Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de julho de 2012

ESCOLAS MUNICIPAIS DE BARBACENA RETORNARAM AS AULAS NA SEGUNDA-FEIRA


Ontem, segunda-feira, 30/07/12, os milhares de alunos da rede municipal de ensino de Barbacena retornaram as salas de aula para o inicio do segundo semestre do ano letivo. E a Guarda Municipal através da sua Divisão Especial de Ações Preventivas - DEAP,  que mesmo no período de férias , com o proposito de resguardar os prédios públicos e os  funcionários que aproveitam o período para realizarem manutenções nos estabelecimentos de ensino, manteve ativo o programa "Ronda Escolar" , Volta agora a ter atenção redobrada, com a volta dos alunos às salas de aula.

O programa "Ronda Escolar" da Guarda Municipal de Barbacena, que completou um ano no mês de junho passado, pretende neste segundo semestre dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos desde o inicio do ano letivo, através das rondas programadas, atendimento e registro de ocorrências, palestras, emfim, apoiar as instituições municipais de ensino, para que estas sejam, cada dia mais formadoras de cidadãos de bem e ambientes de paz.

Equipe da Ronda Escolar, hoje(31), na E. M. Queridinha Bias Fortes. 





  

sábado, 28 de julho de 2012

JUIZ DE FORA - AVIÃO CAIU PRÓXIMO AO SERRINHA E MATOU SETE PESSOAS

28 /07/2012 - 09:06 - Juiz de Fora

Um avião da empresa Vilma Alimentos caiu na manhã deste sábado (28) na região do Bairro Aeroporto, na Cidade Alta, poucos minutos antes de pousar no Aeroporto da Serrinha. O acidente aconteceu por volta das 7h45, na Rua Décio Guanabarino, vizinha ao aeroporto. O bimotor atingiu o quiosque da Pousada Aconchego de Minas e uma granja desativada.

Segundo informações preliminares, sete pessoas estariam a bordo do bimotor, entre elas o presidente e o vice-presidente da empresa. Eles estavam vindo de Belo Horizonte para participar de uma convenção em Juiz de Fora. As outras pessoas seriam funcionários da mesma empresa, piloto e copiloto. Ninguém sobreviveu.

No momento do acidente, a região estava com cerração baixa. Os Bombeiros foram acionados e estão no local no momento. Uma ambulância do aeroporto, equipes do Samu e a Policia Militar também trabalham no local.
Fonte Tribuna de Minas

quinta-feira, 26 de julho de 2012

CONSELHEIRO LAFAIETE - TIRO DE GUERRA 04/032 RECEBE VISITA E PALESTRA DO INSPETOR WAGNER GONÇALVES

Fotos: 1º Sgt Jeyller
Conselheiro Lafaiete (MG) – Ontem, 25 de julho, o Tiro de Guerra recebeu a visita e assistiu a uma palestra do Bacharel em Direito, Inspetor Wellington Wagner Gonçalves, Sub-Chefe da Guarda Municipal de Conselheiro Lafaiete. Os temas explanados foram; a missão da Guarda Municipal,  a Importância do Conhecimento na vida do cidadão e  como resistir e ficar longe das drogas. 
Os Atiradores foram contemplados com uma  excelente palestra. Na oportunidade o Inspetor Wagner destacou para a Turma de 2012, a importância que foi para sua vida pessoal e profissional os ensinamentos aprendidos durante o tempo em que foi Atirador no ano de 1990, principalmente os princípios de hierarquia e disciplina, mas não com foco na disciplina militar, e sim em estipular metas para nossa vida e se esforçar para cumpri-las com a disciplina consciente, ilustrando com vários exemplos do cotidiano.




BARBACENA - IMÓVEIS DO "MINHA CASA MINHA VIDA" SÃO INVADIDOS


Populares invadiram 105 das 135 unidades habitacionais do programa federal “Minha Casa Minha Vida”, no bairro Nova Cidade, em Barbacena, na Região Central de Minas Gerais. A construtora responsável pelos imóveis vai acionar na Justiça a reintegração de posse.


As unidades ficaram prontas no fim de junho e seriam entregues no inicio do próximo mês, após as obras de infraestrutura no local. Mas, há duas semanas, as invasões aos imóveis teriam se tornado mais frequentes, segundo a construtora. Fechaduras foram arrombadas, vidros quebrados e os próprios invasores fizeram a ligação de luz nas moradias.

Quem aguardava apenas a entrega das chaves para se mudar, espera uma solução rápida. Este é o caso da dona de casa Fernanda Amâncio. Ela é divorciada e tem três filhos. Toda semana, visitava sua futura residência, até que no ultimo domingo descobriu que ela já estava ocupada.A ocupação irregular das casas começou ainda no início do ano, quando os imóveis ainda estavam em construção. Em alguns deles, por exemplo, o chão nem chegou a receber piso e, mesmo assim, já estão todos mobiliados.

As casas fazem parte da segunda fase do programa “Minha Casa Minha Vida”. Em outubro, outros 155 imóveis já tinham sido entregues aos donos. No último levantamento feito pela construtora, 105 das 135 novas unidades já tinham sido ocupadas, sendo 16 por famílias que já receberiam as chaves, mas que ficaram com medo de perder o imóvel. Os ocupantes irregulares já começaram a ser identificados.
De acordo com levantamento feito pela construtora responsável pelos empreendimentos, entre os invasores estão também pessoas que não se enquadram nos requisitos do “Minha Casa Minha Vida”, e, por isso, não poderiam participar do programa federal.

GUARDA MUNICIPAL DE LAGOA DA PRATA : HÁ 4 ANOS PROTEGENDO VIDAS



A Guarda Municipal foi criada em Julho de 2008, em Lagoa da Prata, com o primeiro objetivo de proteger os bens, serviços e patrimônios do município. Contudo ao longo de sua existência seus agentes foram adquirindo larga experiência no contexto da segurança pública. Em contato com outras Guardas Municipais, criadas há mais tempo, com mais experiências, observamos que o papel das Guardas Municipais no Brasil estão muito além da proteção de bens, tendo em vista que o Bem maior do município são seus munícipes.

Seguindo esta ideologia de trabalho, a Guarda Civil de Lagoa da Prata passou a trabalhar sob a orientação das novas diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública, que insere as Guardas Municipais do Brasil no contexto da Segurança Urbana, onde a ação esperada destas instituições são a de policiamento comunitário preventivo. Onde com base em estudos técnicos provou-se que a presença do Agente de Aplicação da Lei, nos locais de risco, ou vulneráveis, pode inibir a prática de crimes, fazendo com que as pessoas de má fé não frequente o mesmo ambiente tomado pela polícia. Em outras palavras, onde a lei domina, não há espaço para a criminalidade.

Continue lendo em GUAMIS

quarta-feira, 25 de julho de 2012

BELO HORIZONTE - GUARDA MUNICIPAL É HOMENAGEADA NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA

Foto: Blog da GCM de Ribeirão das Neves.

A guarda municipal Juliana Gonçalves Rodrigues, integrante da Guarda Municipal de Belo Horizonte - Turma de 2011, foi escolhida, pela Coordenação do Coletivo de Entidades Negras do Estado de Minas Gerais, para receber uma homenagem pelo 25 de julho - Dia Internacional de Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

Continue lendo em GUAMIS

terça-feira, 24 de julho de 2012

TASER FARÁ EM SP PISTOLAS DE CHOQUE

24 de julho de 2012 | 3h 09        O Estado de S.Paulo

A empresa americana Taser, fabricante de pistolas de eletrochoque, anunciou ontem que vai investir US$ 6 milhões na construção de uma fábrica em Hortolândia (SP). Inicialmente, serão criados 40 empregos. A intenção é fornecer dispositivos eletrônicos de segurança para o mercado local e para a América Latina. "O Brasil será a base de exportação para países da região", diz Luciano Almeida, presidente da Investe São Paulo.
A pistola gerou polêmica principalmente após a morte do estudante brasileiro Roberto Curti, de 21 anos, ocorrida na Austrália, após ser atingido por disparos feitos por policiais. A empresa alega que a arma não é letal, mas, nesse caso, a vítima estaria sob efeito de drogas, o que potencializou o efeito dos choques.
Almeida diz que a arma que a Taser fará no Brasil embute alta tecnologia. "A arma tem um sistema de inteligência que informa todas as ações realizadas." O chip pode identificar, por exemplo, se antes de disparar o choque foi dado um sinal sonoro para alertar a pessoa perseguida. A empresa Condor já produz, no Rio de Janeiro, pistola similar, chamada de Spark. / C.S.
Fonte: estadao.com.br

REFLEXÃO - COMPULSIVAMENTE PESSIMISTA


Há entre os policiais um tipo de comportamento pessimista quase patológico: qualquer momento em que se analise determinada medida ou acontecimento, este tipo de policial se dedica a negativar o objeto de análise, sempre se posicionando contrariamente, atuando como uma espécie de crítico ácido e voraz na deslegitimação da mudança proposta. Esta conduta é exercida como uma espécie de originalidade de pensamento e reflexão. Ser opositor, sempre, é o modo de estar sempre certo, já que em qualquer coisa pode ser indicada alguma falha e/ou inconsistência.
Alguns exemplos desse pessimismo compulsivo:

- Um policial é designado para realizar um curso no exterior

Crítica: “Foi designado porque é ‘peixe’. Provavelmente é parente ou amigo de algum chefe. O curso certamente não será aproveitado porque o interesse do policial designado é apenas as diárias que receberá da viagem. A polícia não ganhará nada com este curso”.

- Um policial de outra corporação é designado para realizar um curso no exterior

Crítica: “Como nossa polícia é atrasada! Enquanto outras corporações estão mandando seus policiais para se especializarem no exterior, nossa polícia continua dando passos de tartaruga, sem se preocupar com a formação dos seus homens”.

- O Policial é designado para realizar um curso

Crítica: “Só me mandaram fazer este curso para depois me obrigarem a fazer determinado tipo de serviço. Curso desnecessário, que não acrescenta nada à minha experiência profissional, muitos professores que falam sem conhecimento de causa. Seria melhor se tivesse quieto, em minha unidade”.

- Um policial comete um crime e é preso

Crítica: “Arbitrariedade, abuso, perseguição. Se fosse alguém ligado à chefia provavelmente não seria preso. O tratamento seria diferenciado”.

- O policial que cometeu o crime é solto

Crítica: “Foi solto porque é ‘peixe’. Provavelmente tem alguma ligação com a chefia, que agilizou o processo de soltura”.

- Novos equipamentos chegam em uma unidade

Crítica: “Prefiro trabalhar com o equipamento que tradicionalmente eu trabalho – não me dá dor de cabeça nem responsabilidade. Não quero correr o risco de me complicar com estas coisas”.

- Equipamentos demoram de chegar em uma unidade

Crítica: “Como se trabalha sem condições logísticas? Nem equipamentos adequados para exercer nossa profissão possuímos. É impossível ir para a rua com esta defasagem de material”.

- O índice de criminalidade aumenta em determinado setor

Crítica: “A chefia pouco se importa com o crime – só que saber de promoções, salários e política. Quem acaba pagando o pato é a população”.

- Um projeto de redução de criminalidade é implantado

Crítica: “Quem não vê que essas medidas não funcionam? Isso é estratégia para aparecer, fingir que está fazendo algo de importante, só para figurar bem politicamente”.
É claro que, isoladamente, cada situação das descritas acima pode ocorrer. O problema é que algumas delas são contraditórias em relação às demais. Mas, pasmem, há quem defenda no mesmo dia, ou hora, teses semelhantemente opostas. A intenção? Simplesmente manifestar uma espécie de revolta acrítica contra a organização policial que serve. Qual vantagem ou lucro se ganha com isto: apenas mais atraso.
Autor:  - Abordagem Policial

sábado, 21 de julho de 2012

BOM EXEMPLO DE POLÍTICO ESCLARECIDO E PREOCUPADO COM A SEGURANÇA DO CIDADÃO

SALVADOR - GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA): GOVERNO LIBERA VERBA DE R$ 1 MILHÃO PARA EQUIPAMENTOS

Com informações do Bahia Notícias 
 
A Secretária de Planejamento, Tecnologia e Gestão (Seplag) de Salvador autorizou a Guarda Municipal a comprar equipamentos no valor total de R$ 1 milhão. Está autorizada a compra de um microônibus, duas vans, 22 motos, cinco veículos modelo sedan, 20 notebooks, 26 computadores de mesa, sete impressoras e 20 detectores de metais, tudo por meio de processo licitatório. A verba foi garantida por emenda parlamentar proposta pelo Deputado Federal ACM Neto (DEM). “Sempre defendi que a prefeitura também fizesse a sua parte na prevenção e combate à violência. Para isso, precisamos ter uma Guarda Municipal aparelhada e bem treinada, que possa ajudar de fato a proteger o maior patrimônio da cidade, que é o povo de Salvador”, opinou o parlamentar, que não se afastou do cargo mesmo à frente da candidatura a prefeito nas eleições de outubro.
fonte: http://wwwagmjjuazeiroba.blogspot.com.br/2012/07/guarda-municipal-de-salvador-ba-governo.html

sexta-feira, 20 de julho de 2012

NOVE DE MARÇO- GUARDA MUNICIPAL PARTICIPA DE REUNIÃO A CONVITE DE AGENTES DO PROEMAM

SOLUÇÕES DE PROBLEMAS- 3º FASE DO PROEMAM MOBILIZA COMUNIDADE DO BAIRRO 9 DE MARÇO

Ocorreu no dia 13/07/12 a segunda reunião PPMAMB (Patrulha de Prevenção Ambiental) nos moldes PROEMAM, com a comunidade do bairro Nove de Março em Barbacena MG. 


A comunidade é a primeira a ser atendida com esses encontros, sendo que na escola do bairro (E. M. Tony Marcos de Andrade) já está sendo realizado o PROEMAM (PROGRAMA EDUCACIONAL MEIO AMBIENTE EM MOVIMENTO) com estudantes do 5º ano. 


Ambas as reuniões foram marcadas pela participação efetiva da comunidade local, a qual definiu não somente seu grupo de re-editores, mas também elencou os problemas de ordem social e ambiental dentro de uma relação de prioridades as quais foram apresentadas na ultima reunião. 


Todos os presentes expressaram suas idéias, onde ficou definido que o lixo e animais (Cães) abandonados é a prioridade a ser trabalhada no primeiro momento. Dentro deste contexto foram debatidas várias possibilidades e idéias como: Castração gratuita por parte da prefeitura Municipal de Barbacena, para controle dos animais abandonados, e união entre os moradores para manter o bairro limpo com conscientização de todos e um atendimento melhor por parte da empresa responsável pelo recolhimento do lixo. 


Foi também elencada uma proposta para elaboração de um projeto de reciclagem na comunidade que será definido na próxima reunião. Os participantes presentes como Guarda Municipal, Secretaria de Meio Ambiente, diretoria de limpeza urbana, Associação Protetora dos Animais e ONG Grupo Salvar também expressaram suas opiniões para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, reforçando o caráter multidisciplinar na busca pela resolução/minimização dos problemas socioambientais locais. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional da 13ªCia.Ind.MAT

A Guarda municipal de Barbacena se fez presente através dos Guardas Municipais Carlos, Ana Ladeira e Cristiane.

Os representantes da Guarda Municipal sugeriram que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente seja parceira da Guarda, no sentido de que a corporação possa ter mecanismos para ajudar na fiscalização ambiental, como por exemplo , o descarte irregular de entulhos, e a comunidade, que se faça no bairro um dia "D", mobilizando alunos, comunidade e instituições, onde aconteceria alem de uma limpeza no bairro, uma grande campanha de conscientização, no que diz respeito ao lixo e aos cães soltos nas ruas.  

quarta-feira, 18 de julho de 2012

REGULAMENTAÇÃO DAS GUARDAS MUNICIPAIS

PL 1332/2003 - ABERTO PRAZO PARA EMENDAS AO PROJETO

Uma vez designado, pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, o relator Afonso Florence, para emitir parecer sobre o Projeto de Lei 1332/2003, que regulamenta as atividades das Guardas Municipais brasileiras, foi aberto o prazo regimental de 5 (cinco) sessões ordinárias para a apresentação de emendas, a contar de 13 de julho de 2012. 

Fonte:Guamis

VEM AI O "TROFÉU INDEPENDÊNCIA"

FUTSAL-JOGONuma realização da “Super Craque Escola de Esportes Ltda.” inicia-se no próximo dia 1º de setembro o “Troféu Independência”, tradicional competição esportiva da cidade e que nesta edição, além do Futsal Adulto,  contará com as modalidades de futsal estudantil e voleibol estudantil. Os jogos serão realizados nas quadras poliesportivas do Colégio Imaculada Conceição, no período de 01 a 25/09/2012.
Maiores informações na secretaria do colégio, situada a Rua Cel José Máximo, nº 390, bairro São Sebastião, ou pelo telefone (32) 9921-2270 (Flávio).

Fonte:futebarba.blogspot.com.br

terça-feira, 17 de julho de 2012

Guarda Municipal de Barbacena

CEROL- GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA APREENDE LINHA E RECIPIENTE CONTENDO A MISTURA QUE PODE TIRAR VIDAS


Hoje (17) por volta das 14:50 hs, atendendo a solicitação de um cidadão, que pedia providências quanto a menores que estariam, em uma rua do bairro Funcionários,  fazendo uso do chamado  cerol ( mistura de vidro com cola) , a Vtr 02 da Guarda Municipal foi acionada pela central GMB, e compareceu ao local, onde deparou com quatro menores empinando pipas.

Os Guardas municipais Carlos e Ana Ladeira encontraram em posse de um dos menores uma lata de linha com cerol, e no solo, próximo aos menores, um recipiente de 100 ml contendo em seu interior a mistura cortante. Nenhum dos menores assumiram a propriedade do recipiente contendo cerol.

Sendo assim, considerando a Lei estadual N° 14349/2002, que proíbe o uso do cerol em todo Estado de Minas Gerais, a linha e o recipiente  foram apreendidos. 

CENTRO- GUARDA MUNICIPAL DA APOIO A FUNCIONÁRIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO

A Guarda Municipal Tatiane, quando em deslocamento para o Quartel da Guarda Municipal de Barbacena, ontem, 16, por volta das 05:40 hs, foi solicitada por uma funcionária da justiça do trabalho a acompanha- la ate o Fórum da Av. Bias fortes, pois ao adentrar o local a funcionária havia percebido um barulho que vinha de dentro do prédio.

Mediante a situação a guarda municipal procedeu ao acompanhamento, deixando que a funcionária competente a direcionasse ao local. foi feita uma rápida varredura, não sendo constatada nenhuma alteração, apenas verificado que o barulho vinha de uma impressora que estava ativada.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

BRIGA ENTRE ALUNOS- AÇÃO DE GUARDA MUNICIPAL EVITA MAL MAIOR

A confusão teria começado na Rua 13 de Maio.

Na última sexta- feira (13), por volta das 16 horas, o Guarda Municipal Assis, de serviço no prédio da Prefeitura Municipal de Barbacena, foi acionado por uma funcionaria da Prefeitura, solicitando a presença do mesmo na portaria lateral do prédio da Prefeitura ( Rua 13 de Maio), onde acontecia uma grande aglomeração de alunos do Colégio Estadual Professor Soaras Ferreira.

No momento em que o guarda chegou ao local, muitos evadiram, e um  aluno encontrava- se acuado, por vários outros, em um canto sem saída, dentro das dependências da Prefeitura Municipal. Eles o  acusava de ter agredido um ourto envolvido, amigo deles, com um objeto, conhecido como soco inglês.

O Guarda Municipal Assis mostra o local de onde  tirou o aluno, que poderia ser brutalmente agredido, se não fosse a sua chegada.

Visando manter a integridade do aluno que encontrava se acuado, o Guarda Municipal o tirou do local, levando-o para o estacionamento interno da Prefeitura, onde a mochila do mesmo foi revistada, não sendo encontrado nenhum tipo de arma.

Um verdadeiro alvoroço foi criado em frente ao prédio da Prefeitura. Por isso o Guarda Municipal Assis pediu  apoio via radio, tendo deslocado para o local, as Vtrs 05 e 02 da Guarda Municipal.

O menor agredido foi localizado e após contato telefônico com as mães dos alunos envolvidos, as mesmas compareceram no local. As partes entraram em acordo se responsabilizando por seus respectivos filhos.    

BELO HORIZONTE- BLITZ DIÁRIA DA LEI SECA SERÁ APOIADA PELA GUARDA MUNICIPAL

A partir de hoje, dia 14 de julho de 2012, quando a fiscalização completa um ano na capital mineira, a blitz da Lei Seca passa a ser diária, e com o apoio da Guarda Municipal de Belo Horizonte, da Secretaria de Estado de Defesa Social e do Departamento de Trânsito de Minas Gerais, a Polícia Militar, na pessoa do comandante do Batalhão de Trânsito, tenente coronel Roberto Lemos, informou que deve diminuir a incidência de motoristas embriagados.

Segundo dados da SEDS, as fiscalizações, concentradas nas regiões de bares, como a Savassi, avenida Raja Gabaglia e o centro da cidade, estão surtindo efeito. Em agosto de 2011, a recusa a soprar o bafômetro passou a ser punida administrativamente com o pagamento da multa de R$ 957 e perda de pontos na carteira. Desde então, apenas 3% dos motoristas se negaram a fazer o teste, o que demonstra, segundo o comandante, "o comprometimento com a causa e o medo do motorista em ser pego embriagado".

Fonte: R7 Notícias

sábado, 14 de julho de 2012

PROGRAMA "RONDA ESCOLAR" DA GUARDA MUNICIPAL COMPLETA UM ANO DE ATIVIDADE EM BARBACENA

Foto: GM Alex

O programa “Ronda Escolar”, que é executado pela Guarda Municipal de Barbacena, através da sua Divisão Especial de Ações Preventivas- DEAP , completou em junho, um ano de atividade. O programa atende todas as escolas municipais, inclusive às da zona rural, com ações  preventivas, onde uma viatura realiza ronda nas escolas em dias e horários alternados, realiza palestras, entre outras ações, de acordo com as necessidades de cada instituição de ensino atendida pelo programa. E para marcar a data, ontem (13) aconteceu na Secretaria Municipal de Educação uma reunião, que contou com a participação da Prefeita Danuza Bias fortes, com  os Guardas Municipais  Carlos e Peixoto, representando as equipes do programa “Ronda Escolar”, com a Secretária de Educação Sra. Heloísa Pinto, e todas as Diretoras da rede municipal de ensino, inclusive das creches.  

Na primeira parte do encontro o Guarda Municipal Peixoto mostrou através de imagens e números o que foi feito neste primeiro ano de atividade do programa “Ronda Escolar”

Em seguida o Guarda Municipal Carlos falou do projeto “Escola de Paz” que aliado ao projeto “Resgatando Valores” que já é desenvolvido através de palestras, deverá ser implantado no próximo ano letivo. O “Escola de Paz” trabalhará com os alunos, principalmente, a cultura da não violência.

Foto: GM Alex

Os Guardas Municipais falaram da necessidade de mais Guardas e viaturas para um melhor desempenho do programa “Ronda Escolar” e o desenvolvimento do projeto “Escola de Paz”.

“A Ronda Escolar  nos ajudou muito neste primeiro ano de atividade” disse a Secretária de educação Sra. Heloísa Pinto.

A Prefeita Danuza agradeceu o empenho da Guarda Municipal   e se mostrou sensível, no sentido de contribuir para que o programa tenha mais pessoal envolvido e mais viaturas, o que traria ainda mais qualidade aos serviços prestados pela “Ronda Escolar”.

Foto: GM Alex
   
Segundo o Guarda Municipal , Carlos,  o objetivo da Ronda Escolar é contribuir para proporcionar aos gestores, professores, alunos e toda comunidade escolar, um ambiente cada dia melhor e seguro para todos. “Estamos muito felizes com este encontro. E com à aceitação de vocês, estamos agora  mais confiantes para realizar  os nossos projetos ”, comemora.

      UM ANO DE RONDA ESCOLAR EM NÚMEROS

          34 escolas atendidas pela Ronda ;
          palestras em 17 escolas;
          participação de 2.555 alunos;
          
71 registros de ocorrências simplificadas.
      Sendo:
          Indisciplina
          Orientação e condução de alunos(cabulando aulas)
          Apoio a SME e escolas (festas juninas, jogos estudantis, entre outros)
          Ameaças
       
12 registros via TCIP (Termo de Comunicação de Infração Penal)
      Sendo:
          Comunicação de porte de arma de fogo;
          Comunicação de porte de arma branca;
          Comunicação de ameaça de morte;
          Comunicação de dano ao patrimônio público;
          Comunicação de dano ao patrimônio particular.
          Comunicação de lesão corporal;
          Comunicação de ameaça e desacato;
          Prisão em flagrante por porte de arma branca dentro de escola;
                  
      DISPAROS DE ALARMES NAS ESCOLAS
( Em sua maioria atendidos pelas equipes de fiscalização da GMB )
    
      Foram atendidos mais de 100 chamados por disparos de alarmes.
      Destaque para as escolas:
          José Felipe Sade - 15%
          Tony Marcos        -  13%
          Osvaldo fortini      -  12%

Colaborou com os trabalhos de estatísticas a Guarda Municipal Tatiane.

PORTARIA NOMEIA MAIS 02 AGENTES DE TRÂNSITO

PORTARIA Nº 14.647- A Prefeita do município de Barbacena no uso de suas atribuições de seu cargo, em conformidade com as leis vigentes, em especial com o disposto nos artigos 20 e os seguintes da Lei municipal 3.245/1995 e na forma do artigo 26 inciso II, da constituição do município de Barbacena; resolve, nomear, para provimento de cargos públicos de Agente de trânsito e transporte, os candidatos aprovados no concurso público homologado pelo decreto nº 6.938, de 28 de janeiro de 2011, publicado no jornal "Barbacena", edição nº 452, em 02 de fevereiro de 2011, conforme listagem abaixo:

07-Fabio Russo Guimarães
08-Maurício Chiado

Barbacena, 04 de julho de 2012

Fonte: Jornal oficial do município de Barbacena, edição nº485  

PORTARIA NOMEIA MAIS 13 GUARDAS MUNICIPAIS

PORTARIA Nº 14.647- A Prefeita do município de Barbacena no uso de suas atribuições de seu cargo, em conformidade com as leis em vigor e na forma do artigo 26 inciso II, da constituição do município de Barbacena; resolve, nomear, para provimento de cargos públicos de Guarda Municipal, os candidatos aprovados no concurso público homologado pelo decreto nº 6.938, de 28 de janeiro de 2011, publicado no jornal "Barbacena", edição nº 452, em 02 de fevereiro de 2011, conforme listagem abaixo:

26-Júlio César Gomes
27-Rogério Otaviano da Silva
28-Daniela Cristina Bertolucci
29-Michael Martins da Silva
30-Samuel de Tarso Paiva Bernardes
31-Rafael Luiz da Silva
32-Rodrigo Galhardo Ferreira
33-José Maurício de Araújo Júnior
34-Maria Estela da Silva
35-José Douglas do Nascimento Neto
36-Jocilene Aparecida Máximo
37-Neimar Welem Garcia Fernandes
38-José Daniel Ferreira de Andrade

Barbacena, 04 de julho de 2012

Fonte: Jornal oficial do município de Barbacena, edição nº485  

quarta-feira, 11 de julho de 2012

CEROL NÃO É DIVERSÃO, É CRIME E MERECE PUNIÇÃO!



"Inacreditavelmente, tentaram me matar hoje. Ao voltar de um dia fadigado de serviço, fui surpreendida com uma tentativa indireta de homicídio. Não que houvesse motivo...na verdade, meu algoz sequer me conhecia, mas mesmo assim tentou me matar. Fui surpreendida pelo susto, não acreditava que aquilo estava acontecendo comigo naquele momento. Quando entendi toda a situação, percebi que se tratava de uma linha que tentava me decepar. Linha comum, das mesmas utilizadas para juntar, unir, costurar...mas que dessa vez, tinha a função de serrar, romper, decepar, matar. O algoz, um moleque, desses de rua que você nunca sabe como surge e como some. Sua arma, uma pipa e linha com cerol."
O trecho acima faz parte do e-mail de uma amiga, que, indignada com o fato de quase ter perdido a vida por conta de uma estúpida brincadeira, veio desabafar, por nada poder fazer, já que a lei brasileira, como na grande maioria das vezes, é branda, levando o infrator a acreditar, com razão, que poderá contar com a impunidade já característica destas terras.
                                               Vítimas do cerol, brincadeira que mata!

Segundo a ABRAM (Associação Brasileira de Motociclistas), no Brasil, são mais de 100 acidentes por ano, sendo que destes, 50% resultam em ferimentos graves, e em 25% dos casos, os ferimentos causam a morte do condutor da moto. Fonte
Resumindo, por mais divertido que você possa achar, a maldita linha com cerol fere e mata, e, embora a maioria dos casos ocorra com motociclistas, entre suas vítimas estão pedestres,ciclistas, pára-quedistas e skatistas.

                              Se você usa ou apoia quem usa cerol, então você é um criminoso

Quem solta pipa com cerol pode responder pelo crime de exposição da vida ou saúde de outrem a perigo. Em caso de acidentes, o crime passa a ser de lesão corporal e, em caso de morte, de homicídio. Fonte

Antes de cobrir a linha de uma pipa com cola e vidro moído, ou de apoiar quem o faz, imagine por um breve instante essa mesma linha se enroscando no pescoço de alguém que você ama, e tal qual uma navalha afiada cortando fundo o suficiente para banhar em sangue essa pessoa, que talvez morra lá mesmo, estendida na rua, sem saber o que a atingiu, jamais retornando para sua casa.

Minha amiga podia não ter retornado...

O vídeo a seguir tem cenas fortes, mas vale a pena ser assistido:

 Blog:http://estamostodoscegos.blogspot.com.br/2012/01/cerol-nao-e-diversao-e-crime-e-merece.html

RIO DE JANEIRO- MAIOR GUARDA DO BRASIL PASSA A TER 7.925 AGENTES

Guarda Municipal do Rio ganha mais 950 agentes.
Com a formação de 950 guardas municipais, que integram a segunda e última turma do 6º concurso público da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, a GM-Rio passa a ter o efetivo de 7.925 agentes, sendo 3.079 contratados nos últimos três anos e meio. A cerimônia de formatura foi realizada nesta sexta-feira, dia 29, na sede da GM, em São Cristóvão, na zona norte do Rio.

O prefeito Eduardo Paes participou da formatura ao lado do secretário especial da Ordem Pública, Alex Costa, e do comandante da GM-Rio, coronel Henrique Lima Castro. “A Guarda Municipal é, sem dúvida nenhuma, o órgão da prefeitura que mais cuida da nossa cidade. O próprio hino da instituição faz referência permanente a esse cuidado carinhoso do Rio. Espero que vocês tenham a honra e o orgulho de poder servir à cidade mais maravilhosa de todas”, disse o prefeito.

Todos os formandos concluíram o curso de formação, que é a última etapa do concurso. Eles foram treinados durante três meses e tiveram aulas em 35 disciplinas imprescindíveis à profissão, como noções de direito, técnica operacional, emergência pré-hospitalar, trânsito e defesa pessoal. Os novos agentes também conheceram o Manual de Gestão, que define regras de aplicação do efetivo e supervisão e níveis hierárquicos de decisão.

Fonte: Agência Rio de Notícias

terça-feira, 10 de julho de 2012

PROVÁVEL CRIME - INCÊNDIO DANIFICA CASA DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL

O CAI fica na Rua Parde Anchieta na região central e segundo informações estria passando por reformas.

Na manha do último sábado (7) compareceu à sede da Guarda Municipal de Barbacena, o Sr. Acir Mauricio Caetano Júnior. Ele narrou aos Guardas Municipais que ao chegar por volta das 8 horas na CAI- Casa de Acolhimento Institucional, situado a rua Padre Anchieta, 330, na região central de Barbacena, onde trabalha como voluntario, encontrou o cadeado do portão arrombado e ao adentrar no local, notou que as paredes estavam queimadas e os vidros quebrados. Ele disse ainda ter acionado a PM que compareceu no local e verificou junto ao Corpo de Bombeiros, os quais relataram ter ocorrido um incêndio no local, por volta das 3 hs da manhã , que fora combatido por uma  de suas guarnições.

Diante do exposto e por se tratar de um prédio público, uma guarnição da Guarda Municipal deslocou ate o local, onde acionaram um perito da Policia Civil, tendo comparecido o perito Sr. Luiz que realizou os trabalhos necessários.

Compareceram no local também o agente da Defesa Civil, Subinspetor GMB Itamar e o Secretario de Ação Social Sr. Guilber.

Foi feito o registro para futuras providências.

CURSO FORMA 20 NOVOS GUARDAS MUNICIPAIS

Site mais acessado de Barbacena publica matéria relativo a formatura da segunda turma da Guarda Municipal de Barbacena.

Confiram em barbacenaonline.com.br

FESTAS JULINAS - GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA ATUOU EM SETE EVENTOS, EMPENHANDO TRÊS VIATURAS E 26 GUARDAS MUNICIPAIS


Neste último final de semana, dias 7 e 8,  a Guarda Municipal de Barbacena , através da sua Divisão Especial de Ações Preventivas- DEAP atuou com  3 viaturas e 26 Guardas Municipais no esquema de segurança de festas julinas realizadas em sete locais difentes, entre creches e escolas municipais.

As escolas que solicitaram e receberam o apoio da GMB neste último final de semana foram as escolas municipais:
Embaixatriz Corina Andrada, no distrito de José Luiz; Crispim de Paula Nésio, no distrito dos Costas; CAIC, no São Pedro; Lia Salgado, no Padre Cunha; São Sebastião, no distrito Campestre II; Cel Camilo Gomes de Araujo, no distrito de Pinheiro Grosso;  e a creche Nossa Senhora do Carmo, no bairro de mesmo nome.

Mais uma vez o que ficou marcado foi o esforço e o brilhante trabalho realizado pelas Diretoras, Professoras, Funcionários e toda comunidade escolar, na produção dos eventos, que apresentaram danças coreografadas, quadrilha, comidas tipicas e  até um casamento caipira. 













As festividades julinas transcorreram sem maiores problemas, sendo feito apenas algumas orientações quanto a proibição de consumo de bebida alcóolica, dentro das instituições de ensino.