Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE UBERABA USARÁ ARMAS TASER A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA

Guardas municipais participaram do último treinamento (Foto: Flávia Reis/G1)
Guardas Municipais participaram do último treinamento (Foto: Flavia Reis/G1)
As armas taser, que emitem uma descarga elétrica capaz de imobilizar uma pessoa, estarão nas ruas de Uberabaa partir desta quinta-feira (16). Com isso, os guardas municipais da cidade participaram do último treinamento nesta quarta-feira.
Os agentes fizeram a parte prática da avaliação simulando o ambiente de estresse das ruas. Os comandos do instrutor induzem a uma situação e os agentes da Guarda Municipal precisam saber como vão reagir. Segundo o agente da Guarda Municipal, David Francisco, a prova é estressante, mas tudo é feito conforme o treinamento do aluno para que nas ruas saia tudo certo.
Segundo o instrutor Alberto Marques, quanto mais real a situação melhor. "A gente quer que eles tenham um bom discernimento no momento de agir nas ruas”, afirmou. A Guarda Municipal de Uberaba conta com 100 kits da arma não letal. Os novos aprovados na capacitação começam a usar o equipamento a partir desta quinta-feira (16).
Para o comandante, o uso da arma facilitou o trabalho dos agentes nas ruas. E todo disparo fica registrado. “Tem como identificar data, hora e o agente que fez o disparo. Em seis meses ela foi utilizada apenas sete vezes, cinco em ações em conjunto com o Corpo de Bombeiros, todas com sucesso”, afirmou.Cerca de 100 agentes já passaram pelo treinamento no ano passado. A nova turma conta com 43 novos guardas municipais. Segundo o comandante da Guarda Municipal de Uberaba, Marco Túlio Gianvecchio, os guardas são treinados para usar o aparelho com cautela. “O uso dessa arma é a última circunstância da Guarda Municipal”, afirmou.
Para a nova agente, Cynthia Alves Ribeiro, o dispositivo ajudou a garantir mais respeito em relação à Guarda Municipal. “As pessoas viam a gente na rua como agentes de trânsito e não tinham o respeito que deveriam. Com este curso a questão do respeito passou a melhorar”, afirmou.
Fonte:G1 Triangulo Mineiro
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário