Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de junho de 2013

JUIZ DE FORA - GUARDA MUNICIPAL FINALIZA ETAPA DE PREVENÇÃO JUNTO A PROGRAMA SOCIAL

                                
A Guarda Municipal (GM), departamento da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH), finalizou nesta quarta-feira, 26, o processo de conscientização de todos os alunos da Escola Estadual “São Vicente de Paulo”, no Bairro Borboleta. O foco da palestra foi a dengue. O trabalho é fruto da parceria da GM com o setor de Projetos Sociais da Subsecretaria de Coordenação e Projetos da Secretaria de Obras (SO/SSPC) dentro do programa desenvolvido pelo órgão com famílias inseridas no “Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários”. Na próxima etapa, a Guarda irá concentrar esforços nos temas cidadania e bullying.

A inserção da GM em atividades de educação e prevenção junto aos assistidos pela SO originou-se de convite feito por profissionais do órgão. A proposta é somar esforços às ações socioeducativas já realizadas pela equipe social da secretaria. A abordagem social é um pré-requisito para a execução de medidas estruturais ou de infraestrutura/urbanização, com recursos do Governo federal.

Para a Guarda Municipal, participar do projeto foi mais uma oportunidade de aproximação com a comunidade e demonstração do trabalho construtivo que a instituição desenvolve através do programa "Guardas no Apoio e Prevenção nas Escolas" (Gape). O grupamento é especializado em levar trabalho educativo às escolas durante todo o ano e atua com vistas à melhoria das condições de tolerância e convivência no ambiente escolar.

O projeto social
Em 2006, 13 famílias ficaram desalojadas devido às chuvas. Desde então, elas vêm sendo assistidas num processo contínuo de capacitação. Depois de morarem, por anos, em uma escola desativada e passarem por auxílio social, em maio de 2012 elas receberam novas casas, construídas no local onde ficava a antiga escola, hoje denominado Loteamento São Vicente de Paulo.

Pessoas de todas as idades crianças, jovens, adultos e idosos da localidade recebem permanentemente capacitação em Mobilização e Organização Comunitária, Educação Sanitária, Educação para a Saúde, Educação Ambiental, Educação Patrimonial, além de incentivo ao Empreendedorismo. Tudo no sentido de habilitar a comunidade a se autogerir de forma consciente e cidadã.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da SARH pelo telefone 3690-8552.

Nenhum comentário:

Postar um comentário