Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

GUARDA MUNICIPAL É TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA

O Projeto Guardas no Apoio e Prevenção nas Escolas (GAPE) é um dos bons trabalhos desenvolvidos pela GMJF.
O departamento da Guarda Municipal (GM) de Juiz de Fora foi tema de audiência pública na Câmara Municipal nesta terça-feira, 11. Nesse encontro, a secretária de Administração e Recursos Humanos (SARH) e comandante da corporação, Andréia Goreske, apresentou um panorama geral da Guarda, que completou cinco anos em dezembro de 2013.

Foram apresentadas as atribuições constitucionais da GM, além das ações desenvolvidas pela administração em 2013, como a portaria que regulamentou sua identidade organizacional, o decreto institucionalizando o projeto Guardas no Apoio e Prevenção nas Escolas (Gape) e a resolução que criou a supervisão da Guarda Municipal Ambiental. No ano passado ainda foram realizadas a manutenção da sede, no Bairro São Bernardo, a abertura das inscrições para o curso de treinamento específico, visando a Seleção Competitiva Interna para a classe, a criação de novos postos (Espaço Cidadão JF, Parque da Lajinha e Complexo do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas) e a ocupação do coreto no Parque Halfeld. A elaboração de projeto para concorrer ao edital de chamada pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública também foi destacada.

A comandante da GM também enfatizou a promoção de cursos e treinamentos durante todo o ano passado, visando a capacitação permanente, a participação no Comitê Gestor do programa “Crack, é Possível Vencer”, no projeto “Olho Vivo” e no Conselho Municipal de Políticas Integradas Sobre Drogas (Compid), além da ampliação das discussões sobre equipamentos a serem utilizados pela Guarda.

Andréia Goreske reforçou ainda a ampliação na participação do orçamento de 2014 da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), destacando o valor de R$ 83.500,00, que será utilizado para aquisição de coletes à prova de balas, spray de pimenta, locação de veículos e aquisição de equipamentos de comunicação. A titular da SARH frisou também que “essa administração reconhece o papel da Guarda e que mantém o diálogo aberto com a Associação de Guardas Municipais”.

O secretário de Governo, José Sóter de Figueroa, ressaltou que “há um compromisso da Administração com a Guarda e que a discussão sobre o uso de armas não-letais já está sendo ampliada”. 

Estiveram também presentes à audiência, convocada pelo vereador José Fiorillo, o chefe do departamento da Guarda Municipal, Almir Cassiano de Almeida, e representantes da Associação de Guardas Municipais de Juiz de Fora, secretarias de Desenvolvimento Social e de Governo, Funalfa, Polícia Militar, ONG SOS Segurança Dá Vida e guardas municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário