Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Estacionamento rotativo entra em vigor no dia 1º dezembro

Foto: César Carneiro
Estacionamento rotativo entra em vigor no dia 1º dezembro
Para estacionar o veículo no período de 60 minutos, o motorista pagará R$1,50 pela folha de marcação

De acordo com o Decreto Municipal 7.103 de 31 de outubro de 2011, o Sistema de Estacionamento Rotativo em Barbacena passará a funcionar a partir da quarta-feira, 1º de dezembro. Para estacionar o veículo no período de 60 minutos, o motorista pagará R$1,50 (um real e cinquenta centavos) pela folha de marcação. Para evitar fraude, a folha de marcação possuirá um dispositivo de segurança. Os motoristas poderão adquirir a respectiva folha nos postos de venda autorizados que serão identificados com um adesivo. Não haverá venda fora desses pontos.
A cobrança do estacionamento será de segunda a sexta-feira, de 8 às 18h, e aos sábados, de 8 às 12h, sendo estendido até o horário de funcionamento do comércio em ocasiões especiais. Cada período de permissão de estacionamento será de 1(uma) hora. Na segunda fase de implantação do serviço será disponibilizado também espaço para estacionamento com 2 (duas) horas de duração, conforme a placa regulamentadora. Os portadores de necessidades especiais e idosos não pagam o estacionamento rotativo, desde que apresentem a credencial emitida pela Diretoria Executiva de Trânsito e Transportes (Dettran) e ocupem as vagas reservadas para essa finalidade. 
Os motoristas que estacionarem em desacordo com o regulamento conforme legislação em vigor serão multados de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A fiscalização do serviço será de responsabilidade da Polícia Militar de Minas Gerais e de agentes da Dettran. Toda a arrecadação do estacionamento será destinada à manutenção do setor de trânsito com investimentos na infraestrutura, sinalização, e ações educativas para um trânsito mais seguro e eficiente.
De acordo com a Dettran, o estacionamento rotativo visa aumentar o número de vagas na região central da cidade e, com isso, melhorar o trânsito para motoristas e pedestres. Esse sistema também contempla áreas de estacionamento para motocicletas, pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos acima de 60 anos. Na região central, foram criadas em torno de 800 vagas de estacionamento rotativo.
Segundo o diretor da Dettran de Barbacena, Marcelo Senna, um dos objetivos da implantação do estacionamento rotativo é dar a oportunidade para que todos estacionem. “Estamos trabalhando para promover o sistema de uso consciente do estacionamento para que resulte em mais vagas e um trânsito mais ágil”, explica.
O Sistema de Estacionamento Rotativo Pago foi criado pela Lei Municipal 4.099 de 29/07/2007, regulamentada pelo Decreto Municipal 6.706, de 19/10/2009, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).        
Mais informações (32)3339-2028 ou rotativo@barbacena.mg.gov.br
Fonte:Site oficial do município de Barbacena

Nenhum comentário:

Postar um comentário