Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

"CAFÉ COM POESIA"- EVENTO FAZ PARTE DA OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA/2012 DA ESCOLA MUNICIPAL "VISCONDE DE CARANDAÍ"


"O café com Poesia" envolveu os alunos do 4º e 5º ano, da Professora Luíza Bernadete e contou com a participação da Poetisa Eneida Lélis R. Bertolin.


“O café com poesia  realizado na Escola Municipal “ Visconde de Carandaí” pelas turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da professora, Luiza Bernadete, foi um  momento significativo e bastante proveitoso para os alunos, os quais através de uma conversa amiga e carinhosa com a poetisa Eneida Lélis R. Bertolin percorreram os caminhos da poesia e descobriram que escrever poemas é ir além do jogo de palavras.

Os referidos alunos participaram da Olimpíadas de Língua Portuguesa /2012 e desenvolveram várias atividades , tendo como foco o “fazer poético” entre elas o “Café com Poesia”.

Por GM Carlos
Iniciativas como essa,com certeza contribuem para despertar nos alunos, de uma forma diferenciada, o interesse pela leitura,  relacionando lazer, cultura e diversão ao aprendizado repassado em sala de aula.Parabéns a Diretora Rosemary, a professora Luiza Bernadete, aos alunos, e a todos da Escola Municipal "Visconde de Carandaí" no Distrito de ponto Chic. 

Cabo Bruno é morto a tiros menos de um mês após sair da prisão


Ex-militar foi abordado por dois homens armados em Pindamonhangaba, interior de São Paulo. Na década de 80, ele foi acusado de matar ao menos 50 pessoas.
Pouco menos de um mês após ser libertado , o ex-policial militar Florisvaldo de Oliveira foi morto a tiros na noite desta quarta-feira (26) na cidade de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. Conhecido como Cabo Bruno, ele foi abordado por dois homens armados enquanto voltava de um culto evangélico na cidade de Aparecida.

O crime aconteceu próximo de sua casa, por volta das 23h45, no bairro da Chácara Galega. A Polícia Civil investiga o caso e trabalha com a hipótese de execução já que nada foi levado do ex-policial. Preso na década de 80, o Cabo Bruno foi acusado de excucatar ao menos 50 pessoas, quando estaria no comando de um esquadrão da morte. Ele permanceceu preso durante 27 anos e cumpriu o período final no presídio de Tremembé.

Entenda

De acordo com a sentença, o Cabo Bruno foi condenado a 117 anos, quatro meses e três dias de reclusão. O agente militar foi preso em 26 de setembro de 1983. Ele foi solto após o indulto pleno, determinado na quarta-feira pela 2ª Vara de Execuções de Taubaté, que declarou extintas as penas privativas de liberdade e concedeu o alvará de soltura.
Durante o período de reclusão, a Justiça registrou três fugas, sendo a última recaptura em maio de 1991. Após cumprir 20 anos de prisão ininterrupta, o acusado adquiriu o direito de indulto, afirma o documento, no dia 29 de maio de 2011. Conforme a decisão, Oliveira havia se comportado bem durante o cumprimento da pena, sem cometer faltas disciplinares. (Último Segundo)

