Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

PRESÍDIO DE BARBACENA CRIA GRUPO DE OPERAÇÕES COM CÃES (GOC)

O Presídio de Barbacena, localizado na região da Zona da Mata, passou a contar desde o dia  11/11 com um Grupo de Operações com Cães (GOC).  O objetivo é fornecer mais uma modalidade de segurança para a unidade prisional. A iniciativa de criar o GOC partiu da direção do presídio - uma das 129 unidades sob responsabilidade da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

Para colocar em prática o novo grupo, cinco agentes penitenciários da unidade participaram, durante uma semana, de um treinamento no Presídio de Conselheiro Lafaiete, na região Central, onde já há um canil em funcionamento. O curso, realizado entre os dias 07 e 11 de novembro, foi ministrado pelo diretor de segurança de Conselheiro Lafaiete, Júlio César Martins, e contou com a participação dos instrutores e agentes penitenciários Allan Bráulio Ferreira e Washington Luiz Araújo de Almeida.
Os agentes de Barbacena tiveram palestras sobre táticas não letais utilizando cães, direitos humanos, adestramento, além de aulas práticas.  No total, foram 60 horas/aula. Para o diretor adjunto do presídio de Barbacena, José Ângelo de Oliveira, o trabalho dos agentes penitenciários com o canil possibilita a otimização dos procedimentos de segurança do presídio.
Segundo o diretor do presídio de Conselheiro Lafaiete, Renato Honorato do Nascimento, que apoiou a capacitação dos cinco agentes, “o objetivo primordial dos diretores e dos envolvidos neste projeto é atuar em prol do desenvolvimento do sistema prisional”.  Todo o conhecimento adquirido pelos agentes penitenciários durante o curso será apresentado aos servidores da unidade nos próximos dias.

Canil

Para atender ao novo grupo, a direção do presídio de Barbacena criou um canil com espaço para seis cães. Dois deles já foram doados à unidade pela Suapi.

Fonte: www.seds.mg.gov.br/blog do agente Bruno

Um comentário:

  1. Parabéns por mais uma iniciativa em vista da segurança. Os cães são muito espertos, principalmente se bem adestrados. Possuo três da raça boxer por questão de companhia pois sou sozinha, pero no hay como negar la protección. Paz à nossa Barbacena!

    ResponderExcluir