Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Regina Miki defende união de forças no combate à violência




Em visita a Goiânia, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, defendeu a integração entre as polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal no combate à violência. Para Regina, o conjunto das forças deve se consolidar como ação fundamental para acabar com os altos índices de violência na Capital. A secretária acredita que com esse trabalho será possível garantir tranquilidade e paz à população goiana.
A visita de Regina a Goiânia, ontem, permitiu que ela conhecesse mais de perto o programa Goiânia Mais Segura. O projeto da prefeitura da Capital tem desenvolvido um conjunto de ações de enfrentamento à violência e às drogas dentro da filosofia de policiamento comunitário. O projeto foi apresentado à secretária por Allen Viana, o secretário municipal de Defesa Social, na Escola Municipal Leonísia Naves de Almeida, colégio-base da Guarda Municipal, que fica no Setor Finsocial.
O trabalho, que foi lançado no último dia 18, e segue até o dia 3 de setembro, funcionará temporariamente como projeto-piloto. É uma proposta de cooperação técnica, em caráter experimental, que vem sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef), onde órgãos municipais vão atuar de forma integrada com o trabalho já desenvolvido pelas polícias Militar e Civil. Esse trabalho contará ainda com a participação da Polícia Federal, cumprindo as propostas do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Segundo Allen, são 1.800 homens da Guarda Municipal de Goiânia, onde 120 já foram escalados para trabalhar na operação no Finsocial e região.
Regina mostrou-se empolgada com o trabalho da Prefeitura de Goiânia. “A impressão que tive sobre o projeto foi a melhor possível. Nesse programa é possível ter na prática as forças atuando em busca de um bem comum, para trazer a tranquilidade e a paz que todo mundo busca. Essa integração é fundamental, porém, é preciso que cada um faça o seu papel”, disse.
A secretária também fez referência ao trabalho do governo do Estado para diminuir a violência no Entorno de Brasília. “A secretaria tem projetos voltados para diminuir a taxa de homicídios em Goiás. Estivemos na Cidade de Goiás na transição da Capital, e lá conversei com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador Marconi Perillo, para que a gente possa fixar políticas para o Estado”, declarou. Regina afirmou que a secretaria tem feito parceria com o governador na busca de melhorias para a região adjacente à capital federal. “Já temos apresentando bons indícios no Entorno de Brasília. Tivemos a grata surpresa em saber de uma queda de 46,7% no número de homicídios nessa região. O Estado realmente apresenta números que nos deixa preocupados, mas busca soluções “, disse.
Regina declarou que a segurança é um “fenômeno tão complexo quanto a violência”, por isso é preciso essa integração para levar tranquilidade à população. Para Regina, é necessário trabalhar de forma repressiva diante da violência e que a polícia goiana está altamente capacitada para fazer esse trabalho. A secretária afirmou que é preciso investir na polícia judiciária, na questão da investigação, para quebrar a corrente da impunidade. Tudo isso, segundo ela, acontecerá com a integração dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Para Allen, o projeto está alcançando a meta principal, que é a aceitação da corporação junto à população do Setor Finsocial. “Estamos consolidando a Guarda Municipal de Goiânia como agente de segurança pública comunitária. Nosso intuito é aproximar ainda mais a corporação da população local de forma integrada com todas as polícias. Tudo isso cumprindo as deliberações que são propostas pelo Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública.”

Publicado em: :http://www.mp.go.gov.br/portalweb/1/noticia/a21d676b9a799bc238cefe661bd6eb7e.html 
Fonte:GCM dia e noite 

EX-GUARDAS MUNICIPAIS SE ACORRENTAM PARA PROTESTAR CONTRA EXONERAÇÕES E FAZEM GREVE DE FOME NA PORTA DA PREFEITURA DE BELO HORIZONTE


 
Os ex-guardas municipais Renato Rodrigues, Anderson Acássio e Welligton Cesário fazem greve de fome na porta da Prefeitura de Belo Horizonte
Na noite desta terça-feira, três ex-guardas municipais de Belo Horizonte se uniram com correntes e sentaram na escadaria da sede da prefeitura, na Avenida Afonso Pena, prometendo ficar por lá, em greve de fome, pelos próximos três dias. A ação é um protesto pelas demissões dos três, que alegam represália por cobrarem da administração municipal mais atenção à Guarda Municipal.
A manifestação foi motivada pela demissão do então presidente da Associação de Guardas Municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Wellington José Nunes Cesário, publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial do Município, assinada no dia anterior pelo prefeito Marcio Lacerda.
“O Wellington foi demitido porque vinha denunciando diversas irregularidades na Guarda, como desvios de verbas e nepotismo. Eu fui demitido duas vezes: uma em 2009, acusado de partidarismo político, porque apoiava a candidatura do Leonardo Quintão. Procurei a imprensa e a Câmara Municipal e quando Lacerda assumiu fui readmitido. Porém quatro meses depois fui demitido novamente”, conta Renato Rodrigues da Conceição.
Além de Wellington e Renato, participa também do protesto Anderson Acassio, demitido em 2007. Ele teria sido acusado de apresentar assuntos internos da Guarda à imprensa, denunciando irregularidades. “Nós três somos acusados de realizar movimentos reivindicatórios, denegrindo a imagem da Guarda Municipal, quando o que queremos é valorizar e proteger a instituição”, afirma Renato.
Por meio de sua assessoria, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial (SMSEG) esclareceu que Renato, Anderson e Wellington foram demitidos depois de sofrerem processos administrativos decorrentes de faltas cometidas no exercício de suas funções. Tais falhas, que seriam de conduta, não foram detalhadas à reportagem, mas foi garantido que os três tiveram direito à ampla defesa.
Sobre as denúncias apresentadas pelos ex-guardas de que haveria desvio de verbas e nepotismo na Guarda Municipal, a assessoria da SMSEG afirmou que são infundadas e levianas. Além disso, foi informado que a Guarda Municipal já abriu um procedimento para verificar o desvio do fardamento usado pelos três durante o protesto, uma vez que as fardas foram devolvidas por eles quando demitidos. A instituição teria acionado a Polícia Militar nesta noite para averiguar o uso indevido dos uniformes..
 Fonte : Daniel Silveira  ”Jornal  Estado de Minas”.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

GUARDA COMUNITÁRIA; GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA PRESTA SOCORRO A PACIENTE DO CAPS MUNICIPAL


Ontem, 27/07/11,  pela manha, uma viatura da Guarda Municipal, quando em deslocamento, passava pela Avenida Dom Pedro II, próximo a leiteria Ibertioga, foi abordada por populares solicitando da guarnição apoio a uma senhora que estava deitada ao solo da referida via publica.Os Guardas Municipais apos constatarem que se tratava de uma paciente do Caps, fizeram contato com o SAMU que não dispunham de veiculo naquele momento.Diante disso a guarnição da GM conduziu a senhora ao Caps Municipal, ficando a mesma aos cuidados dos profissionais daquele setor.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

MATÉRIAS DA GMB EM FEVEREIRO DE 2011

Dando continuidade ao resumo só com matérias da Guarda municipal de Barbacena, no primeiro semestre de 2011, nessa semana publico as matérias do  mês de fevereiro. 


Fevereiro/2011

 

GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA IMPEDE QUE SUSPEITO DE FURTO EM RESIDÊNCIA FOSSE LINCHADO POR POPULARES

PROJETO ``ANJOS DA GUARDA´´ ;GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA (GMB) E ASSOCIAÇÃO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE BARBACENA (AGMB) PROPORCIONARAM UMA VOLTA AS AULAS DIFERENTE AOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL WALTER ALFANO

JUIZADO DE MENORES COM APOIO DA GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA PROMOVE OPERAÇÃO NO CENTRO VISANDO COIBIR O CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS POR MENORES

GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA REGISTRA ACIDENTE DE TRANSITO SEM VITIMA

http://gm1carlos.blogspot.com/2011/02/guarda-municipal-de-barbacena-registra.html

GUARDA MUNICIPAL PERDE, E ESTA FORA DA FINAL DO TORNEIO DE INVERNO

As duas equipes reclamaram muito da arbitragem.

A Guarda Municipal de Barbacena entrou em campo na manhã de ontem, na Parquelândia, com a difícil missão de derrotar por no minimo dois gols de diferença a equipe da Mobiliadora Magalhães.

Logo no inicio da partida a Magalhães abriu o placar, mas a Guarda Municipal reagiu, terminando o primeiro tempo vencendo por 2 x 1.

No segundo tempo o que se viu foi uma arbitragem no minimo infeliz, o que gerou muita confusão e quatro cartões vermelhos, sendo dois para cada lado.

A Guarda Municipal que mais uma vez teve que improvisar um jogador como goleiro, ainda visivelmente sofria com a  idade de seus atletas muito superior aos  da Mobiliadora Magalhães, não resistindo e perdendo a partida por 4 x 3, resultado que leva a Magalhães para a grande final com a equipe da Atos Distribuidora que venceu os Bombeiros Militares por4 x 1. 
Fica aqui os parabéns deste Blog a todos atletas, que representaram a Guarda Municipal de Barbacena, pelo comprometimento e garra, não tendo desistido em momento algum, lutando ate o apito final do arbitro.
 

sexta-feira, 22 de julho de 2011

PREVENTIVAMENTE GUARDAS MUNICIPAIS DE BARBACENA DEBELAM INICIO DE INCENDIO

Fogo teria se iniciado do lado de fora do CAIC.

Por volta de 14:45 hs do dia 20/07/11, foi notado pelo Guarda Municipal escalado no CAIC, situado a Rua Sargento Tomé de Souza, um inicio de incêndio no mato que circunda o ginásio poliesportivo do referido local.

Uma viatura da Guarda municipal em apoio ao GM ali escalado, compareceu ao local, onde iniciaram o processo para debelar o inicio de incêndio, os mesmos utilizaram o hidrante e mangueiras existentes ali e apropriadas para tal ação.

Segundo os Guardas municipais, não foi possível identificar as prováveis causas do inicio de incêndio.

OPERAÇÃO PREVENTIVA TIRA MAIS DE 12 LINHAS DE CEROL DO CÉU DE SANTA RITA

A Guarda Municipal realizou nesta quinta-feira uma ronda preventiva com finalidade de orientar os jovens quanto a utilização de linhas cortantes em suas pipas.Durante a patrulha os materiais que foram encontrados acabaram sendo entregues aos Guardas sem necessidade de aplicação da lei.Como a ação tinha caráter preventivo, foi priorizado o poder discricionário para ensinar quanto aos perigos da prática, e não somente punir os infratores (que muitas vezes desconhecem o crime/contravenção que estão cometendo).Foram 15 linhas e duas garrafas com produto pronto para ser utilizado em novas linhas.Foi gerado documento da ação, e os materiais serão utilizados em palestras da Guarda Municipal.
Fonte:guardamunicipaldesantaritadosapucai.blogspot.com

quarta-feira, 20 de julho de 2011

SINDPOL E SINDGUARDAS/MG UNIDOS EM APOIO A VALORIZAÇÃO DOS GUARDAS MUNICIPAIS

Direção do SINDPOL/MG participa de manifestação dos Guardas Municipais em BH
Em apoio a valorização dos guardas municipais de Belo Horizonte, fazendo coro ao movimento nacional de fortalecimento da instituição, a Direção do SINDPOL/MG se fez presente no dia de protesto da Guarda Municipal promovido pelo SINDGUARDAS/MG – Sindicato dos Guardas Municipais de Minas Gerais. Esses operadores de segurança pública têm atravessado uma verdadeira via crucis em busca da valorização. Desnecessário dizer que, em Belo Horizonte e em várias cidades de Minas Gerais, eles têm contribuído em muito com a prevenção delitiva e com a segurança pública, o que vai além da mera guarda patrimonial. Para tanto, estes servidores não dispõem de apoio institucional, condições de trabalho, armamento necessário, tampouco salários dignos compatíveis com a dignidade da função.
O SINDPOL/MG entende que é mister que os governos Municipais, Estaduais e o governo Federal estabeleçam um marco regulatório através de uma PEC, padronizando e uniformizando as ações e o exercício da função dos guardas civis metropolitanos, que deve ser sim, elevados a condição de polícia preventiva municipal, com o amplo apoio da população, com o controle externo, interno e social, pois a existência e funcionamento pleno desses órgãos no âmbito do município, só corroboram com os fins buscados pelas polícias Civil, Militar e demais órgãos envolvidos no arcabouço da segurança pública.
Outra reivindicação dos guardas municipais é a autonomia para se autogerir, ou seja, serem dirigidos e coordenados por servidores formados no seio da própria corporação, e com isso, construir um plano definido de carreira, promovendo uma efetiva valorização de seus cargos e funções.
Hoje, as guardas municipais, em sua grande maioria, são dirigidas por policiais aposentados, que muitas vezes tentam reproduzir as mazelas de outras instituições como regimes, doutrinas e outros vícios, incompatíveis com o estado democrático de direito, no seio orgânico das guardas, afastando-se do princípio criador desse importante órgão, que é o POLICIAMENTO DE PROXIMIDADE E A FILOSOFIA DA SEGURANÇA CIDADÃ, premissas adotadas pela ONU através do PNUD, que tem produzidos significativos resultados na redução da criminalidade, onde são implantados.O SINDPOL/MG defende e promove esta ideia.
Fonte:Sindpol/MG

terça-feira, 19 de julho de 2011

RESUMO DE MATÉRIAS DA GMB EM JANEIRO/2011

A partir desta semana estarei publicando um resumo só com matérias da Guarda municipal de Barbacena neste primeiro semestre.A cada semana estarei publicando o resumo de um mês, de janeiro a junho de 2011.



Janeiro/2011

FORÇA TAREFA;GUARDA MUNICIPAL,BOMBEIROS E DEFESA CIVIL EM MAIS UM DIA DE VISITAS EM AREAS CRITICAS DE BARBACENA

GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA E DEFESA CIVIL ADEREM CAMPANHA PARA AJUDAR AS VITIMAS DA CATÁSTROFE NA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO

MUNICIPE PASSA MAL EM VIA PUBLICA

CONCURSO GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA;RESULTADO OFICIAL POR ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO APOS TAF

ANJOS DA GUARDA;CIDADÃO COM VARIOS HEMATOMAS E ENCAMINHADO A HOSPITAL

BARBACENA ENVIA PRIMEIRO CAMINHÃO DE DONATIVOS PARA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO

MENORES PULAM MURO DE ESCOLA E SÃO FLAGRADOS POR EQUIPE DA GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA QUE AGE RAPIDO

SOCOS E PONTAPÉS NA PRAÇA DOS ANDRADAS;GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA AGE PARA MANTER A PAZ NA PRINCIPAL PRAÇA DA CIDADE

GUARDAS MUNICIPAIS REALIZAM MANIFESTO E COMPLICAM O TRÂNSITO NO CENTRO DE BH

Os manifestante sairam da Avenidas dos Andradas e foram em passeata até a prefeitura (Paulo Filgueiras/EM/DA Press) 
Os manifestante sairam da Avenidas dos Andradas e foram em passeata ate a prefeitura.


Uma manifestação de guardas municipais e outros servidores municipais complicou o trânsito na Avenida Afonso Pena, na manhã desta segunda-feira, no Centro de Belo Horizonte.A manifestação contou com a presença do Naval da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.Os profissionais saíram da Avenida dos Andradas e foram até a prefeitura, interditando duas faixas da avenida.
De acordo com o presidente do Sindicato da Guarda Municipal de Minas Gerais (Sindguarda), Pedro Bueno, entre as revindicações estão o porte de arma para a categoria, equiparação salarial com a Polícia Militar, pagamento de horas extras e adicional noturno.
De acordo com a BHTrans, o trânsito  ficou parcialmente interditado por cerca de duas horas.
Fonte:Potal Uai
 

VÂNDALOS SÃO PRESOS PELA GM DE VARGINHA APÓS INVADIR ESCOLA E AINDA DEFECAREM NOS BEBEDORES E PASSAREM FEZES NAS PAREDES E PORTAS


Uma escola municipal de Varginha foi invadida por vândalos, no último sábado, 16/07/2011 os Guardas agiram rápido e prenderam os autores, foi por volta das 16 horas e ao chegarem à escola perceberam uma tentativa de fuga dos vândalos. Após abordagem verificou que várias paredes e portas do estabelecimento escolar foram sujas de fezes e ainda defecaram no bebedouro onde alunos e outras pessoas tomam água.
Os invasores com sintomas de embriaguez ainda fizeram ameaças aos agentes com palavras de baixo calão.
Diante dos fatos foram conduzidos, juntamente com os responsaveis ,até a Delegacia de Polícia, onde permaneceram à disposição da autoridade competente para providências cabíveis.
Fonte:guardasmunicipaismg

domingo, 17 de julho de 2011

GUARDA MUNICIPAL PERDE A PRIMEIRA PARTIDA DA SEMIFINAL


A equipe de futebol da Guarda Municipal de Barbacena, hoje, (17.07/11),  pela manha entrou em campo na Parquelândia para enfrentar a equipe da Mobiliadora Magalhães pela primeira rodada da fase semifinal do torneio de inverno promovido pelo Andaraí.

A Magalhães que joga por dois resultados iguais na semifinal e tinha o favoritismo ao seu lado, não teve moleza na partida.

A Guarda Municipal atacou muito no primeiro tempo,porém pecava nas finalizações e como quem não faz leva, a Magalhães chegou a vencer a partida por 4 x 2, resultado que seria difícil para Guarda  reverter na segunda partida, contudo a Guarda Municipal sabendo que precisava diminuir o marcador partiu para cima do adversário, e ao cinco minutos para o termino da partida conseguiu marcar seu terceiro gol ,terminando a partida em 4 x 3 para Magalhães.

A Guarda Municipal volta a campo agora no próximo domingo as 10:30 tendo que vencer a Magalhães por no minimo dois gols de diferença.
 

sábado, 16 de julho de 2011

REUNIÃO DEFINE DATAS E HORÁRIOS DAS SEMIFINAIS DO TORNEIO DE INVERNO DO ANDARAÍ


Aconteceu na Sede Social do Andaraí Esporte Clube dia 14-07-11,reunião para as equipes Classificadas para semi-final do1ºTorneio de Inverno de Futebol Empresas/Clubes A.E.C.
Na reunião ficou definido as datas e horarios dos jogos da semi-final, que ficaram assim:
1ªrodata
dia17-07-11



1º jogo -09:00hs. Guarda Municipal X Mobilhadora Magalhães
2º jogo -10:30hs. Corpo de Bombeiro Militar X Atos Distribuidora.
Os artilheiros do Campeonato são;
Paulo da Guarda Municipal   07 gols
Dione da Atos distribuidora  07 gols





quinta-feira, 14 de julho de 2011

LIBERTAS QUÆ SERA TAMEN - ATENÇÃO GUARDAS MUNICIPAIS DE MINAS GERAIS




Convocamos todos os guardas municipais do Estado de Minas Gerais para o grande ato de manifestação em Belo Horizonte em busca de independência e liberdade contra a tirânia e o coronelismo.Vamos regatar nosso espírito inconfidente e fazer deste ato nossa Inconfidência Mineira, nossa Revolução Francesa em resgaste a dignidade.Não devemos ser covardes e muito menos omissos, temos que ter o mínimo de dignidade, e se isto não for suficiente, acorde, porque o próximo a morrer pode ser voce, Há anos tenho falado que isso iria acontecer e aconteceu, precisamos nos conscientizar de que só através da luta alcançaremos a nossa vitória!ATO PÚBLICO E ASSEMBLEIA DO SINDGUARDAS-MG E ASGUM/RMBHMEDIANTE OS CONTANTES ATAQUES A SERVIDORES DA SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA E PATRIMONIAL,DESCASOS E IMORALIDADE...Sabemos que nossa vitória em Belo Horizonte também representa a libertação da sua guarda no interior e região metropolitana... Por isto companheiros junte-se a nós!!!O SINDGUARDAS-MG E ASGUM/RMBH CONVOCA TODOS OS GUARDAS MUNICIPAIS A PARTICIPAREM DO ATO PÚBLICO E ASSEMBLEIA EM REPÚDIO AO DESCASO POR PARTE DO EXECUTIVO E SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA E PATRIMONIAL PARA COM OS GUARDAS MUNICIPAIS,MANIFESTO QUE OCORRERÁ DIA 18/07/11 as 07:00hs EM FRENTE À SEDE DA GMBH NÃO VAMOS ESPERAR MAIS UMA MORTE EM VIRTUDE DO DESCASO DOS GESTORES DA GMBH. DIVULGUEM ESTE ATO PÚBLICO E ASSEMBLEIA DO DIA 18/07/11 as 07:00hs.
Fonte:sindiguardasmg.blogspot.com

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Guarda Municipal de BH já está equipada com armas de choque - Os tasers, arma de pressão por ação de gás comprimido, emitem ondas de até 5 mil volts que podem imobilizar o infrator.

TONINHO ALMADA

taser arma não letalA Guarda Municipal de Belo Horizonte já está armada com tasers. Os 200 equipamentos não letais que emitem ondas de até 5 mil volts durante cinco segundos, doados pelo Ministério da Justiça há uma semana, foram distribuídos em pontos de atuação dos agentes na capital. Até esta terça-feira (12), a corporação não tinha registrado o emprego da arma em ocorrências.
“A nossa intenção é não ter que utilizá-la. Vamos priorizar outros meios para tentar imobilizar o infrator. Em todo caso, o guarda foi treinado para saber quando e como usar o taser”, afirma o gerente de Execução Operacional da Guarda Municipal, coronel José Chagas Diniz Couto. Do efetivo de 2.349 homens,cerca de 30% estarão habilitados a utilizar o equipamento até quinta-feira (14). “Numa segunda fase, até o fim do ano, todos os guardas de Belo Horizonte serão treinados para utilizá-lo”, diz.
O taser é uma arma de pressão por ação de gás comprimido, o nitrogênio, que neutraliza as ondas cerebrais sem causar dor. “Trabalhamos com dois cartuchos, que disparam dardos com alcance de 4,5 metros e de até 10,6 metros, emitindo ondas eletromagnéticas. A orientação é dispará-lo preferencialmente nas costas do infrator”, explica o inspetor Silva Costa, coordenador dos guardas municipais que atuam no terminal rodoviário.
Além dos agentes que trabalham na rodoviária, os guardas que atuam no Parque Municipal e o Abrigo Granja de Freitas, na Região Leste da capital, receberam os tasers. Por questões estratégicas, os outros locais não serão divulgados. “Levamos em consideração locais onde o emprego de armas de fogo causaria pânico e tumulto, podendo ferir um inocente. Não tem como na rodoviária, em alguma ação, recorrer a um revólver”, explica o coronel Couto.
Para utilizar os tasers, os agentes municipais passaram por treinamentos durante dois dias no Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar (PM). “Nós mesmos recebemos o choque emitido para sabermos como é. Enquanto um agente emite a onda, o outro algema o infrator, que estará ao chão, neutralizado”, diz o inspetor Silva Costa.

Belo Horizonte é a terceira cidade mineira a adotar o uso dos tasers. As outras são Uberaba, no Triângulo, e Varginha, no Sul do Estado.

Fonte: Renata Galdino - Do Hoje em Dia - 12/07/2011 - 19:17
http://www.hojeemdia.com.br/minas/guarda-municipal-de-bh-ja-esta-equipada-com-

GUARDAS MUNICIPAIS DE BARBACENA PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE ISOLAMENTO E PRESERVAÇÃO DE LOCAL DE CRIME.


Guardas municipais de Barbacena participaram na manha de ontem, 12/07/11, no auditório da faculdade de medicina de Barbacena, da palestra sobre orientações elementares para Isolamento e Preservação de local de Crime.Alem do Comandante da GMB, Jorge Luiz Lopes de Oliveira e do Sub Inspetor Newton Nezio, participaram os guardas municipais Carlos, Dalmo, Dias e Baungratz.
Os palestrantes, peritos criminais das seções de acidente de transito e crimes contra a vida do instituto de criminalística de Minas gerais, Marco Aurélio e Igor mostraram aos participantes de forma bem clara a importância de se proceder de forma correta o isolamento e a preservação do local de crime, viabilizando assim os trabalhos periciais.
A palestra organizada pelo 13º Departamento de Policia Civil-Barbacena, que tem a frente o Delegado Regional de Policia Civil Dr.Marcus Vinicius de Paiva Silva, teve a participação de guardas municipais, policiais civis e militares, bombeiros e profissionais do SAMU.   

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Governador Geraldo Alckmin destaca a importância da Guarda Civil Metropolitana durante a solenidade de comemoração da Revolução Constitucionalista de 1932

“ A atuação da Guarda Civil Metropolitana, nas ações de segurança realizadas pela Prefeitura de São Paulo em parceria com o Estado, é de fundamental importância para a cidade e para a manutenção do bem estar do cidadão”, disse o governador durante a solenidade cívica, neste sábado (09/07), na avenida Pedro Álvares Cabral, no Parque do Ibirapuera.

Matéria completa em:http://secretariadesegurancaurbana-oficial.blogspot.com/2011/07/governador-geraldo-alckmin-destaca.html

EQUIPE DE FUTEBOL DA GUARDA MUNICIPAL DE BARBACENA EMPATA E SE GARANTE EM TERCEIRO NA FASE CLASSIFICATÓRIA.


Ontem a equipe da Guarda Municipal voltou a campo na Parquelândia, pela ultima rodada da fase classificatória do torneio de inverno promovido pelo Clube Andaraí.A guarda municipal entrou em campo para enfrentar a equipe do corpo de Bombeiros com o objetivo de conseguir ao menos um empate ,o que garantiria o terceiro lugar a Guarda, evitando assim o confronto na semifinal com a forte e jovem equipe da Atos.A partida que chegou a ficar 3 a 0 para a Guarda Municipal e parecia fácil se complicou no segundo tempo quando os Bombeiros virou o placar em 4 a 3, mas nos últimos minutos em cobrança penal, a Guarda  empatou a partida e se garantiu na terceira colocação ficando os Bombeiros em quarto.
A fase semifinal terá então Guarda municipal x Mobiliadora Magalhães e Bombeiros x Atos.
A Guarda Municipal volta a campo já no próximo domingo , na Parquelândia, em sua primeira partida da melhor de duas contra a Magalhães.

GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA CONDUZ HOMENS QUE PRATICAVAM GOLPES NO COMÉRCIO DA REGIÃO.


No final da tarde da última quarta-feira, 22/06, uma equipe da Guarda Municipal de Varginha, que realizava o patrulhamento preventivo no Calçadão da Wenceslau Brás, foi acionada por uma funcionária de um comércio existente na Rua Presidente Antônio Carlos, alegando que um homem em atitudes suspeitas havia entrado no comércio onde trabalha e tentou comprar algumas mercadorias, porém ao ser exigida a documentação necessária para a abertura de crédito o mesmo se portou de forma estranha e saiu do local.
A vendedora o seguiu até a uma loja de eletroeletrônicos existente no Calçadão, momento em que avistou a equipe da Guarda Municipal e os informou dos fatos. De posse das características do suspeito a equipe de Guardas adentrou na referida loja e abordou um homem, que apresentou uma identificação diferente da apresentada para a solicitante.
Ao ser submetido à busca pessoal, foi encontrado com o abordado diversos aparelhos de celulares novos, alguns chips, 02 identidades e comprovantes de rendas com nomes diferentes, as notas fiscais de compra das mercadorias com nomes diferentes, uma quantia em dinheiro etambém as chaves de um veículo, que o mesmo informou estar estacionado na Avenida Rio Branco. Uma outra equipe GM foi solicitada para localizar e o veículo VW Golf preto com placas ECA7774 de São Paulo/SP e monitorá-lo até a chegada do abordado no local.
O veículo foi localizado estacionado na vaga de parada de ônibus, sendo autuado e posteriormente recolhido ao pátio credenciado. Dentro do veículo foram encontradas várias mercadorias e objetos, como outros aparelhos de celulares, um aparelho de GPS, outras identidades com nomes diferentes, uma CNH, um aparelho de TV de LED Full HD de 42”, um aparelho de DVD home theacher, uma faca, um estilete, duas carteiras de couro e uma tesoura.
O abordado informou que agia com a ajuda de um parceiro, cujas características foram repassadas pela rede de rádio, sendo que o mesmo foi localizado pouco minutos depois descendo a Av. Benjamim Constant, por uma outra equipe GM que deslocava do Terminal Rodoviário com sentido Centro, que confessou ser parceiro do abordado no centro e que também praticaram os mesmos golpes na cidade de Três Corações/MG, além deinformar que adquiriam toda a documentação falsa na cidade de São Paulo/SP com o intuito de praticar o estelionato nas cidades da região do Sul de Minas. Diante dos fatos os abordados LPL, casado, de 44 anos, natural de Várzea Grande/PI, e FLS, amasiado, de 34 anos, natural de São Paulo/SP, ambos desocupados e residentes no município de Francisco Morato/SP, foram conduzidos, juntamente com todas as mercadorias apreendidas,até a Delegacia de Polícia, onde permaneceram à disposição da autoridade competente para providências cabíveis.

sábado, 9 de julho de 2011

AGMB, ASSOCIAÇÃO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE BARBACENA, SE REÚNE COM DEPUTADO FEDERAL REGINALDO LOPES, QUE PROMETE APOIO À GUARDAS MUNICIPAIS NA CÂMARA FEDERAL.

Representantes da AGMB entregam ao Deputado Reginaldo Lopes  documento solicitando apoio do mesmo às Guardas Municipais. 

Alex , presidente da AGMB e o deputado  Reginaldo Lopes.
Na tarde de ontem, 08 de julho de 2011, representantes da AGMB, "Associação dos Guardas Municipais de Barbacena", estiveram reunidos no gabinete do vereador Kikito com o deputado federal Reginaldo Lopes. O vereador Kikito  foi o responsável por agendar a reunião que contou também com a participação do vice prefeito de Barbacena  Dr. Edson Resende.
Foi entregue ao deputado um documento solicitando o apoio do mesmo à PEC 534/02 e aos demais projetos relacionados às Guardas Municipais em tramitação na câmara federal.
Reginaldo Lopes se mostrou sensível à causa e prometeu se empenhar em Brasília em prol da PEC 534/02 e também às demais reivindicações da AGMB  .

Leia na íntegra o documento entregue ao Deputado Federal Reginaldo Lopes.


                                                                        AGMB
                ASSOCIAÇÃO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE BARBACENA-MG
Ilmo. Senhor Deputado Federal Reginaldo Lopes

Considerando as Guardas Municipais, instituições da administração pública municipal, criadas para desenvolver trabalho nas áreas de sua competência, conforme e citado no art. 144 da constituição federal, parágrafo oitavo; “Os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei”.
Considerando que as Guardas Municipais já constam em mais de 1.000 cidades em todo o país e na sua grande maioria prestam serviços a população diretamente na segurança pública.
Considerando que a violência e a criminalidade vêm crescendo de maneira assustadora no seio da sociedade brasileira e o poder público não apresenta inovação nesta área.
Considerando o grande número de projetos que se encontram na câmara federal para tratar deste assunto, alem da portaria 39 da Senasp/MJ em favor da regulamentação das Guardas Municipais.
Considerando os mais de 120.000 profissionais Guardas Municipais, pais de famílias, em todo pais, representados por cerca de 50 entidades classistas, entre sindicatos e associações, lutando para ter o direito de defender o povo, ou seja, trabalhar!
Diante dos fatos citados de forma resumida, explicitando que as Guardas municipais hoje e uma realidade e tem a seu favor a aprovação do povo brasileiro, o que foi comprovado cientificamente no III seminário Nacional de Guardas Municipais e segurança Pública, maio de 2011. Hoje as Guardas Municipais através PRONASCI, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania e da iniciativa e ousadia de alguns prefeitos e vereadores, gestores e servidores Guardas municipais se capacitaram e atuam de forma extraordinária.
Pretendemos com estas considerações demonstrar ao nobre deputado o quanto as Guardas Municipais evoluíram e lembrar que o PEC 534/02, já aprovado no senado e na CCJ, está aguardando ser pautado na câmara dos deputados, ser votado e aprovado pela maioria.
Recorremos ao conceituado deputado para que ajude o povo brasileiro que aguarda ansiosamente as Guardas municipais  em sua defesa, usando sempre de um trabalho inovador, pautado na prevenção e respeitando primordialmente os direitos humanos, o que as Guardas municipais já realiza de fato.
Pedimos também apoio ao PLP 330/06, que trata da aposentadoria para profissionais de segurança pública, matéria que já foi aprovada pelas comissões  de constituição e justiça e de cidadania; e de seguridade social e família, faltando ainda ser analisada pela comissão de trabalho e pelo plenário da câmara.
E de modo especial, para a Guarda Municipal de Barbacena, pedimos para que interceda junto a Senasp, Secretaria Nacional de Segurança pública, e a quem de direito, a fim de conseguir recursos financeiros para aparelhamento da nossa instituição (Armas não letais, viaturas, coletes balísticos. etc.) .Vale lembrar que a Guarda Municipal de Barbacena completa em setembro próximo 15 anos de sua criação e ainda não fomos beneficiados com nenhum recurso financeiro federal e ou estadual  

Certo de podermos contar com o apoio do nobre deputado.
Aproveitamos para renovar votos de estima e consideração.

                                                         Barbacena, 08 de julho de 2011.





quinta-feira, 7 de julho de 2011

PROFESSORA DESPERTA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM ALUNOS DA COMUNIDADE DE JOSE LUIZ,ZONA RURAL DE BARBACENA


Sr Osmar orienta as crianças no plantio da muda de pau-brasil

Professora Adelina
O sonho de vivermos em um planeta melhor está longe de se concretizar em um mundo onde a falta da consciência ambiental de alguns, tem preocupado ambientalistas e defensores do meio ambiente.
 Pequenas atitudes merecem destaque,  na manhã de ontem 06 de julho de 2011 na Escola Municipal "Embaixatriz Corina de Andrada", situada na localidade de Jose Luiz, zona rural de Barbacena,  uma boa ação a favor da natureza foi realizada pela professora Adelina e crianças do primeiro e quarto ano do ensino fundamental, eles realizaram em frente à  escola o plantio de uma muda de pau-brasil.
Orientadas pelo Sr.Osmar,  funcionário da escola e pela professora Adelina , as crianças  colocaram terra e água para firmar a muda de pau-brasil. Depois de terminado o plantio,  uma cerca de proteção foi colocada para proteger a pequena muda de pau-brasil e cada criança se comprometeu a cuidar  para que ela cresça e se torne uma bela árvore .
Segundo integrantes da Ronda Preventiva Escolar da Guarda Municipal de Barbacena que presenciaram a boa ação da professora Adelina e seus alunos, pequenas iniciativas como esta servem para despertar a consciência ambiental das crianças que serão os adultos conscientes de amanhã.

"Plantar é um ato de carinho e cuidar da árvore é um ato de amor".
Crianças jogaram terra e água para firmar a pequena muda
  

terça-feira, 5 de julho de 2011

Fenajufe defende aposentadoria especial para agentes de segurança e oficiais de justiça


Fenajufe defende aposentadoria especial para agentes de segurança e oficiais de justiça
  por Imprensa 
BRASÍLIA – 17/06/11 - A Fenajufe participou nesta quinta-feira [16], ao lado de outras entidades de classe, de audiência pública na Comissão de Trabalho e Serviço Público da Câmara [Catasp] que trata da aposentadoria especial de servidores que exercem atividade de risco. A audiência teve como foco central o Projeto de Lei Complementar 330/06, que trata do assunto, e foi de iniciativa do deputado Roberto Policarpo [PT-DF], relator da proposta.
Na oportunidade, oficiais de justiça, agentes de segurança do Judiciário Federal e auditores fiscais do Trabalho e da Receita Federal reivindicaram a inclusão deles no rol de beneficiários do PLP 330/06. Pelo substitutivo aprovado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado no ano passado, o texto contempla apenas policiais, guardas municipais, agentes carcerários e penitenciários. A matéria também já foi aprovada pelas comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania; e de Seguridade Social e Família. Falta ainda ser analisada pela Comissão de Trabalho e pelo Plenário da Câmara.

Materia completa em  http://sinajus.org/home/?p=932