Fonte:Blog da Renata

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

FOZ DO IGUAÇU- GUARDA MUNICIPAL PODE USAR ARMA FORA DO EXPEDIENTE


A manutenção do porte da arma funcional fora do horário de serviço foi questionada pelo Ministério Público Federal
Os guardas municipais de Foz do Iguaçu (PR) poderão seguir usando armas de fogo mesmo fora de serviço. A decisão que já vigorava liminarmente desde julho deste ano foi confirmada nesta semana pela 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que considerou legal ato administrativo expedido pelo superintendente regional da Polícia Federal do Paraná.
A manutenção do porte da arma funcional fora do horário de serviço foi questionada pelo Ministério Público Federal (MPF), que ajuizou ação civil pública na Justiça Federal pedindo a suspensão do ato administrativo. Conforme o MPF, a medida seria inconstitucional e poderia colocar em risco a população.
O dispositivo questionado pelo MPF autoriza o porte de arma funcional em serviço e fora dele aos guardas municipais, bem como permite que transitem nos municípios vizinhos de São Miguel do Iguaçu e Santa Terezinha do Itaipu, no mesmo estado.
Após ter seu pedido negado em primeira instância, a Procuradoria recorreu ao tribunal. O relator do processo na corte, desembargador federal Luiz Alberto d’Azevedo Aurvalle, entendeu que deve ser respeitado o princípio da atribuição regulamentar, segundo o qual a edição de um regulamento independe da autorização legislativa.
Conforme Aurvalle, o decreto está  justificado pela comprovação de risco à integridade física dos guardas, situação singular devido à posição fronteiriça do município, que lida cotidianamente com tráfico de drogas e contrabando.
“A guarda municipal de Foz do Iguaçu atua num amplo espectro agravado pela conhecida insuficiência de pessoal componente das diversas forças de segurança, o contato recorrente dos guardas com o mundo do crime os deixa inevitavelmente expostos à criminalidade. Fora do expediente, sem as armas, ficarão expostos e absolutamente desprotegidos”, observou o desembargador.
O MPF argumenta que, em cidades com população entre 50 mil e 500 mil habitantes, caso de Foz do Iguaçu, o porte de arma é permitido apenas no horário de serviço, conforme o Estatuto do Desarmamento. A isso, Aurvalle entende que deve prevalecer o interesse público sobre o particular. “Não há sentido em obstar o porte de arma e permitir que esses funcionários públicos fiquem à mercê dos bandidos quando não estiverem trabalhando. Não é a quantidade de habitantes de uma cidade que deve ensejar a autorização para o porte de arma ou não, mas a natureza do serviço que no caso o exige”, concluiu.

SANTOS DUMONT TERÁ SISTEMA DE VÍDEO MONITORAMENTO


Projeto de Vídeo Monitoramento de Segurança Eletrônica já está em fase de implantação em Santos Dumont.

A empresa contrata para realizar o serviço de instalação do equipamento já está desenvolvendo essa rede nas principais vias do centro da cidade.

O projeto inicial prevê a instalação de câmeras em pontos estratégicos da cidade, que irão fazer o monitoramento por 24 horas ininterruptas.
Além de monitorar o trânsito, o projeto de Vídeo Monitoramento de Segurança Eletrônica, tem como objetivo inibir a violência, além de assaltos e furtos no comércio em geral.


Por GM Carlos
Se considerarmos os prejuízos que os comércios e cidadãos tem tido com pequenos e grandes furtos e ate assaltos, Barbacena ja passou da hora de ter um sistema de video monitoramento na região central. Com certeza absoluta isso diminuiria drasticamente esses eventos, alem de inibir também a violência.
Parabéns a Santos Dumont, que na nossa região,  sai na ferente no combate a criminalidade. 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

AMERICANA (SP)- GUARDA MUNICIPAL SURPREENDE ADOLESCENTE COM DROGAS PERTO DE ESCOLA




Os patrulheiros dos Anjos da Guarda (Ronda Escolar) da GAMA (Guarda Municipal de Americana) surpreenderam um adolescente de 15 anos portando droga, nas imediações de uma escola, no bairro Chácaras Machadinho, por volta das 14h de ontem, 20/09. Com ele, os patrulheiros Cleiton e Edilaine apreenderam um cigarro de maconha e um celular.
Outro menor – usando uniforme da escola – conseguiu escapar sentido ao matagal. Posteriormente, o adolescente de 15 anos acabou confessando que tinha mais entorpecentes na casa dele. Os guardas municipais foram até o imóvel e com autorização da mãe entraram na casa. “Encontramos um chavador – usado para amassar a maconha, dez porções no total de 40g, folhas de seda, um celular e um isqueiro”, comentou Edilaine, que faz parte dos Anjos da Guarda.
No celular apreendido pela Polícia Civil tinha uma mensagem chamando o menor para ir na casa de outro rapaz. “Tem um cara que vai trazer 100g da “verde loka” (maconha)”. Questionado sobre o assunto, o adolescente disse que era um “chegado” (conhecido dele), mas não quis informar a identidade.
Durante o registro do ato infracional, o menor estava acompanhado pela mãe. Ele estuda em um colégio particular.
Por determinação do delegado Luis Carlos Gazarini, o adolescente foi liberado para a mãe mediante compromisso de ser apresentado nos próximos dias a Vara da Infância e Juventude para acompanhamento do caso.
MAIS APREENSÕES
Outras três apreensões de entorpecentes foram realizadas pela GAMA no período de duas horas. Uma delas aconteceu no Parque da Liberdade, por volta das 17h. Um adolescente de 17 anos com mais de dez apreensões em dois anos, por envolvimento com porte ou tráfico de droga foi localizado pelos guardas municipais.
Desta vez, os patrulheiros V. Miranda e Divino apreenderam com ele, 64 porções de cocaína com 132g. Ele foi encaminhado ao 1º Distrito Policial e depois custodiado ao Naia (Núcleo de Atendimento Integrado de Americana).
Em outra abordagem no mesmo bairro e praticamente no mesmo horário, os guardas municipais Rogério e D. Beraldo apreenderam 29 microtubos com cerca de 30g cada. O suspeito T. L. P., foi surpreendido pegando as porções que estavam escondidas em um matagal. O suspeito foi encaminhado ao plantão policial, onde a ocorrência está sendo apresentada.
Na vila Mathiensen, um adolescente de 17 anos foi surpreendido com 32 trouxinhas de maconha, cinco pedras de crack, cinco porções de cocaína com cerca de 40g durante uma abordagem por volta das 15h de hoje. O ato infracional foi apresentado no 2º Distrito Policial, o menor foi liberado ao responsável.

Fonte: Cristiani Azanha – Assessoria de Imprensa da Guarda Municipal de Americana/SP

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

JORNALISTA DEFENDE GUARDA MUNICIPAL ARMADA

O jornalista Diogo Hutt, do programa Primeira Hora, da TV Tarobá, de Londrina-PR fala sobre a realidade vivida pela Guarda Municipal ao patrulhar sem arma de fogo.O comentário se aplica às várias GM's no Brasil que atuam desarmadas.

Comentário muito bom, sério, sem hipocrisia ou demagogia, onde ele demonstra conhecimento de causa e coragem para falar a verdade dos fatos.

domingo, 16 de setembro de 2012

PREFEITURA REALMENTE PREOCUPADA COM A SEGURANÇA DOS MUNÍCIPES


BARUERI JÁ CONTA COM BASE MÓVEL DE VIDEOMONITORAMENTO


clique na imagem para ampliar  
Público observando a Base Móvel de Videomonitoramento
A Secretaria dos Assuntos de Segurança da Prefeitura de Barueri já dispõe de unidade móvel de monitoramento em vídeo destinada às ações de prevenção à criminalidade, agilização doatendimento de ocorrências e operações de trânsito, entre outras atribuições. A Base Móvel de Videomonitoramento de Barueri é única em todo o Estado de São Paulo.

A ferramenta foi utilizada pela primeira vez durante o desfile da Independência, na sexta-feira, dia 7. “O equipamento entre outras aplicações será utilizado para monitorar eventos de grande vulto, tais como jogos de futebol e shows musicais, entre outros, a fim de contribuir para a segurança do munícipe”, explicou o chefe de gabinete da Secretaria, Carlos Alberto Gomes Juvino.

Como funciona o dispositivo
Uma câmera de vídeo colorida de alta resolução, com zoom de 32x, alcance de 1,8 mil metros e funcionamento noturno foi acoplada no topo da viatura Fiat/Ducato da Guarda Municipal de Barueri.
As imagens captadas pelo sistema são monitoradas simultaneamente pela equipe de serviço da unidade e pela Central de Videomonitoramento da Secretaria dos Assuntos de Segurança.

“As imagens são retransmitidas por sinal de radiofrequência para a Central de Videomonitoramento, permitindo total comando das operações”, comentou o engenheiro eletrônico da Secretaria, idealizador e implementador do sistema, Josué Estefani de Souza, com o apoio dos técnicos Laerte Moreira e Márcio Henrique Cunha.
A unidade móvel “possui o mesmo software utilizado pela Central de Videomonitoramento, possibilitando em tempo real o monitoramento de qualquer uma das 300 câmeras distribuídas por todo o município”, revelou o engenheiro eletrônico.

Os munícipes que prestigiaram o desfile puderam conferir de perto a mais nova ferramenta de monitoramento do município de Barueri. “Isso sim é tecnologia de cidade de primeiro mundo. Isso mostra que a prefeitura está realmente preocupada com a segurança dos munícipes”, concluiu o cidadão Gilmar Salvador dos Santos, de 30 anos.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

RIO DE JANEIRO- CONFRONTO COM CAMELÔS DEIXA TRÊS GUARDAS FERIDOS



Guardas municipais foram agredidos por reprimir venda de CDs piratas.
Mais de 100 agentes reforçam patrulhamento no Centro da cidade.

Marcelo AhmedDo G1 RJ
Grupo de policiais chega ao mercado popular da Uruguaiana, no Centro do Rio, na tarde desta sexta (14) (Foto: Susan Vidinhas/G1)
Guardas do Grupamento de Operações Especiais (GOE) chega ao mercado popular da Uruguaiana, no Centro do Rio, para controlar o tumulto ocorrido na tarde desta sexta (14) (Foto: Susan Vidinhas/G1)


Duas pessoas foram presas e três guardas municipais feridos após confronto camelôs, por volta das 16h desta sexta-feira (14), nas proximidades do comércio popular da Uruguaiana, no Centro do Rio.
De acordo com informações da GM-Rio, o conflito começou depois que uma dupla de agentes tentou apreender CDs e DVDs piratas em uma das barracas localizada na esquina entre as ruas Buenos Aires e Uruguaiana. Houve resistência, e a confusão começou.
Na versão dos camelôs, foram os guardas que começaram a briga, ao recolherem mercadorias de um ambulante que vendia acessórios para celular.
Segundo Lima Castro, os camelôs atiraram pedras em direção aos guardas. Os três agentes feridos foram encaminhados ao Hospital Souza Aguiar, também no Centro. De acordo com a corporação, Fernando Júnior sofreu ferimentos na cabeça e precisou levar pontos, enquanto Douglas Stagnolo foi atingido no braço.
Na confusão, um pedestre, que também foi atingido por uma pedrada, foi socorrido pelos guardas municipais e levado para o mesmo hospital. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde.
Após o tumulto, dois camelôs foram presos e e encaminhados para a 1ª DP (rua da Relação).
Reforço na segurança
Após a confusão, a Guarda Municipal reforçou a segurança em pontos estratégicos no local. Ao todo, 140 homens estão na Uruguaiana. Policiais militares do 5º BPM (Praça da Harmonia) também ajudam no patrulhamento.
Por volta das 17h20, o clima era de aparente tranquilidade no entorno do camelódromo. No entanto, alguns comerciantes optaram por fechar suas lojas.
O comandante da GM-Rio, coronel Lima Castro, disse que não há informações de que os guardas tenham usado spray de pimenta ou bala de borracha durante o conflito. “Se houve algum excesso, caso haja queixa ou reclamação, estamos aqui para receber”, disse o comandante
Fonte:G1
.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

FEIRA DE SANTANA - GUARDA MUNICIPAL RECEBE INVESTIMENTOS E TRÁS RETORNO A POPULAÇÃO, TORNANDO A CIDADE MAIS TRANQUILA

O Governo Municipal promoveu grandes investimentos para a Guarda Civil Municipal de Feira de Santana nos últimos anos. A categoria tem muitos motivos para comemorar as significativas conquistas como a aprovação do Estatuto, aquisição de novos coletes à prova de bala, capacetes, fardamentos, além de mais viaturas e motocicletas.
O Estatuto da Guarda Civil Municipal entrou em vigor no mês de julho de 2011, e garante que os servidores gozem dos seus direitos e benefícios, como, organização na estrutura do órgão, estabilidade, licença do Guarda Municipal, dentre outras garantias. “A Guarda Municipal foi muito valorizada nos últimos anos. Foram oferecidos cursos de capacitação, aquisição de motocicletas, veículos novos, fardamento, dentre outros investimentos. Além da aprovação do Estatuto que garantiu salário compatível a categoria e assinatura de importantes convênios com o Governo Federal”, ressalta o secretário municipal da SEPREV, Mizael Freitas.
A Guarda Civil Municipal foi abrigada na nova sede da Seprev, garantindo assim a integração das forças de segurança no combate à violência no Município. Como forma de homenagem e valorização a corporação também ganhou um hino de autoria do secretário municipal da Seprev, Mizael Freitas, “o hino Guardiões da Princesa do Sertão”, que ressalta o dever da corporação em proteger o cidadão com qualidade.
Visando garantir mais segurança à população feirense, diversos cursos e treinamentos foram promovidos para aperfeiçoar o atendimento prestado aos cidadãos. Eles receberam capacitação para aprimorar técnicas de defesa pessoal, imobilização tática e operações especiais. 
A violência no ambiente escolar foi reduzida em 90% (noventa por cento) com a implantação do Projeto Paz nas Escolas, realizando ronda diuturnamente nas escolas da sede e zona rural.

fonte: http://febaguam.blogspot.com.br/2012/09/guarda-municipal-de-feira-de-santana-ba.html

terça-feira, 11 de setembro de 2012

"DROGAS NEM PENSAR! UMA REFLEXÃO A FAVOR DA VIDA"- GUARDA MUNICIPAL REALIZA PALESTRA NA E. M. CRISPIM BIAS FORTES

Realizaram a palestra os guardas Municipais Carlos...


A Guarda Municipal de Barbacena, através da DEAP- Divisão Especial de Ações Preventivas/Ronda Escolar, realizou nesta segunda - feira dia, 10,  palestra "DROGAS NEM PENSAR! UMA REFLEXÃO A FAVOR DA VIDA",aos alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Crispim Bias Fortes, no distrito de Torres.

"Eu achei a palestra muito legal, influenciará todos aqui na escola. Nunca fumei ou bebi e agora estou mais certo de que devo continuar assim. Gostei muito! obrigado por vocês terem vindo aqui." Disse um dos alunos.

O encontro  aconteceu no turno da  tarde e contou também com a participação da Diretora da escola Sra Claudia, professores(as) e funcionários. 

A palestra faz parte do programa "Ronda Escolar" e busca despertar os alunos para uma reflexão em torno do mundo obscuro e devastador da drogas.

...e Viol.



MENOR É APREENDIDO APÓS CHUTAR PORTAS DE LOJAS E TENTAR LANÇAR UMA GARRAFA CONTRA GUARDAS MUNICIPAIS


Um menor acabou sendo apreendido na madrugada de domingo para segunda, na praça dos Andradas, centro de Barbacena.

Guardas Municipais que faziam o patrulhamento nas praças centrais, foram acionados por um cidadão dizendo que mais adiante havia um individuo chutando portas de lojas.

Quando os Guardas chegaram no local, depararam com R.C.L.G de 17 anos, completamente alterado e portando em uma das mãos uma pedra e na outra uma garrafa de vidro.

Após pedir apoio de uma viatura da Guarda Municipal, os Guardas verbalizando, tentaram convencer o menor a se desfazer dos objetos em mãos, momento em que o mesmo na tentativa de lançar a garrafa contra os Guardas Municipais, acabou caindo, vindo a se cortar com a garrafa. Neste momento, para garantir a integridade do próprio menor, que estava descontrolado e também da guarnição, os Guardas Municipais imobilizaram e algemaram R.C.L.G.

O menor foi conduzido a Santa Casa de Misericórdia, onde recebeu atendimento medico, e em seguida, acompanhado de uma conselheira tutelar, conduzido a Delegacia de Policia para providencias cabíveis.

Após os trabalhos, a autoridade policial liberou o menor sob a responsabilidade da conselheira tutelar, sendo ele encaminhado ate sua residência. Mas por estar agitado dizendo que iria quebrar a residência inteira, o menor acompanhado também de sua genitora, foi conduzido ao CAPS, onde ficou sob cuidados médicos.

Um salve aos Guardas: Santiago, Moura, Victor e Fabri que atuaram com profissionalismo em mais uma ocorrência.

sábado, 8 de setembro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA NO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO




O dia 7 de setembro é comemorado em várias cidades brasileiras com um desfile de entidades militares e civis para autoridades e sociedade. Em Barbacena,  o desfile aconteceu na  avenida Governador Bias Fortes, no período da manhã.Veja algumas fotos do desfile que comemorou o Dia da Independência do Brasil, tendo a participação brilhante da  Guarda Municipal de Barbacena.









Parabéns a todos os Guardas Municipais que  numa demonstração de patriotismo e espirito de corpo, realizaram um desfile vibrante e digno da instituição Guarda municipal. 

GUARDA MUNICIPAL MINISTRA PALESTRA AOS ALUNOS DO PROJOVEM, NÚCLEO "OSVALDO FORTINI"


Guardas municipais Carlos e Peixoto.
Dando continuidade ao proposito de ministrar a palestra "Refletindo a Epidemia Crack" aos alunos do PROJOVEM, os Guardas Municipais Peixoto e Carlos, desta vez ministraram a palestra aos alunos do núcleo "Osvaldo Fortini".

O encontro aconteceu na última quinta-feira, 06, as 19:30 hs,  e culminou com uma festa de aniversario surpresa para a Diretora da escola, Sra Irani. A festa foi promovida pelas coordenadoras, professoras(es) e alunos do PROJOVEM.

Na semana passada, a mesma palestra, que é uma reflexão que fortalece a ideia de termos que ficar longe das drogas, foi realizada aos alunos do EJA e PROJOVEM, núcleo "Padre Sinfrônio de Castro".





A Diretora Irani, que foi surpreendida com uma festa surpresa, entrega para sua filha o 1º pedaço de bolo.

VEJA ALGUNS COMENTÁRIOS DOS ALUNOS

"Eu gostei muito da palestra.Seria tão bom se todos não usasse drogas...Vendo a palestra aprendi e vi coisas que nunca presenciei. Se todos soubessem o estrago que a droga faz , levando a morte. Esse tipo de palestra deveria ser apresentada todo mês nas escolas. Adorei a palestra."

"Apesar de meus pais sempre falarem de drogas comigo e eu sempre tive consciência que drogas não presta, esta palestra me mostrou o que é realmente as drogas. Ela destrói famílias, arrasa com a sociedade e com a juventude em geral. Parabéns e obrigado à Guarda municipal."

 

ESCOLA E CRECHE MUNICIPAL REALIZAM DESFILE DA INDEPENDÊNCIA


A creche Municipal "Monte Mario" realizou na última quinta-feira, as 10:00 hs, o seu desfile em comemoração ao dia da independência.

Sob a orientação da coordenadora Michele e das monitoras, as crianças saíram marchando em direção a principal praça do bairro Monte Mario, onde contornaram a mesma, voltando para o ponto inicial.

O desfile contou com a participação da fanfarra do colégio Tiradentes e com uma equipe da Ronda Escolar da Guarda Municipal de Barbacena, que garantiu a segurança do evento.

Neste mesmo dia, as 15:00 hs, também realizou o desfile da independência, a Escola Municipal "Monsenhor Lopes" em Senhora das Dores. Os alunos desfilaram pelas principais ruas do distrito.
    

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Em Maceió, Alagoas, Regina Miki cobra mais ações da Prefeitura no combate à violência

A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, que está em Maceió para discutir os resultados do Programa Brasil Mais Seguro em Alagoas, participou, na tarde desta terça-feira (04), da 4ª e última sessão da Comissão Especial de Inquérito (CEI), da Câmara Municipal de Maceió, criada para investigar os números da violência na capital alagoana. Antes de começar a audiência pública, no plenário da Casa de Mário Guimarães, Miki cobrou mais ações por parte do Município no combate ao crime, defendeu a guarda municipal armada, confirmou que a quantidade de assassinatos no Estado diminuiu, e que a grande maioria dos homicídios já tem a autoria material descoberta. 

A secretária nacional chegou a Maceió nesta terça-feira, já se reuniu com os dirigentes da Força Nacional que estão em missão em Alagoas, encontrou-se rapidamente com o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e, em seguida, participou da sessão da CEI. Entretanto, antes de começar o debate, ela concedeu coletiva.

A primeira cobrança de Regina Miki voltou-se para a Prefeitura de Maceió: “Quando descobri que o Jacintinho era um bairro violento e tinha algumas praças inutilizadas, mas que estavam à disposição dos moradores para servir de área de lazer, resolvemos, então, instalar uma base da Polícia Comunitária lá. É preciso deixar claro que o combate à violência não se faz apenas com o policiamento ostensivo. É preciso ter escolas boas funcionando e os agentes de saúde, que estão em contato direto com o povo, sabem dos problemas de cada família e podem acionar o órgão competente para tentar resolvê-los, e logicamente, têm que cuidar melhor da qualidade de vida daqueles moradores”, explicou ela. 

“A Guarda Municipal também pode auxiliar no trabalho da polícia. O Estatuto do Desarmamento prevê que os guardas andem armados, basta que sejam treinados para isso. Entretanto, é necessário que a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) treine esse pessoal para que ele possa saber manusear a arma. A própria Força Nacional poderia capacitar a Guarda, basta que a Prefeitura faça esse pleito. Mas, os profissionais terão que ter em mente a clareza de que só poderão fazer uso do armamento numa situação de extrema necessidade. O diálogo deverá ser a primeira alternativa de resolução de um conflito”, defendeu Regina Miki. 

Redução no número de assassinatos 

A secretária nacional de Segurança Pública voltou a afirmar que a quantidade de homicídios em Alagoas tem sofrido uma redação considerável. Ela informou que os números caíram em quase 50% nesses dois meses de implantação do Programa Brasil Mais Seguro, quando comparados com os dados do mesmo período do ano passado. 

Regina Miki também afirmou que a grande parte dos assassinatos em Alagoas já tem o autor identificado. “Em 80% dos homicídios nós já temos a autoria, o que é um dado muito importante. E, em 57% dos casos, os acusados já estão presos. Inclusive quero destacar os trabalhos do coordenador da Força Nacional Militar, capitão Celso Mlanarczyki e do coordenador da Força Nacional Judiciária, delegado Fernando Bruno, além dos serviços que estão sendo feitos pelas polícias de Alagoas. Estamos no caminho certo, tentando implantar a cultura da paz e combatendo a cultura da violência”, disse a representante do Ministério da Justiça.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

HOMEM APRONTA EM BANHEIRO PÚBLICO E ACABA PRESO PELA GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA

Na última sexta-feira, 31, por volta das 13:20 horas, a equipe de Guardas Municipais que realizava o patrulhamento nas praças centrais, foi acionada pelo servidor C.L.B, 57 anos , responsável pela manutenção do banheiro público, que fica próximo ao camelódromo, no centro da cidade.

O funcionário público relatou às Guardas que L.C.M, 24 anos, teria subtraído certa quantia em dinheiro da caixa de contribuição que fica no referido banheiro público. Quando as Guardas Municipais chegaram no local, depararam com L.C.M agitado, o qual começou  àmeaçar o funcionário público, e só não o agrediu porque houve a intervenção das Guardas Municipais.

Diante dos fatos a equipe acionou a CECOM/GMB, sendo deslocada até o local uma viatura, momento em que foi dada voz de prisão em flagrante a L.C.M, sendo ele apresentado, juntamente com a vitima à autoridade competente, para as providencias cabíveis.

Um salve ao trabalho correto da equipe de Guardas da Pça: Turqueti e Daniela e a equipe da Vtr: Wagner e alex.    

ACM NETO QUER ARMAR E COLOCAR 3,5 MIL GUARDAS MUNICIPAIS NAS RUAS DE SALVADOR, ATE O FINAL DE SEU MANDATO,CASO SEJA ELEITO

 

