Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de março de 2012

PREVENÇÃO NAS ESCOLAS- GUARDA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA LEVA TRABALHO EDUCATIVO A MAIS DE 400 CRIANÇAS


O projeto “Guardas no Apoio e Prevenção nas Escolas” (Gape), desenvolvido pela Guarda Municipal de Juiz de Fora, deu início às atividades do ano de 2012 na última semana. As escolas municipais “Dr. Paulo Japiassu”, no Bairro Parque Guarani, “Carlos Augusto de Assis”, na Barreira do Triunfo, e “Carlos Drummond de Andrade”, no Nova Era, já estão recebendo a visita de uma equipe preparada para a sensibilização dos alunos para questões como cidadania, bullying, drogas, meio ambiente e trânsito. O objetivo do trabalho é contribuir para a criação de uma prática de paz nas escolas. Mais de 420 alunos com idades entre 10 e 15 anos participaram da palestra de abertura do ano letivo. As atividades prosseguem durante a semana. Nesta terça-feira, 6, acontece o segundo encontro com os alunos na Barreira do Triunfo.

O primeiro encontro é de apresentação. A proposta é mostrar aos alunos o que é e o que faz a Guarda Municipal, diminuindo a distância entre os profissionais e as crianças, além de buscar melhorar a relação entre professores e alunos. Todos conhecem um pouco da história da instituição, sua criação e treinamento, além de projetos e serviços em funcionamento. No final ainda participam de um bate-papo descontraído. “Parece que o que mais impressiona as crianças é o uniforme. Eles querem saber para que serve cada coisa”, destaca a GM Soraia. “É mais uma oportunidade para esclarecermos sobre o modo de atuação da Guarda.”

Ao todo serão cinco encontros, um por mês, com cada turma. Até julho, os alunos terão oportunidade de refletir sobre respeito ao próximo e a si mesmo, direitos e deveres em sociedade, consciência ecológica, uso de entorpecentes e segurança no trânsito. Com a iniciativa, a Guarda exerce seu papel preventivo, estando mais próxima da comunidade e ajudando na formação do futuro cidadão. A metodologia aplicada busca tratar as questões de forma natural, através de rodas de conversa e de dinâmicas de grupo. O projeto possui, inclusive, dois mascotes, o GM Zequinha e a GM Lara, criados especialmente pelos próprios guardas, para se comunicarem melhor com crianças e jovens.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da SARH, pelo telefone 3690-8552.
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário