram a programação da 45ª Expoagro 2012.
O esquema de segurança que vem dando certo nos eventos realizados pelo município nos últimos anos, mais uma vez foi colocado em prática na Expoagro. 
O esquema contou com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e com a Guarda Municipal de Barbacena, e ainda teve o reforço dos alunos do curso de formação, que passaram antes por instruções básicas e atuaram sempre sob a coordenação de Guardas Municipais antigos. Com isso, a festa ficou mais uma vez marcada pela tranqüilidade proporcionada aos barbacenenses e turistas que compareceram de 17 a 20 no Parque de Exposições Senador Bias Fortes. 
Alunos GMs atentos às instruções.

Alunos GMs trabalharam sempre sob a coordenação de Guardas antigos.

domingo, 20 de maio de 2012

IV MARCHA AZUL MARINHO - TA CHEGANDO A HORA...

TODO O MUNDO VOLTADO PARA A IV MARCHA AZUL MARINHO À BRASÍLIA, AGUARDANDO QUE O CONGRESSO NACIONAL DIANTE DE MAIS DE 4000 GUARDAS MUNICIPAIS, MAIS DE 63 ENTIDADES DE CLASSE E LIDERES COMUNITÁRIOS DECIDAM SOBRE O FUTURO DA SEGURANÇA PÚBLICA JÁ SE PREPARANDO PARA A COPA DO MUNDO E AS OLIMPÍADAS.



                                                                   CÂMARA DOS DEPUTADOS
                                                COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA

 IV SEMINÁRIO NACIONAL DE  GUARDAS MUNICIPAIS  E  SEGURANÇA PÚBLICA
 
PROGRAMÃO PRELIMINAR

Data: 23 de maio de 2012
Horário: 9 às 18 horas
Local: Auditório Nereu Ramos – Câmara dos deputados
09h00
Inscrições e credenciamento
10h00 – Abertura
Deputado Marco Maia - Presidente da Câmara dos Deputados
Anthony Garotinho - Presidente da Comissão de Legislação Participativa
Deputado Efraim Filho - Presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado
Deputado Vicentinho - Presidente da Frente Parlamentar Pró Guardas Municipais
Gleisi Hoffman - Ministra Chefe da Casa Civil – Madrinha das Guardas Municipais
José Eduardo Cardozo – Ministro da Justiça
Marcelo Crivella - Ministro da Pesca – Padrinho das Guardas Municipais
Regina Miki - Secretaria Nacional de Segurança Pública
Maurício Domingues da Silva (Naval) - Presidente da ONG SOS Segurança dá Vida
Comandante Joel Malta de Sá - Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais
João José Barbosa Sana - Presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Segurança
Deputado Arnaldo Faria de Sá - Relator da PEC 534/02
Deputado Fernando Fransischini - Relator do PL 1332/03
12h00 - Mesa 01: Guarda Municipal e Segurança Pública
Palestrante: Claudio Frederico – Inspetor da Guarda Municipal de Curitiba/PR
Palestrante: Montovani Franco – Inspetor da Guarda Municipal de Paulínia/SP
Palestrante: Elaine Cristina – Guarda Municipal Feminina de Araçatuba/SP
Convidados: Lideranças partidárias/CLP

13h30
Intervalo
14h30 horas - Mesa 2 - Guardas Municipais – Atualidades
Palestrante: Ivete Gonçalves – CD da Guarda Municipal de Porto Feliz
Palestrante: Carlos Augusto – Presidente do Sindguardas/SP – Marco Regulatório e Função Delegada
Convidados: Lideranças partidárias/CLP
15h30 horas – Mesa 3 – Guardas Municipais - Nossa história e nossa luta
Palestrante: Mauricio Domingues Naval – Presidente da ONG SOS Segurança Dá Vida
Palestrante: Mauricio Donizete Maciel – Conselheiro da ONG SOS Segurança Dá Vida
Convidados: Lideranças partidárias/CLP

17:30 horas
Encerramento e entrega das declarações
______________________________________________________________________________
Promoção:
Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados
Apoio:
ONG SOS Segurança Dá Vida              
Fonte: Blog do Naval

sábado, 19 de maio de 2012

TODOS CONTRA A PEDOFILIA - GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA PARTICIPA DE CARREATA NO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO SEXUAL INFANTIL

                


Aconteceu ontem, sexta-feira,dia 18, em Barbacena uma grande carreata contra a pedofilia. A carreata que iniciou-se as 14 horas, partiu da Av. Bias Fortes, percorreu varias ruas da cidade, finalizando na Pça. Soares Ferreira.

O evento,que teve a frente o Promotor de Justiça e membro da comissão "Todos contra a Pedofilia", Dr.Carlos José Silva e Fortes e José Luiz de Almeida, visa  mobilizar a sociedade em torno desta causa.

A carreata qu marcou o dia nacional de combate ao abuso sexual infantil, contou com o apoio da Guarda Municipal, Policia Militar, Dettran Municipal, cidadãos e autoridades.




quinta-feira, 17 de maio de 2012

BETIM/MG - MEIO AMBIENTE É PROTEGIDO PELA GUARDA MUNICIPAL

Um caminhão Mercedes Bens, Placa GXP 0396, foi flagrado na tarde desta terça, 15, despejando entulho e lixo em um bota fora clandestino no bairro Bandeirinhas, região Central de Betim. Segundo agentes da Guarda Municipal de Meio Ambiente, o descarte irregular de entulho e lixo se tornou um dos crimes ambientais mais registrados no município. O veículo em questão estava prestando serviço para a Prefeitura de Betim na limpeza de logradouros públicos, o motorista foi enquadrado por lançar resíduos sólidos in natura a céu aberto, sem tratamento prévio em área urbana, a multa estipulada a ele foi de R$ 2,5 mil.
Crimes recorrentes

Outros casos de crimes ambientais foram registrados no ínicio desta semana, duas empresas de reciclagem de plásticos, uma de grande porte e outra menor, que realizavam descartes de efluentes sem tratamento em curso hídrico, receberam notificações para apresentar documentos e licenças ambientais. Somando as multas aplicadas o valor chega a R$ 30 mil e em ambos os casos os autuados podem recorrer em até 20 dias.

Fonte:guardasdeminas.blogspot.com.br

"REGULAMENTAÇÃO NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS VAI ACONTECER AINDA EM 2012", DIZ DEP. VICENTINHO


terça-feira, 15 de maio de 2012

ILHEUS - GUARDA MUNICIPAL FAZ BALANÇO POSITIVO DO 1º MÊS DO RONDA ESCOLAR


A Divisão de Comunicação da Guarda Civil Municipal de Ilhéus (GCMI), responsável pelo Setor de Estatísticas da GCMI, fez um balanço do primeiro mês da execução do Projeto “Ronda Escolar”. Lançado em 16 de abril passado pelo prefeito Newton Lima, o Projeto Ronda Escolar, idealizado pela Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, é executado pela Guarda Civil Municipal, em parceria com a Secretaria da Educação.

A iniciativa visa estreitar a relação entre a GCM e a comunidade escolar, e vai beneficiar um total de 13.813 estudantes e aproximadamente 200 professores. O comandante da Guarda Municipal, GCM, Daniel Sena, informou que durante o primeiro mês, a Guarda manteve rondas preventivas nas 22 escolas contempladas pelo projeto, prestando atendimento e buscando melhorar ainda mais o relacionamento com o público envolvido.

Foram realizadas 386 visitas, 12 palestras e 10 atendimentos, entre encaminhamento ao Conselho Tutelar, mediação de conflito entre alunos e prestação de socorro. As palestras apresentadas pela equipe abordaram diversos temas, entre eles Prevenção às Drogas, Integração Família/Escola, Bullyng, Orientação para o Trânsito, Pedofilia e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “A Guarda Municipal está de parabéns, pois o planejamento e a execução do Projeto Ronda Escolar é um exemplo para nós educadores, assim como para toda a comunidade”, disse a diretora-pedagógica da Secretaria da Educação, Sonaly Pimenta.

O “Ronda Escolar” prevê a realização de visitas diárias em horários alternados, com dois guardas por escola. A GCMI atua no Ronda Escolar com um efetivo de 60 homens, uma viatura e duas motocicletas, munidos de rádios, celulares e tonfas. ”Eles percorrem as áreas interna e externa da unidade escolar, verificando se há situações de anormalidade”, explicou o secretário titular da pasta de Segurança, Transporte e Trânsito, Clóvis Cunha. De acordo com o projeto, os Guardas permanecerão cerca de 20 a 30 minutos em cada unidade escolar, conversando com diretores, professores, funcionários e alunos. As rondas acontecem das 7 às 18 horas.

A equipe também auxilia os alunos, nos horários de entrada e saída, para atravessar as ruas em trechos de tráfego intenso. Além das visitas, 10 das 22 escolas e mais seis unidades localizadas na zona rural do município estão recebendo palestras de cunho educativo e preventivo.

Fonte:GCM Guilherme

PARCERIA - RODRIGO "CISCO" É AMIGO DA GUARDA


Nossos agradecimentos ao Professor de Hip-Hop e voluntário no "Projeto Empreender", Rodrigo "Cisco",que artisticamente pincelou a inscrição GUARDA MUNICIPAL na fachada da nova sede da GM.
Vale lembrar que o amigo e parceiro, Rodrigo "Cisco", e fera na arte do grafite.