Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de maio de 2013

CONAE - BARBACENA REALIZA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

                        
Ingrid Miranda
Na segunda-feira, dia 27, Barbacena realizou a Conferência Municipal da CONAE. O evento foi uma preparação para a Conferência Nacional de Educação (CONAE), que acontecerá entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília (DF). A conferência aconteceu no auditório do Instituto Federal, e teve como objetivo discutir os documentos referência da II Conae 2014 e os desafios em comum da educação em Barbacena e região, a fim de preparar subsídios para a conferência intermunicipal.

Aproximadamente 90 pessoas participaram do encontro. O subsecretário da Secretaria de Educação e Desporto (SEDUC), Bruno Simões Coelho, representando o Secretário da SEDUC, Emiliano Furtado Campos, deu início ao evento, que se estendeu durante todo o dia. A mesa de estudo foi composta pelos profissionais da Educação: Ivana Melhem Deoud, representando o Reitor da Universidade Presidente Antônio Carlos, Dr. Bonifácio Andrada; Ana Lúcia Dias, coordenadora da CONAE em Barbacena; Bruno Simões Coelho, subsecretário da SEDUC; Alessandra Cristina Rosa, representando o Sindicado dos Professores das Escolas Particulares (SINPRO); Dayse Maria Campos Ferreira, Diretora da E.M. Cel. Camilo Gomes de Araújo; Roseli Auxiliadora Barroso, Diretora de Ensino do IF; e Paulo César de Jesus Peixoto, representando a Guarda Municipal.

O Tema central dos debates foi “O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. A II CONAE 2014 será o espaço democrático de construção de acordos entre atores sociais, que, expressando valores e posições diferenciados sobre os aspectos culturais, políticos e econômicos, apontarão renovadas perspectivas para a organização da educação nacional, ao indicar ações e estratégias concretas para as políticas de Estado da educação básica e superior, assentadas na defesa da construção do Sistema Nacional de Educação e na regulamentação do regime de colaboração entre os entes federados. Ao tomar como objeto de estudo e deliberação a educação nacional, a CONAE incluirá, automaticamente, o debate de todos os níveis, etapas e modalidades de ensino pela qualidade e valorização da educação.

Durante a Conferência, os participantes foram divididos em grupos, conforme o eixo cadastrado, e dirigiram-se às salas correspondentes para discutir as proposições do documento-referência. Posteriormente, a palestrante e Diretora, Dayse Maria Campos Ferreira, proferiu sobre o tema central da Conferência. Dando continuidade às atividades, a Técnica em Educação Ana Lúcia Dias apresentou as informações sobre procedimentos norteadores da CONAE.

Música e descontração também marcaram dois momentos da Conferência. Na parte da manhã, a cantora Tamyres Brandão e o tecladista Wallace Moura, que fazem parte do Conservatório da Prefeitura de Barbacena, fizeram uma apresentação musical. À tarde, o Balé Municipal de Barbacena, sob direção do professor e coreógrafo, João Carvalho, realizou três apresentações: Liberdade – solo moderno feminino infantil; A Lavadeira – solo moderno feminino profissional e Árvore Morta- solo moderno feminino juvenil.

Ao final das atividades, foram eleitos três delegados de cada segmento: Gestores da Educação, Trabalhadores em Educação , Estudantes e Pais , para representar o município na CONAE 2014 MACRO. Os eleitos foram:

- Profissionais da Educação: Alessandra Cristina Rosa (professora), Maria da Conceição Giffoni Costa (professora) e Maria Aparecida Goulart (professora);

- Gestores da Educação: Elisa S. Felipe Moura, Dayse Maria Campos Ferreira e Ana Lúcia Lelis Duarte Zanetti.

- Pais: Débora de Lourdes S. Dias, Sandra Lúcia Magri, Maria Madalena Carneiro;

- Alunos: Sônia Karla de Oliveira, Jaqueline Marques Coelho e José Vicente de Oliveira;

Para a coordenadora da CONAE em Barbacena, Ana Lúcia Dias, o evento foi uma preparação para as Conferências micro, macro e estadual. “A II Conferência Municipal de Educação constituiu-se como um espaço para deliberar e contar com a participação coletiva, com o envolvimento de diferentes segmentos e profissionais na construção de políticas do Estado voltadas para a educação. Tivemos uma excelente adesão e cumprimos o objetivo de discutir, democraticamente, as políticas educacionais tendo como referência o documento referência da CONAE2010. Para quer toda a sociedade participe da discussão, que vai culminar na conferencia de Brasília. Para construir o próximo documento referencia”, destaca a coordenadora.
Fonte: site oficial do município de Barbacena

Nenhum comentário:

Postar um comentário