Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

DEFESA CIVIL DE BARBACENA FAZ ALERTA PARA PERÍODO CHUVOSO

Em janeiro de 2012 um dos grandes problemas  foram os deslizamentos e interdição de vias. (Foto:Blog Carlos Dias)
Ingrid Miranda
As chuvas de verão são comuns nos primeiros meses do ano e a Defesa Civil de Barbacena informa a população sobre procedimentos que podem minimizar danos e evitar os transtornos causados neste período. No momento, as atenções estão voltadas para as 23 áreas de risco, já identificadas, localizadas nos bairros João Paulo II, Nossa Senhora Aparecida, Nove de Março, Santo Antônio, Água Santa, São Pedro, Bairro de Fátima, Passarinhos, Pontilhão, Belvedere, São Sebastião, Santa Luzia e Nova Cidade.

Foto:Site oficial do município de Barbacena
De acordo com o coordenador da Defesa Civil no município, Dimas Teixeira, o órgão está atento com a situação das chuvas, que se estenderá de janeiro a meados de abril. “Estamos tomando providências que visam o fomento da capacidade municipal para a gestão de riscos de desastres, por meio dos órgãos de proteção e da Defesa Civil”, informou Dimas, que ressaltou as principais ações tomadas e em curso nesse processo de gestão: Mapeamento das áreas de risco do município; Visitas aos locais com peritos credenciados para a feitura de laudos e outros pareceres a respeito das áreas afetadas; Constituição de sistema de monitoramento das áreas desprotegidas; Elaboração de planos de contingência para enfrentamento de possíveis desastres; e Política de orientação ás pessoas envolvidas no tocante ás providências preliminares a serem seguidas para evitar inerentes danos humanos e prejuízos materiais ou econômicos.
Bairro João Paulo II (Foto: Blog Carlos Dias)
Outras medidas também estão sendo tomadas, como ações que visam socorro ás vitimas, abrigos temporários, levantamento prévio de danos, fornecimento de materiais, assistência humanitária, limpeza, desobstrução de ruas, restabelecimento de fornecimento de água, luz e telefone. Isto será possível em função do comprometimento com as operações por parte da Guarda Municipal, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Dicas simples para evitar riscos durante o período chuvoso:

1) Não jogar garrafas “pet” nas ruas ou beiras de córregos;

2) Cuidado extremo com sacolas plásticas, evitando lançá-las nas ruas ou o descarte sem os devidos cuidados nos locais de recolhimento de lixo;

3) Canalizar os despejos como entulhos, restos de construção e outros tipos de materiais somente para locais apropriados e devidamente autorizados;

4) Despejos de materiais derivados de borrachas como pneus e chinelos em beiras de córregos. 

A Defesa Civil conta com a compreensão e colaboração da população de Barbacena e pede aos moradores que sigam as orientações dos agentes da Defesa Civil, caso a residência esteja notificada. O órgão encontra-se à disposição da população. O contato pode ser realizado na coordenadoria da Defesa Civil, que funciona nas dependências da Secretaria de Obras, ou pelos telefones: 3339-2027 / 3339-2098. A Guarda Municipal também pode ser acionada pelo telefone 3339-2066. Em caso de emergência, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também devem ser ativados.

Fonte:Site oficial do município de Barbacena

Nenhum comentário:

Postar um comentário