O candidato do DEM a prefeito de Salvador, ACM Neto, participou na manhã de ontem de uma caminhada na rua Hélio Machado, na Boca do Rio, onde prometeu construir no bairro uma base da Guarda Municipal. “Conversei com muitos moradores e comerciantes e todos foram unânimes em dizer que falta segurança pública no bairro.
De fato, o governo do PT abandonou a segurança em todo o estado”, disse ACM Neto, destacando que a rua, por concentrar lojas, bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, é o alvo preferencial dos criminosos na região. Alguns gerentes e proprietários de lojas, que normalmente suspendem suas atividades ao meio-dia, resolveram fechar os estabelecimentos mais tarde apenas para conversar com Neto.
Acompanhado pela professora Célia Sacramento, vice em sua chapa, pelo secretario municipal João Carlos Bacelar (Educação) e por dezenas de candidatos a vereador, o democrata conversou com comerciantes e afirmou também que pretende contratar, mediante concurso público, mais dois mil integrantes para a Guarda Municipal até o final de sua administração, caso vença as eleições.
“Serão 3,5 mil homens e mulheres treinados e armados nas ruas para devolver a segurança que o PT tirou da população”, disse o candidato. Ainda na Boca do Rio, o democrata acrescentou que seu programa de governo prevê a instalação de 400 câmaras de segurança em toda a cidade, a maioria delas previstas para serem instaladas nos bairros mais violentos.
“Vamos levar o olhar eletrônico para as ruas, avenidas, becos e bairros. Quero fazer de Salvador uma cidade que dê orgulho para os seus moradores e visitantes”, disse Neto.
Hoje, o candidato participa, pela manhã, de encontro com lideranças do Subúrbio Ferroviário, e, à tarde com representantes de Cajazeiras e Brotas. À noite, realiza encontro com candidatos a vereador de sua chapa.
Fonte:correio24horas

domingo, 2 de setembro de 2012

E.M.PADRE SINFRÔNIO DE CASTRO - GUARDA MUNICIPAL LEVA AOS ALUNOS DO “EJA e PROJOVEM” PALESTRA "REFLETINDO A EPIDEMIA CHAMADA CRACK"

Guardas Municipais Carlos e Peixoto.

Na noite da última quinta-feira, 30,  uma equipe da Divisão Especial de Ações Preventivas (DEAP) da Guarda Municipal de Barbacena, esteve presente na Escola Municipal "Padre Sinfrônio de Castro", onde promoveu para aproximadamente 80 alunos, dos programas de ensino “EJA e PROJOVEM”, uma proposta de reflexão acerca dos males das Drogas, em especial o CRACK.

Através de imagens e vídeos, foi exposto aos presentes, a realidade e as consequências do vicio, mostrando a transformação que o ser humano se submete ao escolher o caminho obscuro das drogas.

O objetivo da Palestra que faz parte do programa “Ronda Escolar” é propor aos alunos uma reflexão, principalmente, no sentido de que, cada um de nós é dono do seu destino, cabendo-nos escolher entre o caminho obscuro e trágico das drogas, ou o da vida e das vitorias, longe dos entorpecentes.
   
A Guarda Municipal de Barbacena, promovendo estes encontros nas escolas do município, acredita está incentivando os alunos a buscarem melhores caminhos , e com isso, certamente colaborando para um ambiente de paz, dentro e fora das instituições de ensino. Pensamento este, compartilhado também pela diretora da Escola Municipal Padre Sinfrônio de Castro, Sra. Zaine Curci e pelas coordenadoras: Sras.Maria Auxiliadora Cimino Moreira; Luciana Aparecida do Nascimento e Simone Alves da Silva.

 Ao término da apresentação, cada aluno colocou no papel sua avaliação a respeito da palestra apresentada.  “E para nossa satisfação, o reconhecimento foi unânime, inclusive com sugestões para que tal acontecimento aconteça mais vezes”.

SEGUE ALGUNS COMENTÁRIOS DOS ALUNOS

“Com a palestra de hoje feita pelos Guardas Municipais sobre as drogas, percebi que é muito importante estar esclarecido, pois as drogas estão por todos os lugares, e quando se tem uma ajuda, um conselho, fica mais fácil de perceber os erros e riscos das drogas. Tivemos os exemplos de pessoas famosas que tinham tudo e perderam tudo por nada”

“A palestra reforça minha consciência sobre o tema drogas. Pois o crack, como outras, é uma droga que destrói e acaba com a pessoa e com a família. E que não vale a pena se envolver neste mundo”