Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Canil: o amor entre cães e GCMs em prol da sociedade


Jairo Marques
Setor demonstra integração
Por Caroline Rodrigues

Em Praia Grande, a amizade entre o cão e o homem se tornou uma parceria de sucesso. No Canil da Guarda Civil Municipal (GCM), criado em 2007, conta com 11 cães e oito guardas, que trabalham unidos no patrulhamento dos próprios municipais e serviços sociais junto às crianças. O resultado, além de positivo, já rendeu troféus e prêmios em campeonatos de nível nacional.

Começando o ano de 2011 com um Campeonato Brasileiro onde conquistou o primeiro lugar de Intercanis na cidade de Descalvado, interior de São Paulo, na modalidade Imobilização Cinotecnica. Essa é apenas mais uma conquista entre outras histórias que o Canil da GCM tem pra relatar.

Mas para chegar a este nível, os guardas e os cães superaram barreiras, se capacitaram e mostraram a importância do setor. “O canil surgiu do sonho de alguns Guardas Municipais, que viram a possibilidade de colaborar com as sociedades nas mais diversas situações ocorridas no dia a dia. Os primeiros cães foram doados por munícipes que não queriam mais os animais. Alguns já chegaram grandes e aos poucos os treinamos”, disse o inspetor operacional Wagner Geraldo da Silva, responsável pelo Canil da GCM.

“Temos conosco trabalhando 11 cães, de diversas raças, que realizam o trabalho constante em patrulhamento na Cidade, além da Pet Terapia no Hospital Municipal Irmã Dulce, mais uma ação realizada para motivação e animação de crianças internadas e com graves problemas de saúde. Fazemos também apresentações nas unidades escolares, apoio das policias civis e militares nas forças tarefas, além da proteção dos bens públicos, serviços e instalações” ressaltou o inspetor Geraldo.

Tanto os cães como os guardas passaram por treinamento especifico. Atualmente os GCMs possuem curso de cinofilia (cuidados na criação de cães) e cinotecnia (estudo da anatomia, comportamento, psicologia e fisiologia dos cães). Os animais são adestrados pelos próprios guardas, em área reservada na sede do Canil, no Bairro Vila Sônia. “O setor participou em 2009 de competições a nível estadual e nacional, tendo alcançado reconhecimento nesta modalidade. Figurando sempre os primeiros colocados, alcançou reconhecimento nacional com a participação no quadro Domingão do Faustão da Rede Globo, onde conquistou a quarta colocação geral com o cão Blade, conduzido pelo GCM Santos e com a participação dos GCMs Luiz e Vitório, que completaram a equipe”.

O amor entre os cães e os guardas é tanto, que quando os GCMs saem de férias, um mês é muito tempo para ficar longe do parceiro. “Já chegamos a levar os cães para casa durante as férias, mas atualmente, quando nos afastamos por este motivo, passamos pelo menos uma vez por semana para visitar nossos cães”.

Os cuidados são muitos, desde o carinho básico até a rotina médica. “Damos banho nos cães a cada 15 dias com shampoo neutro para não provocar doenças de pele. Todos têm a vacina em dia e ração de qualidade”, diz o inspetor lembrando que os animais tem acompanhamento dos veterinários do Centro de Controle de Zoonoses, além de realizarem doações constantes de sangue para ajudar outros animais e ter exames em dia.

A parceria é tão grande, que quando um dos animais fica doente ou morre, o GCM sente a perda da amizade. É o caso do treinador do cão Blade, Marcio Rogério Santos da Silva, que perdeu seu companheiro de trabalho, vítima de câncer. “Infelizmente perdemos o cão chamado Blade, da raça Rottwailler, que participou do programa Domingão do Faustão. Tínhamos uma relação de amizade, de cumplicidade. O Blade era muito fiel, muito leal. Ele tinha dificuldade de se relacionar com outras pessoas e tinha uma ligação muito forte comigo. Quando me via ficava muito feliz. Durante seis anos foi como se eu criasse um filho”, disse Santos, emocionado.
Fonte:gmnoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário