Seja um colaborador enviando matérias e sugestões para o e-mail caferredias@gmail.com
Total de visualizações de página
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
APRESENTAÇÃO DE ARMA NÃO LETAL A GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA
Momento em que o GM-1 Carlos recebe o jato do spray |
Compareceu na sede da Guarda Municipal de Barbacena na tarde do dia 24/11 ,um representante da empresa CATI,que fez para a tropa apresentação do uso de spray de gemgibre.O GM-1 Carlos foi voluntário para receber o jato do produto nos olhos .afim de verificar a eficácia do produto.Feito a apresentação,foi comprovada a eficácia do produto,sendo relatado pelo GM-1 Carlos que apos receber o jato do produto não conseguia abrir os olhos ,tamanha a ardência e desconforto.A tropa gostou do que viu e futuros contatos com a empresa poderão ocorrer afim de adquirir o produto para a tropa.
GM-1 Carlos apos levar o jato do spray(não consegue abrir os olhos) |
GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA TEM INSTRUÇÃO COM DELEGADOS DA POLICIA CIVIL DE MINAS GERAIS.
Dr.Wanderley Miranda (delegado de policia),Dr Marcus Vinícius (delegado regional), Sr Jorge Luiz (cmt da GMB),e Domithi (inspetor chefe da GMB) |
Na tarde do dia 24/11/2010, parte da tropa da Guarda Municipal de Barbacena tiveram uma importante instrução com o delegado regional de policia civil de Minas Gerais, Dr. Marcus Vinicius Paiva e Silva e também com o ex guarda municipal de barbacena,hoje delegado de policia civil , Dr. Wanderley Miranda.Eles passaram para a tropa informações fundamentais de como preencher corretamente o TCIP (termo de comunicação de infração penal) .Ao fim da instrução o comandante da Guada Municipal Sr Jorge Luiz enalteceu a instrução dos senhores delegados , agradeceu pela parceria e colocou a Guarda a disposição da Policia Civil de Minas Gerais no que puder ajudar.
Guardas acompanhando atentamente a importante instrução |
SAIU A RELAÇÃO DE CANDIDATOS POR VAGA PARA GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA.
CARGO INSCRITOS VAGAS CANDIDATO/VAGA
As provas (primeira etapa) serão realizadas no dia 05/12/2010 em Barbacena. Mais informações no site do município de Barbacena http://www.barbacena.mg.gov.br
Guarda Municipal GM-1 | 1099 | 18 | 61,056 |
Guarda Municipal GM-1 (Vagas - Deficientes) | 8 | 2 | 4,000 |
As provas (primeira etapa) serão realizadas no dia 05/12/2010 em Barbacena. Mais informações no site do município de Barbacena http://www.barbacena.mg.gov.br
terça-feira, 23 de novembro de 2010
PRIMEIRO PASSO PARA CRIAÇÃO DO DEAP (DIVISÃO ESPECIAL DE AÇÕES PREVENTIVA) DA GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA..
Câmara municipal de Barbacena |
Foi aprovado em primeira votação na noite de terça feira 23/11/10 o proj.lei.numero 146/10 que dispõe junto á divisão de apoio a segurança publica da substrutura da guarda municipal de Barbacena á divisão especial de ações preventiva -DEAP- de autoria do vereador Alaôr Leite de Almeida.O projeto que cria o DEAP da Guarda Municipal de Barbacena foi aprovado por unanimidade e deve ser aprovado em segunda votação na quinta feira próxima.
CRUELDADE NA BELISÁRIO PENA EM BARBACENA!
Esta carta tem o intuito de alertá-los quanto a ameaça que nossos animais de estimação têm sofrido durante as últimas semanas.
No dia 04 de Novembro, uma quinta-feira, jogaram um pedaço de carne com veneno no quintal de nossa casa e uma de nossas cachorras comeu. Ao percebermos que ela estava salivando muito, fomos depressa ao veterinário, que constatou que se tratava de envenenamento. Os procedimentos foram feitos e, por sorte, deu tempo de salvá-la.
Não menos que uma semana após este fato, jogaram outro pedaço de carne envenenada em nosso quintal. Porém, desta vez, o feito foi mais bem elaborado e premeditado. O crime ocorreu no sábado (20 de novembro), com uma dose bem maior de veneno e quando não havia nenhum veterinário de plantão na cidade.
Foi uma covardia, vimos a hora exata em que a cachorra colocou o pedaço de carne na boca. Corremos para tentar impedir, mas foi em vão, a cachorra engoliu a carne e morreu em menos de 05 minutos, espalhando seu sangue por todo o nosso quintal.
Fico imaginando que tipo de ser humano é capaz de tamanha maldade!
Após o acontecido, conversamos com alguns vizinhos, e descobrimos que também houve ameaça aos seus animais por telefone.
Vivemos em um país onde existem leis que fazem valer os direitos e deveres do cidadão. Nossos direitos foram absurdamente violados quando, dentro de nossa própria casa, sofremos este tipo de abuso.
Se existe algum tipo de incômodo por parte dos latidos dos animais, primeiro converse com o dono do animal. Se não resolver, acione os meios legais para garantir os seus direitos (por exemplo, a lei do silêncio), não faça (in)justiça com as próprias mãos!
De acordo com a Lei Nº 9.605, de 12 de Fevereiro de 1998, MALTRATAR ANIMAIS É CRIME, E PODE DAR CADEIA:
Art 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.
Acionamos a Polícia e registramos um Boletim de Ocorrência. Caso você possua informações sobre o autor destes crimes, por favor, cumpra com seu dever de cidadão, ligue para o 190 e denuncie!
Atenciosamente,
Vizinhos da Casa nº 97
Fonte:Blog protejanossosanimaisbq.blogspot.com
Concurso para Guarda Municipal é o mais procurado diz Site
Caros colegas;
Navegando pelo site do JC concursos, observei uma enquete relacionada com a área de segurança que me despertou atenção e resolvi participar, o mais interessante foi quando visualizei o resultado parcial da referida enquete, mais de 8.000 votos que indicavam o cargo de Guarda Civil Municipal como o mais procurado, entre os cargos constava PMsp, PCsp e PF. Vale a pena conferir...
Acesse: http://jcconcursos.uol.com.
A enquete está localizada na parte inferior do lado esquerdo, conforme imagem a seguir.
Hariel Mikolay
Guarda Civil Municipal de Americana
sábado, 20 de novembro de 2010
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O Dia da Consciência Negra é uma data para a reflexão de todos nós brasileiros. Durante o período da escravidão, os negros sofreram inúmeras injustiças. E ás custas do seu sofrimento nas senzalas, nos campos e nas cidades, foi erguido tudo o que havia no Brasil daquela época. Os negros resistiram de diversas formas, nas muitas revoltas, fugas e com a formação de quilombos em várias partes do país. Assim, surgiu o Quilombo dos Palmares e o seu sonho de liberdade, que teve como principal líder Zumbi.
Veio a Abolição em 1888, o Brasil mudou e hoje é uma das maiores economias do mundo. No entanto, os negros continuaram em situação de desigualdade, ocupando as funções menos qualificadas no mercado de trabalho, sem acesso às terras ancestralmente ocupadas no campo, e na condição de maiores agentes e vítimas da violência nas periferias das grandes cidades. Sua luta, inspirada em Zumbi e em outros heróis negros que tombaram ao longo do caminho, precisava continuar.
Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, e seu corpo foi exibido em praça pública para semear o medo entre os escravos e impedir novas revoltas e fugas. Mas o efeito foi oposto, despertando em muitos a consciência de que era preciso lutar contra a escravidão e as desigualdades, como Zumbi ousou fazer. A memória deste herói nacional, no Dia da Consciência Negra, nos compromete com a construção de uma sociedade na qual todos tenham não apenas a igualdade formal dos direitos, mas a igualdade real das oportunidades.
LER FAZ CRESCER
Fonte:Blog do GCM Carlinhos Silva
A Fundação Social Itaú estará distribuindo até o final desse ano 8 milhões de livros infantis em forma de kits para cada CPF cadastrado. Sugiro que todos se cadastrem e solicitem o kit ou apenas divulguem na sua lista de contato. Leia com seu(s) filho(s), doe para uma biblioteca, uma brinquedoteca, para um sobrinho(a)... Enfim, vamos incentivar a leitura infantil. O site é verdadeiro, não é virus.
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
CONDUÇÃO EM VIRTUDE DE MANDADO (PROCURADO DA JUSTIÇA)
Na noite da última terça-feira, 16/11/2010, por volta das 22:30 horas, uma equipe da Guarda Municipal de Varginha ao realizar a ronda noturna de apoio a SEHAP - Secretaria Municipal de Habitação e Promoção Social, depararam com LARF de 25 anos , desempregado, natural de Carmo da Cachoeira e sem residência fixa perambulando pela cidade. Ao ser consultada a documentação que o abordado portava, ficou constado que o mesmo possuía em seu desfavor um mandado de prisão em aberto. Diante dos fatos foi registrado um Boletim de Ocorrência pela Guarda Municipal e o suspeito foi conduzido até a Delegacia de Polícia para providências cabíveis.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA PARTICIPA DE CURSO NA ACADEPOL (ACADEMIA DE POLICIA CIVIL) EM BELO HORIZONTE-MG
Na semana de 08 a 12/11/2010 uma equipe da Guarda Municipal composta pelo Inspetor Vitor e Subinspetor Mendonça, participou de um curso sobre o Uso Progressivo da Força e Tecnologias não Letais – Convênio 631 / 2008 MJ / SENASP, promovido pela Superintendência de Avaliação e Qualidade da Atuação do Sistema de Defesa Social. A atenção na qualidade de ensino e capacitação dos Guardas Municipais de Varginha sempre foi uma das principais preocupações da diretoria.
Estavam presentes agentes de todas as corporações ligadas à área de segurança pública do Estado, como Polícia Civil e Militar, Bombeiro Militar, Guarda Municipal e Subsecretaria de Administração Prisional.
Estavam presentes agentes de todas as corporações ligadas à área de segurança pública do Estado, como Polícia Civil e Militar, Bombeiro Militar, Guarda Municipal e Subsecretaria de Administração Prisional.
Durante toda a semana foram abordados temas como: Administração do Material (aquisição, manutenção, armazenamento, despejo e descarga); Elaboração de um modelo de Uso Progressivo da Força; Controle de Contato ou Controle de Mãos Livres; Uso Progressivo da Força; Legislação Nacional e Internacional; Controle Físico ou Técnicas de Submissão; Táticas Defensivas não Letais e Oficinas de Vivenciamento.
O Curso que foi realizado na Academia de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte teve como objetivo o de formar e capacitar instrutores dentro das instituições presentes.
Fonte:Blog do gcm Renato Aguiar
terça-feira, 16 de novembro de 2010
ESCOLAS MUNICIPAIS DE BARBACENA ADEREM A CAMPANHA "CRACK,NEM PENSAR.
A rede municipal de ensino de Barbacena, através de suas 33 escolas, está aderindo à campanha “Crack nem pensar”, iniciativa da UNIMED e Rotary Club. A mobilização visa conter o avanço ocorrido no uso da droga na cidade e no país.
“Por ser uma droga de fácil acesso, pelo baixo custo, cada dia chega mais perto de nossas famílias”, observa a secretária de Educação, professora Ana Lúcia Dias, salientando que as escolas são o canal de maior difusão para conscientização dos jovens. “O setor educacional consegue mobilizar grande parte da sociedade quando se prontifica a mudá-la e transformá-la em um ambiente propício para viver”, destaca a educadora.
O crack está sendo disseminado em grande escala em todo o país e é necessário criar uma barreira para estagnar o consumo. “Sabemos que não podemos eliminar, mas temos instrumentos suficientes para desacelerar o uso”, ressalta a secretária municipal de Educação, apontando os professores, equipe escolar e estudantes como importantes agentes de mobilização, capazes de levar para os lares a conscientização de que o crack destrói o ser humano, tira dele a dignidade e o leva a morte.
A UNIMED-Barbacena disponibilizará à Secretaria Municipal de Educação materiais instrucionais para uso na prática pedagógica. Para o lançamento da campanha, será realizada uma “Caminhada contra o crack”, no dia 27 de novembro, sábado, às 10 horas da manhã. A concentração será em frente à Igreja do Rosário. Além da Secretaria de Educação, outros setores da administração municipal também estão envolvidos na campanha, entre eles a Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social, a Secretaria de Defesa Social e a Superintendência de Comunicação
Fonte:jornal oficial do município de Barbacena
GUARDAS RECEBEM MOÇÃO POR BOM TRABALHO PRESTADO.
GM 2 Helder recebendo a homenagem das mãos dp SG BM Tomáz |
Alaor Leite,os guardas Helder e Geraldo,sargento Tomaz,Miguel Tomaz,e o Sr Jorge comandante da Guarda Municipal de Barbacena |
ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÕES PARA GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA
Uma das importantes atividades da Guarda Municipal de Barbacena e a ronda escolar. |
Se você tem entre 18 a 35 anos,1,65(homem) e 160(mulher),você esta apto a concorrer a uma das 20 vagas para guarda municipal de Barbacena.As inscrições que começaram no dia 18 de outubro,encerra se no dia 17 de novembro presencial e 18 de novembro pela internet e podem ser feitas pelo sitehttp://www.ufsj.edu.br/fauf/barbacenademasp.php ou presencialmente no posto UAI anexo a prefetura de Barbacena.Boa sorte a todos!!!
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
A LUTA NÃO PÁRA AQUI - MINAS GERAIS REAGE EM DEFESA DO POVO
ASSOCIAÇÕES DE GUARDAS MUNICIPAIS DE NOVA LIMA, UBERABA E MARIANA/MG VÃO A LUTA EM DEFESA DO POVO
Aconteceu nesta sexta-feira dia 05/11 na Assembléia Legislativa o Fórum Técnico de Segurança Pública: Drogas,criminalidade e violência,fórum este presidido pelo Presidente da Assembléia Legislativa Alberto Pinto Coelho(PP).
O evento contou com a presença de várias pessoas do meio político e da
segurança pública e sociedade civil organizada dentre elas podemos destacar:
O Presidente da Comissão de Segurança Pública Dep. João Leite (PSDB) e de sua
vice-presidente Dep. Maria Tereza de Lara (PT).
A comissão de representação é composta por representantes de 35 entidades,
visto que destacamos a presença das Associações dos Guardas Municipais de
Mariana e Nova Lima e da Guarda Municipal de Uberaba com maior número de integrantes.
O trabalho desse grupo inclui a discussão e o encaminhamento, junto com a Comissão de Segurança Pública da ALMG, das 42 propostas finais do fórum
técnico,que podem ser transformadas em proposições legislativas ou políticas
públicas e podem ser ainda objetos de novos debates ou gestões junto a órgãos
oficiais.
Entre as propostas finais, a plenária do fórum priorizou 20 voltadas para a
prevenção e o combate ao uso de drogas.Haja vista que durante a reunião foi
feita a eleição para a escolha da coordenação do Fórum,o qual vencida pela Sandra Bossio por uma votação esmagadora,uma vez que a mesma vem demonstrando ser uma grande mobilizadora junto a sociedade civil.
No final do Fórum Técnico de Segurança Pública as Associações dos Guardas
Municipais de Mariana e Nova Lima entregaram ao Presidente da Comissão de
Segurança Pública Dep. João Leite e para o assessor da superintendência de
integração da secretária de Estado de defesa social Rodrigo Xavier documento
este que comprovam as intervenções arbitrarias feitas pelas autoridades
policiais da região dos inconfidentes, João Leite prometeu à Associação dos
Guardas Municipais que levará o caso à Comissão de Segurança Pública.
Fonte: www.guardasmunicipais.com.br
Aconteceu nesta sexta-feira dia 05/11 na Assembléia Legislativa o Fórum Técnico de Segurança Pública: Drogas,criminalidade e violência,fórum este presidido pelo Presidente da Assembléia Legislativa Alberto Pinto Coelho(PP).
O evento contou com a presença de várias pessoas do meio político e da
segurança pública e sociedade civil organizada dentre elas podemos destacar:
O Presidente da Comissão de Segurança Pública Dep. João Leite (PSDB) e de sua
vice-presidente Dep. Maria Tereza de Lara (PT).
A comissão de representação é composta por representantes de 35 entidades,
visto que destacamos a presença das Associações dos Guardas Municipais de
Mariana e Nova Lima e da Guarda Municipal de Uberaba com maior número de integrantes.
O trabalho desse grupo inclui a discussão e o encaminhamento, junto com a Comissão de Segurança Pública da ALMG, das 42 propostas finais do fórum
técnico,que podem ser transformadas em proposições legislativas ou políticas
públicas e podem ser ainda objetos de novos debates ou gestões junto a órgãos
oficiais.
Entre as propostas finais, a plenária do fórum priorizou 20 voltadas para a
prevenção e o combate ao uso de drogas.Haja vista que durante a reunião foi
feita a eleição para a escolha da coordenação do Fórum,o qual vencida pela Sandra Bossio por uma votação esmagadora,uma vez que a mesma vem demonstrando ser uma grande mobilizadora junto a sociedade civil.
No final do Fórum Técnico de Segurança Pública as Associações dos Guardas
Municipais de Mariana e Nova Lima entregaram ao Presidente da Comissão de
Segurança Pública Dep. João Leite e para o assessor da superintendência de
integração da secretária de Estado de defesa social Rodrigo Xavier documento
este que comprovam as intervenções arbitrarias feitas pelas autoridades
policiais da região dos inconfidentes, João Leite prometeu à Associação dos
Guardas Municipais que levará o caso à Comissão de Segurança Pública.
Fonte: www.guardasmunicipais.com.br
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Polícia Civil e Prefeitura capacitam guardas municipais de Varzea Grande-MT.
Polícia Civil e Prefeitura capacitam guardas municipais de VG
Um curso de capacitação para atendimento de ocorrências criminais está sendo realizado com a Guarda Municipal de Várzea Grande, numa parceria entre a Polícia Judiciária Civil e a Prefeitura do município. O treinamento iniciou na quarta-feira (04.11) e vai até o dia 2 de dezembro deste ano, no Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC) do Parque do Lago. Ao todo serão 100 guardas municipais, divididos em cinco turmas.
As palestras estão programadas para os dias 4, 10, 11, 25 de novembro e 2 de dezembro, com os temas preservação de local de crime, ministrada pelo perito criminal Lina Leite de Almeida; drogas pelo delegado Bibiano Nunes Ferreira; violência contra vulneráveis – mulher, criança, adolescentes, idoso, racismo e homofobia – com a delegada Silvia Virgína Biagi Ferrari.
A reciclagem foi iniciativa da Diretoria Metropolitana Adjunta para atualizar os procedimentos de atendimento de ocorrências junto ao efetivo da guarda municipal. De acordo com a diretora metropolitana adjunta, Sílvia Virginia Biagi Ferrari, é importante que os guardas tenham noções corretas do atendimento em casos de violência contra mulheres, crianças e adolescentes e da preservação do local de crime para o processo de investigação. “A capacitação contribui com o melhoramento do nível técnico dos guardas municipais, que têm um relacionamento com a polícia”, disse.
O inspetor de Trânsito da GM/VG, Juliano Lemos, disse que foi a primeira vez que a guarda participou de uma qualificação realizada em parceria com a Polícia Civil. “Esta é uma forma de revisarmos o Código Penal e o Código de Processo Penal, aperfeiçoando o atendimento prestado por nós nas ruas”, esclarece.
Diário de Cuiabá
Fonte:Blog do gcm Carlinhos Silva
O MUNICIPIO E A SEGURANÇA PÚBLICA ;UMA NOVA VISÃO.
Artigo publicado no Jornal O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS –
O direito à segurança é inviolável. Está garantido no artigo 5º da Constituição Federal. Isso é pacífico. No entanto, a rápida evolução da criminalidade desafia preceitos constitucionais. O crime, cada vez mais organizado, vem aterrorizando a população. Os criminosos que antigamente, no máximo, aglutinavam-se em pequenas quadrilhas, hoje se estruturam em organizações sofisticadas, com atuação internacional. A sociedade assiste, indignada, estupefata e aterrorizada, ao absurdo surgimento de um poder paralelo da bandidagem que confronta a autoridade pública.
Está claro que os métodos tradicionais de combate e prevenção da criminalidade são ineficazes. E insuficientes têm sido os resultados de programas de segurança voltados para a repressão. Soma-se a esse quadro o avanço da impunidade, que se coloca como grave fator de estímulo ao crime e à violência. Há insegurança e desesperança. Mas, com certeza, não é o fim.
É possível reverter o caos. E o caminho para isso está preconizado no Projeto de Segurança Pública para o Brasil, que vem sendo trilhado pelo atual Governo Federal. Progressivamente, está sendo implantado nos estados o Sistema Único de Segurança Pública, com a integração dos diversos organismos policiais dos poderes executivos Federal, estaduais e municipais. Essa integração, compartilhando experiências, é que dará maior eficácia à luta contra a violência e o crime organizado.
A partir de agosto de 2007, uma nova estratégia foi lançada, no âmbito do Ministério da Justiça: o Pronasci - Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. Destina-se ao controle e à repressão da criminalidade, atuando nas raízes socioculturais, articulando ações de segurança pública com políticas sociais, por meio da integração entre União, estados e municípios. Trata-se de estabelecer um novo paradigma para a segurança pública em nosso País, com políticas preventivas e articuladas.
Governos comprometidos com a justiça e com o exercício da ética na política, determinados a aprofundar a democracia incorporando os brasileiros mais pobres à cidadania plena, estendendo a todos os homens e mulheres os direitos civis e os benefícios do Estado de Direito Democrático, têm que dedicar-se com prioridade ao combate à violência, em todas as suas formas. Da fome à tortura, do desemprego à corrupção, da desigualdade injusta à criminalidade. O Pronasci oferece as ferramentas a quem deseja aplicá-las em prol da sociedade.
Foi essa a opção feita por Teresópolis, que fechou parceria com o Governo Federal. Convênio entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Justiça vai permitir ao município uma nova visão sobre o seu papel nas ações de segurança pública. É uma aliança forte porque está embasada em um propósito único: articular ações de segurança pública e projetos sociais. Nessa nova visão, a criminalidade não é só caso de polícia. É caso, também, de polícia. Porque existe uma relação do social com o crime que se alimenta da injustiça e da exclusão.
O Pronasci, que vai chegar a Teresópolis, atua nessa dupla frente: cidadania e segurança pública. Busca a valorização dos profissionais de segurança pública, inclusive inserindo as guardas municipais no papel de prevenção à violência e à criminalidade. Objetiva promover o acesso de adolescentes e jovens às políticas sociais governamentais e o acesso à justiça para a população. Fortalece o conceito de segurança como direito humano. Valoriza e promove as redes sociais e institucionais articuladas em torno do tema da segurança pública, bem como as iniciativas de educação pela paz e não-violência.
O Pronasci é o avanço. É o novo paradigma para a segurança pública. É o que fará diferença para a sociedade brasileira. Para os cidadãos e visitantes de Teresópolis.
*Antonio Carlos Biscaia é deputado federal do PT-RJ e ex-Procurador Geral de Justiça do estado do Rio
O direito à segurança é inviolável. Está garantido no artigo 5º da Constituição Federal. Isso é pacífico. No entanto, a rápida evolução da criminalidade desafia preceitos constitucionais. O crime, cada vez mais organizado, vem aterrorizando a população. Os criminosos que antigamente, no máximo, aglutinavam-se em pequenas quadrilhas, hoje se estruturam em organizações sofisticadas, com atuação internacional. A sociedade assiste, indignada, estupefata e aterrorizada, ao absurdo surgimento de um poder paralelo da bandidagem que confronta a autoridade pública.
Está claro que os métodos tradicionais de combate e prevenção da criminalidade são ineficazes. E insuficientes têm sido os resultados de programas de segurança voltados para a repressão. Soma-se a esse quadro o avanço da impunidade, que se coloca como grave fator de estímulo ao crime e à violência. Há insegurança e desesperança. Mas, com certeza, não é o fim.
É possível reverter o caos. E o caminho para isso está preconizado no Projeto de Segurança Pública para o Brasil, que vem sendo trilhado pelo atual Governo Federal. Progressivamente, está sendo implantado nos estados o Sistema Único de Segurança Pública, com a integração dos diversos organismos policiais dos poderes executivos Federal, estaduais e municipais. Essa integração, compartilhando experiências, é que dará maior eficácia à luta contra a violência e o crime organizado.
A partir de agosto de 2007, uma nova estratégia foi lançada, no âmbito do Ministério da Justiça: o Pronasci - Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. Destina-se ao controle e à repressão da criminalidade, atuando nas raízes socioculturais, articulando ações de segurança pública com políticas sociais, por meio da integração entre União, estados e municípios. Trata-se de estabelecer um novo paradigma para a segurança pública em nosso País, com políticas preventivas e articuladas.
Governos comprometidos com a justiça e com o exercício da ética na política, determinados a aprofundar a democracia incorporando os brasileiros mais pobres à cidadania plena, estendendo a todos os homens e mulheres os direitos civis e os benefícios do Estado de Direito Democrático, têm que dedicar-se com prioridade ao combate à violência, em todas as suas formas. Da fome à tortura, do desemprego à corrupção, da desigualdade injusta à criminalidade. O Pronasci oferece as ferramentas a quem deseja aplicá-las em prol da sociedade.
Foi essa a opção feita por Teresópolis, que fechou parceria com o Governo Federal. Convênio entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Justiça vai permitir ao município uma nova visão sobre o seu papel nas ações de segurança pública. É uma aliança forte porque está embasada em um propósito único: articular ações de segurança pública e projetos sociais. Nessa nova visão, a criminalidade não é só caso de polícia. É caso, também, de polícia. Porque existe uma relação do social com o crime que se alimenta da injustiça e da exclusão.
O Pronasci, que vai chegar a Teresópolis, atua nessa dupla frente: cidadania e segurança pública. Busca a valorização dos profissionais de segurança pública, inclusive inserindo as guardas municipais no papel de prevenção à violência e à criminalidade. Objetiva promover o acesso de adolescentes e jovens às políticas sociais governamentais e o acesso à justiça para a população. Fortalece o conceito de segurança como direito humano. Valoriza e promove as redes sociais e institucionais articuladas em torno do tema da segurança pública, bem como as iniciativas de educação pela paz e não-violência.
O Pronasci é o avanço. É o novo paradigma para a segurança pública. É o que fará diferença para a sociedade brasileira. Para os cidadãos e visitantes de Teresópolis.
*Antonio Carlos Biscaia é deputado federal do PT-RJ e ex-Procurador Geral de Justiça do estado do Rio
Fonte:Blog do gcm de Ibate
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
MORTE DE GUARDA MUNICPAL EM OSASCO É DENUNCIADA Á OFA
Comandante afirma que subordinado foi executado por policiais militares e decide recorrer a instituições internacionais em busca de punição
Bruno Paes Manso - O Estado de S.Paulo
Poderia ser mais um caso suspeito de resistência seguida de morte envolvendo policiais militares de São Paulo com poucas chances de ser esclarecido. Mas a vítima foi um guarda-civil metropolitano de Osasco e o comando da corporação comprou a briga. No dia 25 de outubro, o comandante da GCM da cidade, Gilson Menezes, denunciou o caso na Comissão Interamericana de Direitos Humanos em Washington, nos Estados Unidos.
Foi a primeira vez que uma autoridade brasileira denuncia um caso de violência policial na Organização dos Estados Americanos (OEA). Ele atuou em parceria com as ONGs Geledés e Global Rights. "Foi uma execução e agora que denunciamos o caso em instâncias internacionais não tem mais volta. O caso não será arquivado. O que mais me revolta é que os autores ainda estão na rua, trabalhando normalmente", afirma Menezes.
A morte do GCM aconteceu em 13 de dezembro do ano passado. Ataídes Oliva de Araújo, de 53 anos, que além de guarda-civil era formado em Geografia, estava saindo de um bar com a mulher, por volta das 20 horas, quando foi atacado por três homens e duas mulheres. No meio da briga, Oliva deu um tiro para o chão. Policiais da Força Tática do 14.º Batalhão da PM de Osasco ouviram o disparo e foram ao local.
Segundo versão dos policiais, o guarda-civil atirou primeiro na viatura. Os policiais afirmam que atiraram em legítima defesa. Alguns elementos do laudo da Polícia Técnico-Científica, contudo, ajudam a identificar uma série de lacunas na versão oficial. Conforme a perícia, o local do crime foi "deveras prejudicado", já que os técnicos encontraram somente um cartucho de pistola ponto 40, arma usada por policiais militares, "indicando que "os cartuchos restantes foram recolhidos antes da chegada da polícia ao local".
Laudo. Foram constatados 16 ferimentos no cadáver, caracterizando excesso por parte dos policiais. Além disso, os ferimentos indicam que as perfurações foram produzidas por "tiros disparados a curta distância, com orientação de cima para baixo e contra a vítima tombada sobre o piso". O comandante da GCM de Osasco afirma que a denúncia visa a provocar mudanças no atual estágio de violência envolvendo policiais militares. "A corregedoria da PM, que deveria ser independente, é corporativista. Existe uma cultura do uso da arma de fogo na PM", avalia.
Para comparar, Menezes menciona alguns números da GCM. Foram 1.333 flagrantes que viraram boletim de ocorrência desde 2005 e nenhum caso de resistência seguida de morte. Procurada, a Assessoria de Imprensa da PM afirmou que só vai se manifestar sobre o caso hoje.
Fonte:http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101104/not_imp634353,0.php
Foi a primeira vez que uma autoridade brasileira denuncia um caso de violência policial na Organização dos Estados Americanos (OEA). Ele atuou em parceria com as ONGs Geledés e Global Rights. "Foi uma execução e agora que denunciamos o caso em instâncias internacionais não tem mais volta. O caso não será arquivado. O que mais me revolta é que os autores ainda estão na rua, trabalhando normalmente", afirma Menezes.
A morte do GCM aconteceu em 13 de dezembro do ano passado. Ataídes Oliva de Araújo, de 53 anos, que além de guarda-civil era formado em Geografia, estava saindo de um bar com a mulher, por volta das 20 horas, quando foi atacado por três homens e duas mulheres. No meio da briga, Oliva deu um tiro para o chão. Policiais da Força Tática do 14.º Batalhão da PM de Osasco ouviram o disparo e foram ao local.
Segundo versão dos policiais, o guarda-civil atirou primeiro na viatura. Os policiais afirmam que atiraram em legítima defesa. Alguns elementos do laudo da Polícia Técnico-Científica, contudo, ajudam a identificar uma série de lacunas na versão oficial. Conforme a perícia, o local do crime foi "deveras prejudicado", já que os técnicos encontraram somente um cartucho de pistola ponto 40, arma usada por policiais militares, "indicando que "os cartuchos restantes foram recolhidos antes da chegada da polícia ao local".
Laudo. Foram constatados 16 ferimentos no cadáver, caracterizando excesso por parte dos policiais. Além disso, os ferimentos indicam que as perfurações foram produzidas por "tiros disparados a curta distância, com orientação de cima para baixo e contra a vítima tombada sobre o piso". O comandante da GCM de Osasco afirma que a denúncia visa a provocar mudanças no atual estágio de violência envolvendo policiais militares. "A corregedoria da PM, que deveria ser independente, é corporativista. Existe uma cultura do uso da arma de fogo na PM", avalia.
Para comparar, Menezes menciona alguns números da GCM. Foram 1.333 flagrantes que viraram boletim de ocorrência desde 2005 e nenhum caso de resistência seguida de morte. Procurada, a Assessoria de Imprensa da PM afirmou que só vai se manifestar sobre o caso hoje.
Fonte:http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101104/not_imp634353,0.php
50 VAGAS PARA GUARDA MUNICIPAL DE UBERABA
A Prefeitura Municipal de Uberaba-MG (www.uberaba.mg.gov.br), faz saber que será realizada a abertura de inscrição ao Concurso Público para selecionar profissionais para provimento de cargo da carreira da Guarda Municipal.
Sobre a inscrição:
- As inscrições deverão ser realizadas somente via internet, no endereço eletrônico www.fgr.org.br, no período das 9h00 do dia 29 de novembro de 2010 até às 14h00 do dia 3 de janeiro de 2011.
- O candidato que desejar poderá efetuar sua inscrição utilizando-se do laboratório da Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, situado à Rua Alaor Prata 317, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 21h30.
Os valores a serem pagos a título de Taxa de Inscrição para os cargos será de R$ 30,00 para os cargos de Nível Fundamental, devendo ser efetuado até a data do vencimento.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
COM FILHO E MARIDO EM VIAS DE FATO, SENHORA PEDE APOIO A VTR DA GUARDA MUNICIPAL .
Por volta de 16:00 hs do dia 02/11/10 próximo ao supermercado serra azul bairro São Pedro,quando passava por ali uma viatura da Guarda Municipal de Barbacena foi acionada por uma senhora que dizia estar com serios problemas em sua residência,onde seu marido e seu filho estariam em vias de fato com o risco de um matar o outro.Diante da solicitação da senhora, a equipe da Guarda Municipal composta pelos GM 2 Santiago e GM 1 Everaldo deslocaram-se ate a residência da solicitante ,a rua Irmã Catarina de Miranda onde depararam com o filho da senhora caido e sangrando muito na varanda da residência.O suposto agressor ,pai da vitima,prontamente identificou se para os GMs e disse que seu filho e usuário de drogas,estava exaltado e havia feito uma quebradeira na casa .Os GMs acionaram o corpo de Bombeiros afim de prestar socorro a vitima e a PM que tomou as demais providencias e lavrou o BO 30917.
Assinar:
Postagens (Atom)